TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Social Em Serviço Social

Monografias: Pesquisa Social Em Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  3.247 Palavras (13 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Anhanguera Uniderp

Centro de Educação a Distância

Danielle Neiva de Souza-RA Nº 400519

Flávia Cristina Augusto da Silva-RA Nº 400500

João Roberto Francisco dos Santos-RA N° 349214

Rosinete dos Santos Chagas da Silva-RA N° 398056

Vilma Cardozo Nascimento Alves-RA N° 380448

PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

PROF. Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia

Rio de Janeiro, 04 de setembro de 2014.

Danielle Neiva de Souza-RA Nº 400519

Flávia Cristina Augusto da Silva-RA Nº 400500

João Roberto Francisco dos Santos-RA N° 349214

Rosinete dos Santos Chagas da Silva-RA N° 398056

Vilma Cardozo Nascimento Alves-RA N° 380448

PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

Relatório de Pesquisa Social apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação á Distância – CEAD da Universidade Anhanguera Uniderp como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Pesquisa Social em Serviço Social.

Rio de Janeiro, 04 de setembro de 2014.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..........................................................................................4

2. DESENVOLVIMENTO.............................................................................5

2.1 . Fundamentos metodológicos....................................................................6

2.2 Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes".............................7

2.3 Violência intra-familiar..............................................................................8

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................12

4. CONCLUSÃO.........................................................................................13

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................14

INTRODUÇÃO

Este relatório integra a disciplina de Pesquisa em Serviço Social, desenvolvido em grupo, contendo as etapas realizadas no desenvolvimento das atividades propostas durante o processo de pesquisa, estudo e desenvolvimento social nas diferentes áreas de atuação do Serviço Social, passando pela construção do conhecimento sobre que é pesquisa, seus métodos, técnicas e aplicabilidade. Para tal é necessário adquirir informações a respeito dos diferentes métodos utilizados; desafio que proporcionou ao grupo um aparato teórico acerca da metodologia científica; nome dado ao conjunto de regras básicas que a Ciência busca desenvolver a fim de coletar evidências observáveis e empíricas de forma lógica e racional, de modo a obter, organizar, sistematizar, corrigir e produzir conhecimento. MATTOS (2011) que aborda o tema: “Ciência, Metodologia e Trabalho Científico (ou tentando escapar dos horrores metodológicos)”, a fim de mapear os fundamentos metodológicos do trabalho científico, nos reflete sobre a diferenciação entre conhecimento científico e senso comum, assim como sobre a relevância das condutas de pesquisa, utilizadas enquanto procedimentos didáticos e ferramentas de ação. Resumo do Texto: “Ciência, Metodologia e Trabalho científico (Ou tentando escapar dos horrores metodológicos):

MATTOS (2011)”:De acordo com o texto abordado, ciência é uma forma peculiar de produção de conhecimento objetivo. Considera-se termo científico tudo aquilo que é constatado com base em provas e em evidências. Segundo a concepção popular, a ciência não dá margem à subjetividade, ou seja, à “achismos”, tudo tem que ser alicerçado em provas. No entanto, o conhecimento científico nessa visão, atribuiria a todos. É nesse sentido, que ouvimos repetidamente frases como “a ciência demonstra isso”, “ou cientistas verificam que”.Conseqüentemente, a imagem da ciência ainda é predominante no senso comum, e é de um método capaz de mostrar aparências ocultas da realidade impenetráveis aos mortais, a não ser através da prática científica. Sendo assim, competiria ao método científico, o benefício de abordar a realidade, de divulgar as suas regularidades e leis. Ou seja, aceitar o método científico seria a melhor forma de chegar à verdade, de desvendar para além das meras opiniões, o que de fato acontece na realidade.Contudo, vale lembrar que a ciência é algo, que é construído por seres humanos e que a objetividade que tanto caracteriza os estudos científicos, muitas vezes nasce da subjetividade, de estudos em grupos, da curiosidade, dos medos e dos anseios.

Entendemos que embora os procedimentos variem de uma área da ciência para a outra, consegue-se determinar certos elementos que diferenciam o método científico de outros métodos, tendo por característica o objetivo sendo o cientista imparcial na interpretação dos resultados, necessitando proceder de forma documental; tanto no que diz respeito aos dados, como aos procedimentos para que outros avaliem e reproduzam tal procedimento.

A pesquisa enquanto dimensão informativa do Serviço Social possui grande importância e relevância para o desenvolvimento de um profissional qualificado a atender as necessidades postas cotidianamente. Nossa futura categoria profissional desenvolveu em sua origem uma postura assistencial e messiânica, voltado a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com