TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

Projeto de pesquisa: PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.191 Palavras (9 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

POLO: CAXIAS-MA

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL.

TUTOR A DISTÂNCIA:

ACADÊMICOS: Andrea Silva Araujo RA – 221912

Elizandra de Sousa Cutrim – RA – 239783

Francisca Fernanda Lopes da Silva - RA – 222485

Leila Benedita Sena Barata – RA 222484

PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

Caxias-MA

2012

ETAPA 1 –

PASSO 3

A função do Profissional de Serviço Social para a Área de Ciências Humanas e Sociais

O Assistente Social sujeito participa como mediador dos interesses do capital ou do trabalho tornando-se intelectual orgânico a serviço da burguesia ou das forças populares emergentes reforçando a legitimação da situação vigente, ou reforçando um projeto político alternativo, apoiando e assessorando a organização dos trabalhadores. Isso supõe por parte do profissional, uma clara compreensão teórica das implicações e da necessidade de uma reflexão sobre o caráter político da sua prática. O Serviço Social tem o papel de contribuir na luta pela direção social e cultural das classes fundamentais na sociedade.

Nos dias de hoje, as questões teóricas mais urgentes para o Serviço Social, fundamentais para uma atuação dirigida no sentido apontado pelo seu código de ética, não apenas deixaram de ser pensadas pelo conjunto predominante das Ciências Humanas, como ainda são consideradas por este mesmo conjunto como objetos meramente “ideológicos”, no sentido pejorativo do termo. Assim, devido à distância socialmente interposta entre seus horizontes e as perspectivas dominantes nas Ciências Humanas a profissão passou a desenvolver as investigações teóricas de fundo de que necessita. Nesta nova situação político-ideológica, abre-se ao Serviço Social um espaço próprio a ser ocupado no interior do conjunto das ciências sociais, espaço esse marcado, por um lado, pela reflexão mais diretamente ética que envolve a prática cotidiana dos assistentes sociais; e por outro, pela discussão diretamente política da relação entre os projetos de emancipação, a ação do Estado e a atuação dos assistentes sociais enquanto valores de implementação das políticas sociais (...) nova situação histórica.

RELATORIO

Pesquisa pode significar condição de consciência crítica e cabe como componente necessário de toda proposta emancipatória. Para não ser mero objeto de pressões alheias, é 'mister' encarar a realidade com espírito crítico, tornando-a palco de possível construção social alternativa. Aí, já não se trata de copiar a realidade, mas de reconstruí-la conforme os nossos interesses e esperanças. É preciso 'construir a necessidade de construir novos caminhos', não receitas que tendem a destruir o desafio da construção.

TEMA: Gravidez na Adolescência

A gravidez precoce está se tornando cada vez mais comum na sociedade contemporânea, pois os adolescentes estão iniciando a vida sexual mais cedo. A gravidez na adolescência envolve muito mais do que problemas físicos, pois há também problemas emocionais, sociais, entre outros. Uma jovem de 14 anos, por exemplo, não está preparada para cuidar de um bebê, muito menos de uma família. Com isso, entramos em outra polêmica, o de mães solteiras, por serem muito jovens os rapazes e as moças não assumem um compromisso sério e na maioria dos casos quando surge a gravidez um dos dois abandona a relação sem se importar com as consequências. Por isso o número de mães jovens e solteiras vem crescendo consideravelmente.

Denomina-se gravidez na adolescência a gestação ocorrida em jovens de até 21 anos que encontram-se, portanto, em pleno desenvolvimento dessa fase da vida – a adolescência. Esse tipo de gravidez em geral não foi planejada nem desejada e acontece em meio a relacionamentos sem estabilidade. Adolescência e gravidez, quando ocorrem juntas, podem acarretar sérias consequências para todos os familiares, mas principalmente para os adolescentes envolvidos, pois envolvem crises e conflitos. O que acontece é que esses jovens não estão preparados emocionalmente e nem mesmo financeiramente para assumir tamanha responsabilidade, fazendo com que muitos adolescentes saiam de casa, cometam abortos, deixem os estudos ou abandonem as crianças sem saber o que fazer ou fugindo da própria realidade. A gravidez precoce pode estar relacionada com diferentes fatores, desde estrutura familiar, formação psicológica e baixa autoestima. Por isso, o apoio da família é tão importante, pois a família é a base que poderá proporcionar compreensão, diálogo, segurança, afeto e auxílio para que tanto os adolescentes envolvidos quanto a criança que foi gerada se desenvolvam saudavelmente. Com o apoio da família, aborto e dificuldades de amamentação têm seus riscos diminuídos. Alterações na gestação envolvem diferentes alterações no organismo da jovem grávida e sintomas como depressão e humor podem piorar ou melhorar.

Problema:

A Gravidez Precoce gera diversos problemas sociais para a mãe adolescente, e para o pai, quando é adolescente, também gera outros problemas sociais.

Observamos que no CRAS (Centro de Referencia da Assistência Social) do bairro Codó-Novo, apresenta um elevado índice de gravidez de alto risco, além de altas percentagens de mulheres com baixo grau de instrução, consequentemente menor qualificação profissional para o mercado de trabalho. Atentamos, também, que as gravidezes precoces provocam grande evasão escolar tanto para as mulheres como para os companheiros, na sua maioria também adolescentes, que precocemente vão em busca de emprego no mercado de trabalho, face à responsabilidade de manutenção de um novo lar, ou compartilhamento das despesas de uma casa com seu genitor ou genitora, lançando-se cedo ao mercado sem concluir o curso médio ou superior. Aumento do envolvimento de adolescentes masculinos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com