TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Em Serviço Social

Artigo: Pesquisa Em Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  2.868 Palavras (12 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

PROFESSORA Mª EDILENE XAVIER ROCHA GARCIA

COMPONENTES DA ATPS

DANIELE PAULINO DA SILVA – RA: 3326020282

JANDERCI DE SOUZA XAVIER - RA: 2634485148

JOILMA CLAUCIA CAETANO – RA: 3385575060

MARA ANAHI CORDEIRO DA COSTA DA SILVA – RA: 2395477104

RIO CLARO

09/2013

SUMÁRIO:

INTRODUÇÃO...............................................................................................................03

METODOLOGIA............................................................................................................03

RELEVÂNCIA DA PESQUISA SOCIAL.....................................................................07

PRINCIPAIS INQUIETAÇÕES, VIOLÊNCIA DOMÉSTICA.....................................07

PRINCIPAIS CONCEPÇÕES DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA...................................08

CONCLUSÃO.................................................................................................................12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................................13

INTRODUÇÃO.

A violência doméstica não é um fenómeno novo, embora se revista, atualmente, de novas dimensões e características.

Foi a partir da década de 60, com os movimentos feministas, que a violência contra as

mulheres se tornou um tema visível e merecedor de atenção por parte da opinião pública e

das instâncias políticas. Procurou-se, desde essa altura, desconstruir a “naturalização”

associada à violência no seio da esfera privada, que com maior frequência se dirige às

mulheres. No entanto, só a partir de 1970 surgem, nos EUA, os primeiros estudos nacionais

que permitem avaliar a verdadeira amplitude e intensidade do fenómeno, dando-lhe uma

visibilidade, que até então permanecia oculta.

O artigo 127 da Constituição Federal estabelece que o Ministério Público é uma instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, ao qual incumbe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, garantindo a cidadania plena e o desenvolvimento sustentável. Está também legitimado para atuar na esfera administrativa, fiscalizando órgãos públicos e privados.

A 13ª Promotoria de Justiça Criminal de Rio Branco, especializada no combate á violência doméstica e familiar contra a mulher foi criada no bojo da constituição e implementação da Lei n°11.340/06, mais conhecida como Lei Maria da Penha. A Promotoria, conforme estabelece o artigo 8°- inciso II e VI da Lei Maria da Penha, deve atuar integrada com as demais entidades envolvidas na aplicação da lei.

A violência contra as mulheres é um fenômeno que atinge indiscriminadamente pessoas de todas as classes sociais, cor, idade e etnia. Pela ausência de dados e informações que atestem essa afirmativa, historicamente se discute sob a ótica da discriminação a desigualdade na posição social e de poder entre homens e mulheres.

METODOLOGIA.

Metodologia cientifica refere-se ao estudo dos pormenores dos métodos empregados em cada área cientifica especifica, e em essência dos passos comuns a todos esses métodos, ou seja, o método da ciência, que se supõe universal.

A metodologia cientifica tem sua origem no pensamento de Descartes, que foi posteriormente desenvolvido empiricamente pelo físico inglês Isaac Newton, Descartes propôs chegar à verdade através da dúvida sistemática e da decomposição em pequenas partes, características que definiriam a base da pesquisa cientifica .Compreendendo-se os sistemas mais simples, gradualmente se incorpora mais e mais variáveis, em busca da descrição do todo.

O Círculo de Viena acrescentou a esses princípios a necessidade de verificação e o método indutivo.

Karl Popper demonstrou que nem a verificação nem a indução sozinhas serviam ao propósito de compreender a realidade conforme esta é e não conforme o que se gostaria que fosse, pois o cientista deve levantar uma hipótese e testá-la procurando evidências de que ela está errada. Se a hipótese não resistir ao teste, diz-se que ela foi falseada, do contrário foi corroborada.

Integrando-se o conjunto de fatos e as hipóteses de diversas áreas em uma única e coerente estrutura de conhecimento formam-se teorias cada vez mais amplas e abrangentes, e ao fim o que se denomina por ciência.

Outra característica a ser observada na metodologia científica é que o conhecimento precisa ser objetivo, e o cientistas deve ser imparcial na interpretação dos resultados. Tanto a imparcialidade (evidência) como a objetividade foram incluídas por René Descartes (1596-1649) nas regras lógicas que caracterizam a metodologia científica .

Várias visões enfocaram o que podemos chamar de método ou metodologia científica. Alguns semelhantes, outros discordantes, mas todos fundamentados no que cada corrente entendia por metodologia científica.

Karl Popper afirmou que a ciência é um conhecimento provisório, que funciona através de sucessivos falseamentos. Nunca se prova uma teoria científica.

Thomas Kuhn percebeu que os paradigmas são elementos essenciais ao método científico, sendo os momentos de mudanças de paradigmas chamados de revoluções científicas.

O filósofo francês Edgar Morin propõe, no lugar da divisão do objeto de pesquisa em partes, uma visão sistemática, do todo. Esse novo paradigma é chamado de Teoria da complexidade (complexidade entendida como abraçar o todo). Esta visão de Morin propõe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com