TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisar: Um Ato Cientifico

Ensaios: Pesquisar: Um Ato Cientifico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2013  •  5.484 Palavras (22 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 22

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

CAPÍTULO 1: O ATO DE PESQUISAR 5

1.1. Considerações Iniciais 5

1.2. Pesquisa: Conceitos e Definições 5

1.3. A Importância do ato de Pesquisar 6

1.4. O Conhecimento Científico 5

1.5. Características da Pesquisa Científica 6

CAPÍTULO 2: MÉTODOS DE PESQUISA 6

CAPÍTULO 3: TIPOS DE PESQUISA 6

3.1. Classificação segundo a área da ciência. 7

3.2. Classificação segundo a natureza. 7

3.3. Classificações segundo os objetivos. 7

3.4. Classificação segundo os procedimentos. 8

3.5. Classificação segundo o objeto. 8

3.6. Classificação segundo a forma de abordagem 8

CAPÍTULO 4: ETAPAS DA PESQUISA CIENTÍFICA 9

4.1. Escolha do tema 9

4.2. Revisão de literatura 9

4.3. Justificativa 9

4.4. Formulação do problema 10

4.5. Hipóteses 10

4.6. Determinação de objetivos 10

4.7. Metodologia 11

4.8. Coleta de dados 11

4.9. Tabulação dos dados 11

4.10. Análise e discussão dos resultados 11

4.11. Conclusão da análise dos resultados 12

4.12. Redação e apresentação do trabalho científico 12

CAPÍTULO 5: PROCEDIMENTOS DE COLETA DE INFORMAÇÃO 12

5.1. Entrevista 12

5.2. Observação 13

5.3. Questionário 13

5.4. Análise documental 13

CAPÍTULO 6: A PESQUISA SOCIOLÓGICA. 14

CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIA. 16

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos falar sobre Pesquisar: Um Ato Científico. Pesquisa: conceito e definição, a importância do ato de pesquisar, o conhecimento científico, as características da pesquisa cientifica, os métodos de pesquisa, os tipos de pesquisa, as etapas da pesquisa cientifica, os procedimentos de coletas de informação e sobre a pesquisa sociológica.

Vamos tentar resumir tudo em tópicos para o melhor entendimento de cada um que irá ler esse trabalho. E tentarmos entender a importância do ato de pesquisar. Pois isso é um assunto que cabe de cada um de nós entendermos.

4

CAPÍTULO 1: O ATO DE PESQUISAR

1.1. Considerações Iniciais

Antes de falar especificamente sobre o Projeto de Pesquisa, torna-se relevante tecer alguns comentários sobre a pesquisa propriamente dita. Segundo Ander-Egg, pesquisa “é um procedimento reflexivo sistemático controlado e crítico, que permite descobrir fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento”. Assim, o resultado desta busca reflexiva é conhecer verdades parciais. Sobre pesquisa, Gil também fala em “procedimento racional e sistemático”, e para ser realizada são imprescindíveis métodos e caminhos técnicos, dentre os chamados procedimentos científicos.

O escopo deste processo centra-se, na sistematização dos procedimentos, revestida de um tratamento metodológico comumente denominado de científico. O ato de pesquisa presume um cuidadoso processo de planejamento. Neste contexto, para efetivar este planejamento é necessário que se estabeleça como etapa inicial, a elaboração do “Projeto de Pesquisa”. Assim, cabe dizer que planejar é antecipar o futuro. Neste sentido, o projeto funciona como um instrumento de planejamento, numa ferramenta que delineia procedimentos e ações que se desenrolarão no decorrer da pesquisa.

Neste contexto, a presente reflexão propõe discutir sobre a importância do projeto, não apenas como uma etapa obrigatória ou um mero ritual da pesquisa.

1.2. Pesquisas: Conceitos e Definições

Pesquisa é um conjunto de ações que visam à descoberta de novos conhecimentos em uma determinada área. No meio acadêmico, a pesquisa é um dos pilares da atividade universitária, em que os pesquisadores têm como objetivo produzir conhecimento para uma disciplina acadêmica, contribuindo para o avanço da ciência e para o desenvolvimento social.

A pesquisa científica consiste em um processo metódico de investigação, recorrendo a procedimentos científicos para encontrar respostas para um problema. Para esta pesquisa, é obrigatório avaliar se o problema apresenta interesse para a comunidade científica e se constitui um trabalho que irá produzir resultados novos e relevantes para o interesse social.

Quanto à abordagem do problema, a metodologia da pesquisa pode ser:

• Quantitativa: método de pesquisa que recorre a diferentes técnicas estatísticas para quantificar opiniões e informações.

5

• Qualitativa: é uma pesquisa descritiva que explora as particularidades e os traços subjetivos considerando a experiência pessoal do entrevistado.

Quanto aos objetivos pretendidos, a pesquisa se classifica em:

• Exploratória: envolve uma maior proximidade com tudo o que está relacionado com o objeto de pesquisa. São exemplos, os Estudos de Caso (estudo exaustivo e detalhado) e as Pesquisas Bibliográficas (consulta a livros e outros materiais já publicados).

• Descritiva: levantamento de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com