TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquise e comente sobre a definição de “Promoção de vendas”

Tese: Pesquise e comente sobre a definição de “Promoção de vendas”. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  Tese  •  6.577 Palavras (27 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 27

1- Pesquise e comente sobre a definição de “Promoção de vendas”.

Segundo Philip Kotler, Promoção de vendas “É um termo genérico para vários instrumentos que não são classificados formalmente como propaganda, vendas pessoais ou publicidade. Esses instrumentos são endereçados aos consumidores, ao comercio ou própria força de vendas do fabricante.”

Dentro dos estudos de marketing a diferença semântica entre termos “promoção” e “promoção de vendas” se aprofundaram na evolução do mercado nos últimos anos. Na pratica, promoção de vendas é promover vendas, impulsionar a aceitação dos produtos pelo consumidor mediante oferta, e realizando algo fora do patrão. O termo promoção está atrelado a um conceito mais tradicional do marketing, estando ligado à propaganda, relação publicas, vendas pessoais e a própria promoção de vendas, mas cada um destes setores desenvolveram caminhos próprios na evolução das ações de mercados.

2- Quais as principais características da “Promoção de vendas”.

As principias características de promoção de vendas são:

• Respostas de curto prazo

• Facilidade de medição e avaliação dos recursos obtidos

• Prazo de duração determinado

• Aceleração do processo de compra

• Tentativa de modificar o comportamento do consumidor

• Direcionamento preciso: sexo, faixa etária, região geográfica, etc.

• Atendimento de necessidade momentânea, tais como: liquidar estoques, evitar o vencimento de produtos, responder à concorrência, lançar produtos, etc.

Uma serie de fatores externos ou internos determinam o sucesso ou fracasso de uma ação promocional. Os externos, na maior parte das vezes, estão fora do controle da empresa. Assim, devemos concentrar esforços no que podemos decidir.

3- Comente sobre as formas de “Promoção de vendas”.

Promoção de vendas é um dos quatros aspectos do promocional mix. Refere-se ao conjunto de ferramentas usadas para desenvolver e acelerar a vendas de um produto ou de um serviço. Consiste num conjunto diversificado de incentivo a curto prazo que visa estimar a compra ou venda de um produto ou serviço:

• Amostras: são ofertas de uma quantidade de produtos para o experimento do cliente, que busca a aprovação do produto sem o vinculo de compras;

• Cupões: certificados que garantem aos compradores vantagens em relação a compra ou a sorteios definidos pelo empreendedor;

• Brindes: são artigos úteis, com o nome do anunciante impresso neles, dado como presente aos consumidores;

• Recompensas por preferência: são algumas bonificações para os clientes que tem certa regularidade de compra ou de uso dos serviços da empresa, nesta modalidade selos de trocas também são levados em consideração por esta ferramenta;

• Promoção no ponto de venda: uma das formas mais comuns de promoção de venda, onde são trabalhados e expositores e pontas de gondolas a fim de atrair a atenção dos consumidores;

• Concursos e sorteios: são encontrados normalmente em grandes campanhas que possibilitam ao consumidor obter alguma coisa, normalmente um prêmio, como carros, casa, motos, etc.

4- Pesquise e comente sobre a definição de “Propaganda”.

A propaganda, atualmente, pode ser algo extremamente

Inovador, novo, reciclado, conceituado, e que por estes e outros motivos, as pessoas certamente podem pensar que a propaganda pode ou poderia vir a ser um modelo de arte.

A propaganda é forma de comunicação mais conhecida popularmente É uma técnica de comunicação de massa, cuja finalidade é fornecer informação a um público determinado, provocando atitudes e ações positivas em relação aos produtos, serviços e marcas.

Propaganda segundo Zenone e Buairide (2003 p.38), “ é qualquer anúncio ou comunicação persuasivos veiculados nos meios de comunicação de massa em tempo ou espaço pagos ou doados por um individuo, empresa ou organização”.

5- Quais as principais características de “Propaganda”.

A propaganda pode alcançar, com eficácia, compradores dispersos geograficamente. Seu custo pode variar, dependendo do valor de veiculação de cada mídia. Em geral, a propaganda faz uso de veículos de comunicação de massa, nela o efeito sobre as vendas ocorre pela repetição dos anúncios, e os compradores tendem a acreditar que uma marca muito anunciada oferece “bom valor”.

São três as principais características da propaganda, segundo Kotler e keller (2006):

• Penetração: a repetição da mensagem permite ao comprador recebe e comparar as mensagens com concorrência. A veiculação em larga escala transmite algo positivo sobre o tamanho, o poder e o sucesso da empresa.

• Aumento da expressividade: a empresa pode divulgar sua marca e seus produtos de forma artística, usando cores, sons e impressões.

• Impessoalidade: é um monólogo, e o público não tem a obrigação de prestar atenção nem de responder aos anúncios.

6- Comente sobre as principais diferenças entre “ Propaganda” e “Promoção de vendas’.

Diferença entre a propaganda e promoção de vendas:

Propaganda Promoção de vendas

Leva o consumidor ao produto. Leva o produto ao consumidor.

Efetua a venda prévia na mente do consumidor. Estimula a compra imediata, dando um incentivo adicional.

Visa informar, lembrar ou persuadir. Visa desenvolver uma venda imediata.

Apresenta custo por pessoa relativamente baixo, se considerada sua abrangência. Apresenta custo por pessoa relativamente alto.

7- Comente sobre a definição de “Treinamento”.

O treinamento é a educação, institucionalizada ou não, que visa adaptar a pessoa para o exercício de determinada função ou para a execução da tarefa especifica, em determinada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.5 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com