TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim 3 Gestao Financeira

Ensaios: Pim 3 Gestao Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2013  •  9.183 Palavras (37 Páginas)  •  4.178 Visualizações

Página 1 de 37

Resumo

O presente relatório tem como tema central a análise da possibilidade de utilização dos Fundamentos da Gestão Financeira como instrumento de transparência de todas as atividades desenvolvidas pela empresa em meio à sociedade e ao meio ambiente. Visa enfocar as informações que podem ser extraídas a partir da elaboração desse demonstrativo, que serviriam como uma prestação de contas dos recursos utilizados pela empresa bem como o retorno que é oferecido por ela à sociedade. Estes fatos demonstram a relevância que a Contabilidade junto com a Estatística Aplicada está assumindo diante das revelações que pode fazer que não esteja limitada somente ao campo econômico e financeiro da empresa.

Palavra-chave: Contabilidade, Fundamentos da Gestão Financeira e Estatística Aplicada.

Abstract

This report is focused on examining the possibility of using the Fundamentals of Financial Management as a tool for transparency in all activities of the company trough the society and the environment. Aims to focus on the information that can be extracted from the preparation of this statement, which would serve as an accountability of funds used by companies as well as the return that is offered by her society. These facts demonstrate the importance that accounting along with the Applied Statistics is taking on the revelations that can do that is not limited only to the economic and financial officer.

Keyword: Accounting, Fundamentals of Financial Management and Applied Statistics.

Sumário

1. Introdução -----------------------------------------------------------------------------------6 1.1. Objetivos Gerais -----------------------------------------------------------------6 1.2. Objetivos Específicos -----------------------------------------------------------6 2. Dados sobre a empresa ---------------------------------------------------------------------6 2.1. Ramo de atividade ---------------------------------------------------------------7 2.2. Endereço da empresa ------------------------------------------------------------7 2.3. Pequeno histórico da empresa --------------------------------------------------7 2.4 Principais Concorrentes no Mercado Nacional e Internacional ------------8 2.4.1 Principais Concorrentes Nacionais ----------------------------------8 2.4.2 Principais Concorrentes Estrangeiros -------------------------------8-9 3.Contabilidade---------------------------------------------------------------9-11 3.1 Da contabilidade à análise das demonstrações -------------------------------11-12 3.1.1 Relatórios Contábeis --------------------------------------------------12-13 4. Fundamentos da Gestão Financeira -------------------------------------------------------14 4.1. Controle de Caixa ----------------------------------------------------------------14 4.2. Controle de Estoques -------------------------------------------------------------15 4.3 Contas a pagar ---------------------------------------------------------------------15 4.4 Contas a receber -------------------------------------------------------------------16 4.5. Análise Financeira da Usiminas ------------------------------------------------16 -17 5.Estatística Aplicada --------------------------------------------------------------------------18 5.1. Considerações sobre a Classificação ABC ------------------------------------18 -19 6. Conclusão -------------------------------------------------------------------------------------20 7. Referências ---------------------------------------------------------------------------------- 21-22

1. Introdução

De acordo com Weston e Brigham (2000), a administração financeira tem ganhado grande importância nas empresas atualmente e os controles são essenciais para uma boa administração, sendo que a falta destes controles pode até mesmo levar a empresa a falência. Sem controle a empresa não saberá quando e quanto entrará de dinheiro em caixa com exatidão, e assim não tem como programar as contas a pagar, correndo o risco de acumular um passivo em uma época em que não haverá entradas suficientes para liquidá-las.

Para o administrador realizar com eficiência os objetivos organizacionais adequadamente, ele deve exercer quatro funções: planejar, organizar, liderar e controlar. Porém se não houver controle as demais não conseguirão ter a eficiência desejada. Segundo Ross et al. (1995), o controle é o ato de medir as realizações e de verificar se as mesmas estão sendo executadas de acordo com o planejamento adotado pela organização, mostrando os problemas se porventura, forem constatados.

1.1. Objetivos Gerais

Demonstrar como a função de gestor pode garantir não somente a eficácia na produtividade de uma organização, como também a transferência dos conhecimentos acadêmicos adquiridos.

1.2. Objetivos Específicos

Desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos em aula sobre Contabilidade, Fundamentos da Gestão Financeira e Estatística Aplicada.

Realizar um diagnóstico organizacional, buscando identificar possíveis anomalias e práticas diferenciadas de gestão.

2. Dados sobre a empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.8 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com