TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim III Logistica militar

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.924 Palavras (24 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

UNIP INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III – PIM III

Título: LOGÍSTICA MILITAR

Nome: RODRIGO MICARELLO LINHARES

RA: 1503969

Curso: LOGÍSTICA

Semestre: 2º

Polo: TABATINGA - AM

Local: TABATINGA

Ano: 2015

Resumo

O presente trabalho engloba as disciplinas de Contabilidade, Fundamentos e Importância da Logística e Estatística Aplicada, estudadas ao longo do segundo semestre do Curso Superior de Gestão de Logística. Como objeto de estudo e pesquisa, foi escolhida a instituição Exército Brasileiro com ênfase em uma de suas organizações militares, o Comando de Fronteira Solimões 8º Batalhão de Infantaria de Selva. Na Contabilidade evidenciamos a gestão dos recursos disponibilizados pelo Comando do Exército com a premissa do compromisso administrativo. Na Logística, evidenciados a excelência na utilização dos recursos disponibilizados pelo governo federal. Também foi estudado o problema da administração de materiais e administração de compras, expondo o sistema de trabalho da organização no que se refere à aquisição, armazenagem e giro de materiais, entre outros. Por fim são resumidas as teorias utilizadas, de maneira que o gestor comande seus homens, organize seus gastos e mantenha seu estoque de maneira eficaz, organizada e com uma disciplina rígida, porém eficaz.

Palavras- chaves: Recursos, administração, aquisição.

Resumen

Este trabajo incluye la Contabilidad disciplinas, Fundaciones y importancia de la logística y Aplicadas Estadística, estudiada durante el segundo semestre del Curso de Gestión Logística Superior. Como objeto de estudio e investigación, la institución del Ejército de Brasil fue elegido con un énfasis en una de sus organizaciones militares, el Solimões Frontier Comando Jungla octavo Batallón de Infantería. Contabilidad se evidencia en la gestión de los recursos proporcionados por el Comando del Ejército con la premisa del compromiso administrativo. En logística, la excelencia se evidencia en el uso de los recursos puestos a disposición por el gobierno federal. También se estudió el problema de la gestión de materiales y las compras administración, la exposición de la organización del sistema de trabajo en relación con la adquisición, el almacenamiento y los materiales de trabajo, entre otros. Por último resumen se utilizan las teorías, por lo que el gerente de mandar a sus hombres, a organizar sus gastos y mantener su inventario organizado de manera eficaz y estricta disciplina, pero eficaz.

Palabras claves: Recursos, gestión, adquisición.

ÍNDICE

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................5

2 CONTABILIDADE.............................................................................................6

2.1 HISTÓRICO DA SECRETÁRIA DE ECONOMIA E FINANÇAS.................10

2.2  ORGANIZAÇÕES SUBORDINADAS A SECRETARIA DE ECONOMIA E FINANÇAS.................................................................................................................14

2.3 TEORIA DA CONTABILIDADE..................................................................15

2.4 EXECUÇÃO FINANCEIRA.........................................................................15

2.5 GESTÃO DE CUSTOS................................................................................17

3  FUNDAMENTOS E IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA..................................18

3.1 EXÉRCITO BRASILEIRO...........................................................................18

3.2 SERVIÇOS DE INTENDÊNCIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO.................20

3.3 HISTÓRICO DA LOGÍSTICA......................................................................21

3.4 HERANÇA MILITAR...................................................................................22

3.5 SUPRIMENTO.............................................................................................24

3.6 TRANSPORTE............................................................................................25

3.7 A LOGÍSTICA ORGANIZACIONAL INTEGRADA......................................26

4. ESTATÍSTICA APLICADA............................................................................26

5  CONCLUSÃO................................................................................................27


Introdução

Nesta pesquisa vamos abordar sobre uma instituição que fornece segurança nacional, ou seja, faz prevalecer a soberania do país e tem como lema Braço Forte e Mão Amiga. Essa instituição se chamada Exército Brasileiro que é uma das forças armadas do Brasil.

O exército está diretamente subordinado a ministério da defesa e atua na manutenção da soberania nacional e na garantia da lei e da ordem.

Nossa pesquisa será baseada em um dos tentáculos do exército. Esse tentáculo é chamado de organização militar (OM). A OM que abordaremos é uma unidade do exército peculiar chamada Comando de Fronteira Solimões 8º Batalhão de Infantaria de Selva (CFSol/8ºBIS).

A proposta é apresentar essa organização que apesar de não ter faturamento, lucro, linha de produção, etc. têm uma administração peculiar, uma contabilidade bem planejada e uma logística exemplar.

2. Contabilidade

2.1 Histórico da secretária de economia e finanças

A Secretaria de Economia e Finanças (SEF) é o órgão de direção setorial do Exército Brasileiro, unidade orçamentária do Comando do Exército, que tem como premissa básica o compromisso da qualidade da gestão dos recursos orçamentários, financeiros e patrimoniais dos processos e dos sistemas administrativos e das auditorias de avaliação da gestão dos recursos disponibilizados para o Comando do Exército. 

 As origens da SEF do Exército Brasileiro remontam ao Império. O regulamento nº 112, de 22 de dezembro de 1841, deu uma nova organização à Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, substituindo a Contadoria do Arsenal de Guerra pela Contadoria Geral, anexa à mesma Secretaria, a qual possuía como atribuições tudo o que disser a respeito à receita e despesa relativa ao pessoal do Exército, o que for concernente ao material do mesmo Exército, o exame moral, e aritmético, liquidação, a tomada de contas de todas as Repartições e empregados do mesmo Ministério, toda a contabilidade respectiva à receita e despesa do Arsenal de Guerra, e sua competente fiscalização, a organização e a distribuição do Orçamento, e Créditos – estes a cargo do Contador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.3 Kb)   pdf (250.7 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com