TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III Logística

Por:   •  19/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.845 Palavras (12 Páginas)  •  826 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

UNIP INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III – PIM III

grupo boticário

logística, contabilidade e estatística apicada

Nome: Marcelle Regina Batista Salvado

RA: 1520575

Nome: Júlio César Alves Ferreira Filho

RA: 1520578

Curso: Logística

Semestre: 2º

Polo: São Geraldo – Manaus - AM

Local: Manaus

Ano: 2015


SUMÁRIO


  1. Resumo:

 

                


  1. 2. Introdução:

                Em 1977, Miguel Krigsner, recém-formado em Farmácia e Bioquímica, abre uma pequena farmácia de manipulação de cosméticos naturais na rua Saldanha Marinho, no centro de Curitiba/PR. Tinha início aí o que hoje é a maior rede de franquias no setor de perfumarias e cosméticos no mundo, o Grupo Boticário, empresa multinacional de grande porte.

                O Grupo Boticário classifica seus produtos em três categorias: Perfumaria, cremes/loções e maquiagens. Contando com 4 unidades de negócios – O Boticário; Eudora; quem disse, berenice?; e The Beauty Box - chegaram a aproximadamente 4 mil pontos de venda e, ao todo, estão distribuídos em 1.750 municípios brasileiros.

                A empresa conta com escritórios coorporativos em Curitiba (PR) e São Paulo (SP); dois Centros de Distribuição, um em Registro (SP), no Vale do Ribeira, que recebe os produtos diretamente da fábrica e envia para filiais distribuídas estrategicamente pelo país, e outro em São Gonçalo dos Campos (BA), projetado para distribuir produtos do Grupo Boticário para atendimento às regiões Norte e Nordeste; e mais duas fábricas - em São José dos Pinhais (PR) e em Camaçari (BA).


  1. 3. Desenvolvimento:

3.1 LOGÍSTICA

3.1.1 FUNDAMENTOS SÃO A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA

                A logística tem um papel fundamental no sucesso da empresa. Em grandes corporações, como Grupo Boticário, a chamada logística integrada, que inclui o planejamento do fluxo de materiais e um conjunto de informações que abrange toda a cadeia de suprimentos de um negócio, do insumo ao produto acabado, é indispensável. Principalmente porque a empresa presa pela qualidade dos seus produtos, num custo acessível e tudo isso com a maior rapidez possível, fatores que também são esperados pelos clientes e que fazem o Grupo Boticário ser líder no mercado.

                Hoje a logística no Grupo Boticário é feita pelos Centros de Distribuição.

                Em fevereiro de 2010, foi inaugurado o Centro de Distribuição do Grupo Boticário, em Registro (SP), no Vale do Ribeira. O espaço recebe os produtos diretamente da fábrica e envia para filiais distribuídas estrategicamente pelo país. A capacidade de expedição é de 2.150 caixas/hora.

                Um novo Centro de Distribuição foi criado em 2014. Em operação em São Gonçalo dos Campos (BA), foi projetado para distribuir produtos do Grupo Boticário para atendimento às regiões Norte e Nordeste. A área construída soma, aproximadamente, 25 mil m². Entre os equipamentos de última geração do CD, destaque para o transelevador que faz a movimentação e armazenamento de pallets de forma automatizada. Inicialmente, o empreendimento tem capacidade para armazenar 16 mil posições-pallet, separar 42,3 mil itens/hora (fracionados) e 28 mil itens/hora (caixas fechadas), totalizando 70,3 mil itens/hora na linha de separação. A capacidade de expedição é de até 1.800 caixas/hora e deve suprir toda a demanda dos franqueados da região.

                A empresa investe cada vez mais na logística, um dos fatores que a torna líder no mercado de cosméticos no Brasil. Os Centros de Distribuição e as Fábricas investem em tecnológia avançada, mostrando um grande comprometimento da empresa com a qualidade do produto.

3.1.2 Missão Logística

                A logística envolve, em toda a cadeia de suprimentos, praticamente tudo - entrega de matéria-prima na fábrica, armazenagem, estoques, processamento de pedidos, movimentação de mercadorias, impostos e procedimentos administrativos. No caso da empresa em análise, seus consultores possuem um profundo conhecimentos de seus negócios, realizando constantes estudos e análises para minimizar os custos nos locais onde há possibilidade, maximizando seus lucros em cada processo.

                Em 2010 foi criado o primeiro Centro de Distribuição do Grupo Boticário, responsável pela logística da empresa, foram investidos cerca de 5,5 milhões em um projeto específico para automatização dos processos de gestão logística nas áreas de armazenagem e separação/ressuprimento. Com isso houve uma maior otimização da estrutura interna, integração dos processos, aumento das capacidades de distribuição e armazenagem e maior flexibilidade da mão-de-obra. Do ponto de vista qualitativo, os ganhos foram visíveis. Houve redução nos níveis de erro na expedição ao mesmo tempo que aumentou a acuracidade dos estoques e melhorou muito o fluxo de materiais/informações e as condições de trabalho. Hoje eles possuem, em tempo real, a informação integral sobre os meus níveis de estoque, movimentação e expedição da mercadoria.

Os Centros de Distribuição são os responsáveis pela logística do Grupo Boticário. Possuem um conhecimento amplo de toda a cadeia de suprimentos da empresa, o que faz com que seus diretores administrem com maestria toda a produção da empresa.

3.1.3 Fluxo Logístico

[pic 1]

        O fluxo logístico do Grupo Boticário começa nos Centros de Distribuição, nos setores de Compras juntamente com o de Suprimentos, que fazem o pedido de matéria-prima aos fornecedores. Esses materiais são entregues pelos fornecedores nas Fábricas, onde se inicia o processo produtivo. Depois de prontos os produtos são entregues aos Centros de Distribuição, que os envia aos Pontos de Vendas conforme sua necessidade. Nos Pontos de Vendas o produto final é vendido aos clientes. Aí se inicia novamente todo o processo produtivo de acordo com a demanda de cada loja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (263.9 Kb)   docx (244.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com