TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pistola De Vacina Em Gados

Artigo: Pistola De Vacina Em Gados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2014  •  6.091 Palavras (25 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 25

1. INTRODUÇÃO

É notório observar o grande aumento da participação da mulher no mercado de trabalho.

Ocorreram diversas mudanças na economia mundial nas últimas décadas do século XX, causando impactos sobre as relações de comércio, de produção e de trabalho. No Brasil não foi diferente. A crescente urbanização e expansão da industrialização contribuíram para um ambiente propício à entrada de novos trabalhadores no mercado de trabalho, incluindo o sexo feminino. (VIEIRA, 2006, p.12).

Podemos observar que, durante a 1ª e 2ª Guerra Mundial ( 1914 – 1918 e 1939 – 1945 ), os homens que eram a base familiar, foram retirados de seus lares para serem alocados em frente às batalhas. Nesta situação, as mulheres sem alternativa, começaram a assumir os negócios da família e consequentemente passou a ocupar a posição dos homens no mercado interno e externo.

A inserção da mulher no mercado foi marcada por um período de preconceitos e dificuldades. Muitos problemas foram e ainda são enfrentados por mulheres, como por exemplo, salários menores que o dos homens pagos pelo mesmo trabalho, menores chances de capacitar-se profissionalmente, entre outros. (GOMES, 2005, p.6).

Apesar de todo o avanço tecnológico e de toda a revolução dos costumes, o valor da tradição ainda é grande na nossa sociedade. Ainda há quem defenda, nos dias de hoje, que lugar de mulher é em casa lavando, passando, cozinhando e cuidando de seus filhos. Sem contar com aqueles que endossam afirmações absurdas como a de que as mulheres que se tornam lideres e se destacam na profissão, masculinizam-se para competir de igual para igual com os homens.

Assim, as mulheres passaram a lutar por igualdade entre os sexos em busca da obtenção dos mesmos direitos masculinos. Com o passar do tempo, além da conquista pela igualdade em relação ao trabalho, as mulheres conseguiram também alguns benefícios, como, por exemplo, o divorcio, o direito a matrícula em cursos superiores, a ampliação da licença maternidade, entre outros. Atualmente, muitas empresas não abrem mão de terem mulheres em suas equipes de colaboradores. Essas empresas buscam um novo paradigma, baseado em flexibilidade, sensibilidade, intuição, capacidade para trabalhar em equipe e administrar a diversidade, características atribuídas às mulheres. (GOMES, 2005, p. 5)

Dessa forma, torna-se importante provocar reflexões a respeito da evolução da mulher no mercado de trabalho, identificar o motivo que as levaram a buscar a participação no mercado, suas dificuldades e conquistas, bem como analisar as características da liderança feminina.

Devido o tema ser muito abordado na sociedade, o presente trabalho apresenta uma relevante busca com exploração do assunto, na intuição de propiciar às mulheres seus valores e seu crescimento profissional no mercado de trabalho.

O estudo tem como principal objetivo analisar o processo de inserção da mulher no mercado de trabalho. Particularmente, o objetivo do trabalho é conhecer a história da inserção feminina no mercado e sua evolução, identificar as dificuldades e conquistas femininas durante o processo de inserção no mercado de trabalho e levantar as características femininas em cargos de liderança. Para a execução do trabalho, será utilizada a pesquisa qualitativa de caráter exploratório, onde que, de acordo com Lakatos e Marconi (1991), consiste em ter o ambiente natural como sua fonte de dados e o pesquisador como seu principal instrumento, o que leva o contado direto do pesquisador com o ambiente e a situação que esta sendo estudada.

Será utilizada a técnica de documentação bibliográfica para o levantamento de dados e de informações relevantes à pesquisa. Utilizando-se de artigos, revistas e sites da Internet que tratam sobre a mulher e o mercado de trabalho.

2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

 Verificar a inserção e o desempenho administrativo das colaboradoras de uma agência bancária na cidade de Campo Belo MG.

2.2 Objetivos Específicos

 Identificar os fatores que levam as mulheres a se inserirem no segmento bancário;

 Descrever o desempenho das colaboradoras na Instituição estudada;

 Propor, se necessário, melhorias em relação ao desempenho das ações praticadas pelas colaboradoras da entidade pesquisada.

3. REFERENCIAL TEÓRICO

3.1 Administração

Discute-se a administração por ser considerada uma disciplina cientifica. Quando assim considerada, é um ramo das ciências sociais, tratando dos agrupamentos humanos, mas com uma peculiaridade que é o olhar holístico, buscando a perfeita sinergia entre pessoas, estrutura e recursos. Diferencia-se das ciências puras por possuir um caráter prático de aplicação nas organizações.

Maximiano (2000) explica que a necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra em meados do século XIX, levou profissionais de outras áreas mais antigas, a exemplo da engenharia, a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Assim, a aplicação de métodos de ciências diversas, para administrar estes empreendimentos, deu origem aos rudimentos da Ciência da Administração.

Em síntese, o Administrador é a ponte entre os meios ( recursos financeiros, tecnológicos e humanos ) e os fins ( objetivos ).

“Administração é o processo que permite alcançar as metas de uma empresa, fazendo uso do trabalho com e por meio de pessoas e outros recursos da empresa”(CERTO, 2003, pág.5).

As funções do Administrador foram, num primeiro momento, delimitadas como: planejar, organizar, comandar, coordenar, e controlar.

De acordo com Ferreira (1981), Administração é uma área de conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, tendo em vista o alcance de determinados fins como maximização de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com