TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plaina

Trabalho Escolar: Plaina. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2015  •  1.169 Palavras (5 Páginas)  •  1.021 Visualizações

Página 1 de 5

Operação de Aplainamento (Aplainar)

O aplainamento consiste em obter superfícies planas, tanto na posição horizontal, vertical ou inclinada.

O aplainamento é uma operação de desbaste. E dependendo do tipo de peça que está sendo fabricada, pode ser necessário o uso de outras máquinas para a realização posterior de operações de acabamento que dão maior exatidão às medidas. O aplainamento apresenta grandes vantagens na usinagem de réguas, bases, guias e barramentos de máquinas, a passada da ferramenta é capaz de retirar material em toda a superfície da peça. Nas operações de aplainamento, o corte é feito em um único sentido. O curso de retorno da ferramenta é um tempo perdido. Assim, esse processo é mais lento do que o fresamento, por exemplo, que corta continuamente. Por outro lado, o aplainamento usa ferramentas de corte com uma aresta cortante que é mais barata, mais fáceis de afiar e com montagem mais rápida. Isso significa que o aplainamento é em geral, mais econômico que outras operações de usinagem que usam ferramentas com mais de uma aresta de corte.

Parâmetros Geométricos

Principais movimentos:

A – Movimento de Corte: executado pela ferramenta de aplainar é divido entre curso útil e curso vazio, que juntos constituem o curso duplo.

B – Curso vazio: como o nome diz é a parte do curso que a ferramenta volta sem arrancar cavacos.

C – Movimento de Avanço: gera a espessura do cavaco. Semelhante ao movimento de profundidade no torneamento.

D – Movimento Lateral: Deslocamento da peça para aplainamento no sentido transversal.

Tipos de Aplainamento

O aplainamento é uma operação de desbaste, por isso, pode ser necessária a utilização de outra maquina para um melhor acabamento, o que dará maior exatidão às medidas desejadas.

O aplainamento retira material de toda a extensão da peça. Esta operação, só há retirada de material em um único sentido, o que chamamos de curso útil. A volta da ferramenta não retira material algum da peça (recuo da ferramenta, sendo chamado também de curso em vazio). Devido a esse fato, pode-se perceber que esse processo é mais lento. Utiliza-se a plaina para esse tipo de operação por ela ser mais barata, devido ao fato de usar ferramentas de corte com uma só aresta cortante (que são mais baratas, mais rápidas para afiar e de fácil montagem).

A operação de aplainamento necessita o uso de máquinas, que podem ser de dois tipos:

(1)Plaina Limadora (Horizontal ou Vertical);

(2) Plaina de Mesa.

PLAINAS

Plainas limadoras

A plaina limadora é uma maquina ferramenta que consiste em realizar as operações de aplainamento, rasgos, estrias, rebaixos e chanfros através do movimento retilíneo alternativo da ferramenta sobre a superfície a ser usinada. Normalmente utilizada para operações de desbaste, dependendo do tipo de peça que esta sendo usinada, pode ser necessária à utilização de outras máquinas-ferramentas para realizar as operações de acabamento. Pode-se destacar também que as operações realizadas na plaina limadora, normalmente são feitas a seco, quando necessário é colocado emulsão na superfície da peça.

Movimentos

A plaina limadora apresenta três tipos de movimentos durante suas operações: O movimento principal, o movimento de avanço e o movimento de ajuste.

O movimento principal é o movimento executado pela ferramenta, subdividido em curso útil e curso em vazio. O cavaco é retirado da peça durante o curso útil e a ferramenta volta para o início do curso sem retirar cavaco durante o curso em vazio. O movimento de avanço é movimento realizado pela mesa, onde a peça esta fixada, perpendicular ao movimento principal. E o movimento de ajuste é um movimento vertical feito pela ferramenta ou pela mesa e serve para regular a espessura do cavaco.

Componentes da plaina limadora

A base da máquina suporta a mesa, o cabeçote e os mecanismos de acionamento principal e de avanço.

Cabeçote

O cabeçote da plaina limadora é o componente onde esta localizada o porta-ferramenta que esta sobre uma placa com charneira (duas peças com eixo comum em torno do qual uma pelo menos é móvel). Isto significa que em uma operação qualquer, no curso útil a placa articulada é comprimida pelo esforço de corte contra o suporte enquanto no curso em vazio, a placa é levantada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com