TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre plaina limadora

Por:   •  17/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  835 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 2]CENTRO UNIVERSITÁRIO DO INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA

ESCOLA DE ENGENHARIA MAUÁ

PLAINA

5ª SÉRIE MECÂNICA

Thais Fernanda de Carvalho        11.00965-9

Gabriel F. F. Pires        11.

Gabriel

Bruno

São Caetano, 20 de Julho de 2015

ÍNDICE

INTRODUÇÃO        

PLAINAS        

        Definição        

        Movimentos        

        Componentes        

INTRODUÇÃO

Dentre os diversos processos de usinagem, temos o aplainamento. Esse consiste em obter superfícies planas, tanto em posição horizontal, como vertical ou inclinada.

O aplainamento é uma operação de desbaste, o corte é feito em um único sentido, sendo que o curso de retorno da ferramenta é apenas um tempo perdido, pois sua ferramenta de corte possui apenas uma aresta de corte que retira o sobremetal com movimentos lineares.

O processo de aplainamento é um dos processos de usinagem mais antigos que utiliza ferramenta com geometria definida. Este processo foi substituído pelo fresamento e brochamento na linha de produção e só é utilizado em situações particulares ou em produção de peças de reposição.

PLAINAS

  • Definição

A plaina é uma máquina ferramenta que consiste em realizar as operações de aplainamento, rasgos, estrias, rebaixos e chanfros através do movimento retilíneo alternativo da ferramenta sobre a superfície a ser usinada.[pic 3][pic 4]

  • Movimentos

A plaina apresenta três tipos de movimentos durante suas operações: o movimento principal (C e D), o movimento de avanço (A) e o movimento de ajuste (B).

O movimento principal é o movimento executado pela ferramenta, subdividido em curso útil e curso em vazio. O cavaco é retirado da peça durante o curso útil e a ferramenta volta para o início do curso sem retirar cavaco durante o curso em vazio. O movimento de avanço é movimento realizado pela mesa, onde a peça está fixada, perpendicular ao movimento principal. E o movimento de ajuste é um movimento vertical feito pela ferramenta ou pela mesa e serve para regular a espessura do cavaco.

[pic 5]

[pic 6]

  • Componentes

A plaina é composta essencialmente de um corpo (1), uma base (2), um cabeçote móvel ou torpedo (3) que se movimenta com velocidades variadas, um cabeçote da espera (4) que pode ter sua altura ajustada e ao qual está preso o porta ferramenta (5), e a mesa (6) com movimentos de avanço e ajuste e na qual a peça é fixada.[pic 7]

[pic 8]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (232.7 Kb)   docx (344 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com