TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PARA A DISCIPLINA DE PRÁTICAS EM OFICINA MECÂNICA DAS MÁQUINAS: FURADEIRA, PLAINA LIMADORA, FRESADORA FERRAMENTEIRA E FRESADORA

Por:   •  17/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.947 Palavras (8 Páginas)  •  1.033 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO- UEMA

CENTRO DE CIENCIAS TECNOLOGICAS

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

Pedro Felipe Lavra Dias - 1512107

Tulio Brito Maranhão Morais - 1512131

Orminio Lopes Leite -1512136

Eduardo Campos - 15121

Matheus Santos Rodrigues de Araújo - 1512121

Caique Tomaz Maciel Costa - 1512129

RELATÓRIO PARA A DISCIPLINA DE PRÁTICAS EM OFICINA MECÂNICA DAS MÁQUINAS: FURADEIRA, PLAINA LIMADORA, FRESADORA FERRAMENTEIRA E FRESADORA

São Luís

2015

SUMÁRIO

FURADEIRA DE BANCADA ................................................................ PÁG. 3 – 5

PLAINA LIMADORA ............................................................................. PÁG. 6 – 9

FRESADORA FERRAMENTEIRA ............................................................ PÁG. 10

FRESADORA ......................................................................................... PÁG. 11-12

FURADEIRA DE BANCADA

Furadeiras são máquinas que têm como função principal executar furos nos mais diversos tipos de materiais. Para tanto o motor da furadeira aplica uma alta velocidade de rotação a uma ou várias brocas que serão responsáveis pela remoção de material desejada. Para as diferentes condições de perfuração requeridas, foram criados diferentes modelos de furadeiras. 

Antes de se escolher a furadeira ideal para o trabalho a ser realizado devem ser avaliados os seguintes aspectos:

  • Forma da peça;
  • Dimensões da peça;
  • Número de furos a serem abertos;
  • Quantidade de peças a serem produzidas;
  • Diversidade no diâmetro dos furos de uma mesma peça;
  • Grau de precisão requerido.

As furadeiras são classificadas como:

Furadeiras Portáteis, Sensitivas, de Coluna, Árvores Múltiplas, Radiais, Múltiplas de Cabeçote Único, Múltiplas de Múltiplos Cabeçotes, de Comando Numérico e a Furadeira de Bancada, sobre a qual falaremos.

A furadeira de Bancada é uma máquina de pequenas dimensões onde o avanço da broca é feito manualmente. Ela é ideal para executar furos em madeira, plásticos e materiais ferrosos. Indicada para trabalhos domésticos, artesanatos, carpintarias, marcenarias, etc.

Ela é formada por um painel de rotação por minutos, no qual para mudar as rotações tem que posicionar a alavanca de acordo com o indicado no painel, o painel de rotação tem dois valores para cada posição, eles vão depender da potência que está em outro painel, que tem duas potencias, e elas que vão determinar a rotação. Tem também o goniômetro, as alavancas que destravam a máquina, para esta poder transladar, a alavanca de avanço do mandril, a morsa que segura o material a ser perfurado e a alavanca que faz a máquina subir e descer.

[pic 1][pic 2][pic 3]

                 Fig 1 e 2. Furadeira de Bancada                         Fig 3. Alavanca de Avanço  

[pic 4]   [pic 5]

    Fig 4. Morsa                                            Fig 5. Goniômetro

[pic 6]

Fig 6. Painel de Potência

PLAINA LIMADORA

A plainamento é uma operação de usinagem feita com máquinas chamadas plainas e que consiste em obter superfícies planas, em posição horizontal, vertical ou inclinada. As operações de aplainamento são realizadas com o emprego de ferramentas que têm apenas uma aresta cortante que retira o cavaco com movimento linear.

[pic 7]

O aplainamento é uma operação de desbaste. E dependendo do tipo de peça que está sendo fabricada, pode ser necessário o uso de outras máquinas para a realização posterior de operações de acabamento que dão maior exatidão às medidas.

O aplainamento apresenta grandes vantagens na usinagem de réguas, bases, guias e barramentos de máquinas, a passada da ferramenta é capaz de retirar material em toda a superfície da peça.

Nas operações de aplainamento, o corte é feito em um único sentido. O curso de retorno da ferramenta é um tempo perdido. Assim, esse processo é mais lento do que o fresamento, por exemplo, que corta continuamente.

Por outro lado, o aplainamento usa ferramentas de corte com uma aresta cortante que é mais barata, mais fáceis de afiar e com montagem mais rápida. Isso significa que o aplainamento é em geral, mais econômico que outras operações de usinagem que usam ferramentas com mais de uma aresta de corte.

PARÂMETROS GEOMÉTRICOS

Principais movimentos:

A – Movimento de Corte: executado pela ferramenta de aplainar é divido entre curso útil e curso vazio, que juntos constituem o curso duplo.

B – Curso vazio: como o nome diz é a parte do curso que a ferramenta volta sem arrancar cavacos.

C – Movimento de Avanço: gera a espessura do cavaco. Semelhante ao movimento de profundidade no torneamento.

D – Movimento Lateral: Deslocamento da peça para aplainamento no sentido transversal.

A plaina limadora é uma maquina ferramenta que consiste em realizar as operações de aplainamento, rasgos, estrias, rebaixos e chanfros através do movimento retilíneo alternativo da ferramenta sobre a superfície a ser usinada.

Normalmente utilizada para operações de desbaste, dependendo do tipo de peça que esta sendo usinada, pode ser necessária à utilização de outras máquinas-ferramentas para realizar as operações de acabamento. Pode-se destacar também que as operações realizadas na plaina limadora, normalmente são feitas a seco, quando necessário é colocado emulsão na superfície da peça.

Movimentos

A plaina limadora apresenta três tipos de movimentos durante suas operações: O movimento principal, o movimento de avanço e o movimento de ajuste.

O movimento principal é o movimento executado pela ferramenta, subdividido em curso útil e curso em vazio. O cavaco é retirado da peça durante o curso útil e a ferramenta volta para o início do curso sem retirar cavaco durante o curso em vazio. O movimento de avanço é movimento realizado pela mesa, onde a peça esta fixada, perpendicular ao movimento principal. E o movimento de ajuste é um movimento vertical feito pela ferramenta ou pela mesa e serve para regular a espessura do cavaco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (893.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com