TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento De Trabalho De Conclusão De Curso

Monografias: Planejamento De Trabalho De Conclusão De Curso. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 4

Sumário

Objetivo 1

Justificativa 2

Introdução 3

Viabilidade de execução 4

Cronograma 5

Referências Bibliográficas 6

Objetivo

Segundo o site da empresa Kalykim o tratamento de água de caldeiras tem por objetivo propiciar os seguintes benefícios:

 Economia de combustível através de uma melhor taxa de transferência de calor obtida pela adequada prevenção do processo de formação de depósitos e incrustações;

 Aumento da vida útil da caldeira obtida pela eliminação da necessidade de re-tubulações graças ao perfeito controle sobre a corrosão normalmente presente nestes equipamentos;

 Diminuição dos custos operacionais pela não necessidade de eventuais paradas para limpezas mecânicas e ou químicas;

 Produção de um vapor de melhor qualidade resultante da eliminação do arraste químico de água da caldeira;

 Maior segurança para a equipe de operadores devido à maior integridade do equipamento;

 Eliminação do risco de paradas não programadas da caldeira;

 Maior produtividade para o sistema gerador de vapor, obtida pela integração sinérgica de todos os benefícios anteriormente listados.

Justificativa

Como sabemos, a água na natureza tem origem nos oceanos, lagos, rios, e os ciclos são mantidos pela evaporação e a precipitação na forma de chuva. Mesmo a água da chuva, que é uma água destilada, ou seja, conseqüência da evaporação possui gases dissolvidos já que na atmosfera temos os mais diversos tipos de gases em diferentes concentrações. A água dos rios traz dissolvido ou em suspensão, gases, matéria orgânica, sais de diferentes tipos de metais, e antes de ser utilizada precisa ser tratada para a eliminação seletiva de contaminantes.

A alimentação de água com boa qualidade elimina, antecipadamente, grande parte dos problemas que normalmente ocorrem em geradores de vapor. Posteriormente, fica a cargo do tratamento químico interno a manutenção da qualidade da água no interior da caldeira.

É errônea a associação da qualidade da água para consumo humano (potabilidade) com a água para geração de vapor. O padrão para potabilidade da água é baseado, principalmente, na presença de microrganismos. Assim, uma água boa para beber não implica, necessariamente, em uma água boa para gerar vapor. É comum ouvirmos a frase: “Fulano de tal tem um poço e a água é ótima, nem precisa tratar.... pode então usar na caldeira!”; procedimentos como esse podem ser catastróficos (Joubert et al. 2005).

Introdução

Segundo Davinoet al. (1976) uma operação bastante comum na indústria é a geração de vapor, normalmente utilizado para a produção de trabalho mecânico em turbinas (vapor superaquecido) ou em processos de aquecimento, nos quais se emprega o vapor saturado. Independentemente de sua utilização, a qualidade do vapor nessas operações é fundamental, sendo dependentes de um correto dimensionamento das linhas de distribuição, purgadores, válvulas, acessórios e, principalmente, de uma boa qualidade da água utilizada para gerar este vapor. Para este trabalho é usado a caldeira que são equipamentos que tem a finalidade de gerar vapor.O Tratamento de Água é feita de acordo com dados da caldeira e a análise de água de “alimentação” ao sistema e dependendo do resultado, pode ser recomendado o auxílio de equipamentos mecânicos de retenção de STD (Sólidos Totais Dissolvidos) ou Pré-tratamento Químico.

Uma água perfeita para alimentar um sistema de geração de vapor é aquela que não apresenta substâncias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com