TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico: A Gestão De Pessoas E O Desafio Do Capital Intelectual Nas Organizações

Por:   •  8/9/2013  •  3.805 Palavras (16 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 16

Planejamento estratégico: a gestão de pessoas e o desafio do capital intelectual nas organizações

RESUMO

Este trabalho visa destacar a importância do planejamento estratégico na gestão das organizações, dentro do conceito de capital intelectual. Apresenta as principais etapas para a implantação do processo de administração estratégica e procura caracterizar a relação dos conceitos de visão estratégica e a gestão na sua implantação, abordando a eficiência do capital intelectual. Em relação ao capital intelectual, é um assunto que engloba conhecimentos adquiridos e acumulados de uma organização, ou seja, inerentes a pessoas, projetos, sistemas, metodologias e a interatividade do ativo humano para com a missão da empresa. O seu estudo é necessário, porém nem sempre é utilizado nas organizações, mesmo sendo um diferencial nas empresas. Perante o panorama analisado, pôde-se extrair das empresas que alcançaram sucesso em manter esse tipo de capital, um investimento em instigar o desejo de novos conhecimentos e liberdade para se chegar às metas.

PALAVRAS-CHAVE

Planejamento estratégico, Capital intelectual, Gestão de Pessoas.

ABSTRACT

This paper aims to highlight the importance of strategic planning in the management of organizations, within the concept of intellectual capital. Presents the main stages for the implementation of the strategic management process and seeks to characterize the relationship between the concepts of strategic vision and management in your deployment, addressing the efficiency of intellectual capital. In relation to intellectual capital, is a subject that encompasses knowledge gained and accumulated an organization that is inherent in people, projects, systems, methodologies and human asset for interactivity with the company's mission. Its study is necessary, but not always used in organizations, even being a differential in companies. With the panorama analyzed, could extract from companies that have achieved success in maintaining this kind of capital, an investment in instigating the desire for new knowledge and freedom to reach the goals.

KEYWORDS

Strategic planning, Intellectual capital, Management.

INTRODUÇÃO

A estratégia organizacional refere-se ao comportamento geral da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Constantemente, estratégia significa mudança organizada. Em toda organização é preciso ter um padrão de comportamento holístico e sistêmico em relação ao mundo de negócios que a rodeia e opera (CHIAVENATO, 2008).

Por meio da relação existente entre os conceitos estruturais, tais como equipamentos, bancos de dados, patentes, marcas registradas e todo o mais que serve de base para produtividade dos funcionários, com os conceitos humanísticos, que fazem alusão ao conhecimento, inovação e habilidade dos colaboradores, será apresentado durante os tópicos que seguem neste artigo o resultado dessa aplicação nas organizações.

Para a realização desse trabalho, foi utilizado o método investigativo de pesquisa bibliográfica, ou seja, uma pesquisa desenvolvida através de materiais já elaborados que trata sobre o assunto, para desenvolvimento teórico e aprofundamento do tema. A procedência dos dados foi originada através de dados secundários, ou seja, trata-se do agrupamento, discussão e citação de dados já coletados e publicados anteriormente.

Por fim, as empresas estão investindo cada vez mais nas lideranças para se tornarem cada vez mais competitivas, e um caminho para alcançarem esta meta é investirem na gestão de pessoas e em seu capital intelectual.

PROBLEMA DE PESQUISA

Uma vez que o capital intelectual torna-se um diferencial no planejamento estratégico entre as instituições, será abordado como as mesmas estão desenvolvendo formas específicas para retenção desse capital humano de forma a manter alta competitividade no mercado.

Assim sendo, formulou-se a seguinte questão, objeto dessa pesquisa bibliográfica: Como as organizações estão criando métodos para retenção do capital intelectual?

Atualmente, a crise de talentos tem afetado o crescimento em diversos países, especialmente nos mercados emergentes. Diferentemente dos investimentos das últimas décadas, direcionados para as economias desenvolvidas, agora as organizações estão alinhando o desenvolvimento de talentos com novas prioridades, como ampliação dos negócios nesses mercados. Tem sido avaliadas novas estratégias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com