TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico De Marketing

Dissertações: Planejamento Estratégico De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2014  •  2.883 Palavras (12 Páginas)  •  899 Visualizações

Página 1 de 12

Faculdade de Tecnologia de Garça FATEC – Garça

III Tecnologia em Gestão Empresarial – Vespertino

Planejamento Estratégico de Marketing

Luciana dos Santos Passos

Renan Augusto Rodrigues Brandão

Rute Menezes

Garça

2013

Sumário

1 Revisão teórica sobre a área de Organização, Sistemas e Métodos. 3

1.1. Conceito de OSM e os termos Organização, Sistema e Métodos 3

2.1. Habilidades Utilizadas por profissionais de OSM 4

2.1.1. Das habilidades técnicas: 4

2.1.2. Das habilidades humanas: 5

2.1.3. Da habilidade conceitual: 5

3Processos de Mudança Organizacional e sua Reestruturação 6

3.1. Reestruturação Organizacional 6

4Descrição da empresa objeto de estudo 8

4.1 Histórico 8

4.2 Linhas de produtos 8

8

5Departamento de Marketing 8

5.1 Descrição do problema e proposta de melhoria 8

5.2 Planejamento de Marketing 9

6 Considerações finais 10

7 Referências 11

1 Revisão teórica sobre a área de Organização, Sistemas e Métodos.

Com a Escola Clássica tendo como Taylor o maior responsável, originou-se OSM (Organização Sistemas e Métodos). Onde Taylor começa o processo de estruturação de uma empresa juntamente com a padronização e o desenho de cargos, dando a entender uma hierarquia e uma estrutura dentro da organização.

No entanto, tendo-se em mente termos referidos á organização, sistemas e métodos (OSM), normalmente vem á mente instituições ou repartições com seus impressos, banco de dados e outras criações provenientes da mente humana. Podemos ter em todos os âmbitos de nossas vivências, inclusive na própria natureza, a observância de conjunto de atividades ligadas á essas três palavras. Porém nas civilizações humanas, sendo o homem de uma essência social, os desenvolvimentos de estratégias que norteia seu cotidiano coletivo, marca sua evolução.

Houve uma época de auge da informatização onde o cargo OSM sofreu um declínio e em alguns casos até foi extinto achando que a informatização substituiria o analista de OSM. Porém, não se tinha em conta a necessidade de além da informática, haver conhecimentos de administração necessários para se ter processos mais simplificados e eficazes.

1.1. Conceito de OSM e os termos Organização, Sistema e Métodos

O professor Idalberto Chiavenato (2010,p.4) denomina OSM como sendo SO&M ou sistemas métodos e organizações, que são sinônimos, onde para ele é definido como “ a disciplina ou especialidade que trata da definição e do arranjo das principais características de todos os processos nas organizações”.

Segundo Oliveira (2009), Organização, Sistemas e Métodos (OSM), é uma área clássica da administração que lida com um conjunto de técnicas que tem como objetivo principal aperfeiçoar o funcionamento das organizações tendo como responsabilidade básica da área de OSM de executar as atividades de levantamento, análise, elaboração e implementação de sistemas administrativos na empresa. O objetivo é o de criar ou aprimorar métodos de trabalho, agilizar a execução das atividades, eliminar atividades em duplicidade, padronizar, melhorar o controle, fazer o gerenciamento dos processos e solucionar problemas, também conhecidas como patologias organizacionais.

Partindo desse pressuposto, podemos entendê-la como estudos e apurações das organizações mediante observância de atividades no intuito de manter a uniformidade dentre todas as partes da organização.

1.2 “O” Organização

O conceito de organização dentro do campo administrativo é de gerir capital, recursos humanos, equipamentos e processos com o objetivo de se atingir um determinado resultado.

De acordo com Rebouças, (2009, p. 63) “Organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando o alcance dos objetivos e resultados estabelecidos”.

A Organização no sentido sistêmico ou no sentido puro da atividade de OSM é vista como o desenvolvimento ou adequação dos sistemas funcionais da empresa, de forma a capacitá-la ao desenvolvimento de suas atividades dentro dos conceitos de produtividade.

1.3 “S” Sistema

Para Rebouças, (2009,p.6), “Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam função específica”.

Os compostos de um sistema colaboram com a complementação do entendimento do assunto tanto para o analista de OSM bem, como para aqueles que se valem de seus serviços.

Os Sistemas podem ser conceituados como um conjunto de métodos, procedimentos e/ou técnicas, que trabalhados geram informações necessárias ao processo decisório da empresa.

1.4 “M” Métodos

O Método, de forma mais prática, seria traduzido como a forma de executar os referidos sistemas com o menor dispêndio de energia e maior eficácia do executante.

Rebouças considera o “M” da atividade de OSM como “Metodologia de levantamento, análise, desenvolvimento e implementação dos métodos administrativos”. Rebouças, (2009, p. 223).

Cabe ao analista ter ciência da metodologia para dessa forma, articular bem seus trabalhos delineando e discriminando seu trabalho para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com