TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING

Exames: TCC - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  6.064 Palavras (25 Páginas)  •  1.437 Visualizações

Página 1 de 25

2 Fundamentação Teórica

2.1 Marketing

O marketing é um conjunto de técnicas que se tornam ferramentas para empresas com o objetivo de fortalecer seu negocio e atingir o sucesso de qualquer empreendimento.

Muitas pessoas confundem o marketing como uma expansão qualquer, relacionando-o exclusivamente como propaganda ou venda, mas o marketing vai muito alem disso. É o processo social e gerencial pelo qual os indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e trocas de produtos de valor com outros. Para atingir os objetivos de uma determinada empresa ou organização, é necessário determinar com antecedência as necessidades e anseios de um determinado grupo e oferecer-lhes o que eles esperam de forma mais eficiente do que os competidores. (KOTLER, ARMSTRONG, 1998; ROCHA, CHRISTENSEN, 1995).

Analisando o conceito, é percebido o quanto a empresa fica com a necessidade de praticar o marketing, de estar sempre atualizada com o mercado, pois necessita identificar as reais necessidades de seus clientes.

Para Costa (2003), marketing é o conjunto de métodos que atua com o intuito de que as vendas sejam ampliadas, onde podem ser empregadas através das mais diferenciadas estratégias.

Interpretando este conceito, é possível identificar que o marketing pode ser realizado também como uma maior concentração na força de vendas, onde, utiliza-se das mais variadas ferramentas para que se criem estratégias e que estas estratégias possam ser diferenciadas para cada tipo de pessoa.

O marketing é mais do que uma maneira de observar e entender o mercado, pois em sua maior derivação, acaba visando à satisfação das necessidades dos clientes, no qual a empresa realiza a adaptação dos produtos e serviços. Sendo assim Kotler (2001, p.23) apresenta o seguinte conceito:

Marketing é a tarefa, assumida pelos gerentes, de avaliar necessidades, medir sua extensão e determinar se existe oportunidade para lucros, pois o marketing continua por toda a vida do produto, tentando encontrar novos clientes, melhorar o poder de atração e o desempenho do produto, tirar lições dos resultados das vendas dos produtos e gerenciar as vendas repetidas aos mesmos clientes.

Compartilhando desse conceito, Cobra (1995, p. 29) considera que o marketing é uma ferramenta importante para o desenvolvimento da sociedade e acaba definindo como mais do que uma forma de sentir o mercado e adaptar produtos ou serviços, sendo que na sua ênfase acaba sendo um compromisso na busca da melhoria na qualidade de vida das pessoas.

O profissional de marketing necessita obter informações variadas como:

• O produto que está ou será comercializado;

• O preço que o produto tem e algum possível valor agregado;

• Em qual área que o produto irá ser comercializado;

• Como este produto será ofertado para os clientes.

Com estas informações disponíveis, será possível que o profissional consiga visualizar o mercado e o tipo de produto, qual a sua concorrência, entre outros fatores para que se possa agregar valor nos produtos, alem de adequá-los ao perfil dos consumidores com a qualidade que é esperada pelo consumidor, conseguindo assim atingir melhor os objetivos que foram propostos. (Kotler, 2000).

Drucker apud KOTLER (2000) afirma que o principal serviço do marketing é conhecer tão bem o cliente, a ponto da venda se tornar supérflua. A meta é conhecer e compreender tão bem o cliente, de forma que o produto ou o serviço se adapte a ele e se venda por si só. O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar. A partir daí, bastar tornar o produto ou o serviço disponível.

Segundo Mattar (1997), a dimensão operacional de marketing diz respeito ao que é necessário ser realizado para que em termos de administração, possam ser promovidas trocas que visem à satisfação das necessidades e desejos dos consumidores, que quando realizadas irão permitir que a empresa atinja os seus objetivos de permanência, lucro e crescimento.

Para Rocha e Chistensen (1999), o marketing é uma ramificação da administração, uma filosofia, uma visão que é utilizada pra que se busque a melhor forma de se ajustar as ofertas da emprea, demandas de segmentos específicos, sempre se utilizando de um conjunto variado e amplo de ferramentas, princípios e técnicas.

Cobra (2009) cita que o marketing hoje em dia é tão mais comum que doce de leite e goiabada, sendo preciso compreender que no bojo de sua teoria estão dilemas característicos de cada categoria, onde como exemplo, pode ser citado que na medicina o marketing fere a ética, na política o marketing é entendido como forma nem sempre escrupulosa de obter votos.

Como o marketing possui o objetivo de identificar as necessidades não satisfeitas, tendo de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas, o gerente de marketing deve procurar desenvolver produtos e serviços que atendam as necessidades de cada publico consumidor, buscando a qualidade de vida das pessoas em geral.

Portanto, segundo Cobra (2009), o papel do marketing é utilizar recursos de conhecimento que possibilitem uma melhor compreensão do impacto do esforço a ser realizado na administração da demanda de produtos e serviços.

2.2 Composto Mercadológico - Mix de Marketing

No inicio da década de 60, o professor Jerome McCarthy (apud Kotler, 2000) propôs um mix de marketing que consista em quatro P’s, produto, preço, praça e promoção. Cada P, por sua vez, abrange varias atividades.

É creditado à McCarthy a redução das 12 variáveis de Borden que eram:

• Planejamento de Produtos

• Preço

• Branding

• Canal de Distribuição

• Venda Pessoal

• Publicidade

• Promoção

• Acondicionamento

• Mostra

• Serviços

• Manipulação Física

• Averiguação e Análise.

Cortez (2006) define de maneira bastante simples quais são estes quatro P’s, onde:

• Produto:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com