TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Operaciona - CAPITULO 8 / CAPITULO 7 / CAPITULO 6

Casos: Planejamento Operaciona - CAPITULO 8 / CAPITULO 7 / CAPITULO 6. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2012  •  1.616 Palavras (7 Páginas)  •  3.988 Visualizações

Página 1 de 7

1- Caracterize o planejamento operacional, tendo em vista a ação empresarial e seu papel na busca contínua da eficiência.

O planejamento operacional preocupa-se basicamente com o que fazer e como fazer voltado para a otimização e a maximização de resultados. Tem Caracterisitcas imediatalista, abrangência estritalmente local e se caracteriza pelo detalhamento local e se estabelece as arefas e operações. Seu problema básico é a eficiência. O planejamento operacional se baseia em uma infinidade de planos operacionais que proferam em diversas áreas da empresa no nível operacional.

2 – Apresente características dos planos operacionais relacionados com métodos de trabalho.

Procedimentos: formam a sequencia de passos ou de etapas que devem ser rigorosamente seguidos para execução dos planos. Assim, os procedimentos são

subplanos de planos maires. Devido à sua natureza detalhada, costumam ser escritos

e colocados à disposição dos que devem usá-los.

Orçamentos: São os operacionais relacionados com dinheiro em determinado período de tempo.

O fluxo de caixa, os orçamentos departamentais de despesas, de encargos sociais

referentes aos empregados, de reparos e manutenção de maquinas e equipamentos, de custos diretos de produção, de despesas de promoção e propaganda, entre outros, são exemplos de orçamentos no nível operacional.

Programa ou programações: Constituem planos operacionais relacionados com tempo e podem receber o nome de programações. Consistem basicamente em planos

que correlacionam em duas variáveis: tempo e atividades a ser executadas.

Regulamentos: Constituem planos operacionais relacionados com o comportamento

solicitado ás pessoas. Especificam como as pessoas devem se comportar em determinadas situações em geral, salientam o que as pessoas devem ou não fazer.

3 – Explique o cronograma e o gráfico de Grantt:

O programa mais simples é o cronograma: Um gráfico de dupla entrada na qual as linhas configuram as tarefas ou atividades e as colunas definem os períodos de tempo, geralmente dia ou meses.

O cronograma que os traços horizontais o definir a duração das atividades, sejam para planejamento e cortador para o real resultado.

O gráfico de Grantt é um tipo de cronograma bastante simples, suas colunas marcam o tempo em semanas de meses.

4 – Explique o PERT. ?

O PERT (Program Evoluation Riview Techinique) de tecnico ou avaliação e revisão de progra, é outro modelo de planejamento operacional utilizada em atividades de produção e projetos de pesquisa e desenvolvimento. O PERT é um sistema lógico que se baseia em cinco elementos básicos:

1º) A rede básica;

2º) Alocação de resursos;

3º) Consideração de tempo e recurso;

4º) A rede de caminhos;

5º) O caminho criticos.

5- Apresente as características dos planos operacionais relacionados com dinheiro:

Quando os valores financeiros e os períodos temporais se tornam maiores, ocorre o planejamento financeiro, defensivo e elaborado no nível intermediário da empresa, com dimensões e efeitos mais amplos do que os orçamentos, cujo dimensão e meramente local, cujo, temporalidade é limitado.

6- Explique o orçamento:

São os planos operacionais relacionados com dinheiro em um determinado período de tempo. Os orçamentos comumente tem a extensão de um ano correspondente ao exercício fiscal da empresa.

O fluxo de caixa, os orçamentos departamentais de despesas, de encargos sociais referentes aos empregados, de reparos e manutenção de maquinas e equipamentos, de custos diretos da produção de despesasde promoção e propaganda, entre outros. São exemplos de orçamentos no nível operacional.

7 – Apresente as características dos planos operacionais relacionados ao tempo.

Programa ou programação constituem planos operacionais relacionados com o tempo e podem receber o nome de programações.

Constituem basicamente em pmanos que relacionam duas variáveis: tempo e atividade a ser executados. Os métodos de programação podem variar, indo de programas simples à programas completos. A programação seja simples ou complexo, é uma importante ferramenta de planejamento no nível operacional das empresas.

8- Apresente as características dos planos operacionais relacionados com comportamentos solicitados às pessoas.

Regras e regulamentos constituem planos operacionais relacionados com o comportamento solicitado às pessoas. Especificam como as pessoas devem se comportar em determinada situação. Em geral, o que as pessoas devem ou não fazer.

PLANEJAMENTO ESTRATEGICO – CAPITULO 6

1- Comente as características do planejamento estratégico: sua projeção a longo prazo, as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa, a incerteza provinda do ambiente, o envolvimento da empresa como uma totalidade e o seu efeito sinergístico.

O planejamento estratégico apresenta as seguintes características fundamentais.

Ele é projetado ao longo prazo, pelo menos em termos de seus efeitos e conseqüências. Quase sempre o seu limiar cobre algo como 2 a 5 anos pela frente, esta voltada para as relações entre as empresas e seu ambulante de tarefa. Envolve a empresa como um todo, abarcando todos os seus recursos, no sentido de obter efeito Sinergético de todas as capacidades, competências e potencialidades da empresa.

2 – Especifique e caracterize os principais aspectos da análise ambiente, abrangendo tanto o ambiente geral, quanto o ambiente da tarefa.

O Ambiente geral envolve fatores que influenciam todas as organizações sem qualquer destinção, embora com diferentes impactos, o saber, suas características principais são fatores tecnológicos, fatores políticos,, fatores econômicos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com