TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Tributario

Artigos Científicos: Planejamento Tributario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  1.435 Palavras (6 Páginas)  •  1.542 Visualizações

Página 1 de 6

ARTIGO CIENTÍFICO

Texto com autoria declarada que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados de diversas áreas do conhecimento (ABNT/NBR 6022:2003).

2.1.1 Modelo de artigo

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

Arlete Inês Ribeiro Rubini1

Nilza M. Macário2

RESUMO

Este artigo trata dos elementos que constituem a estrutura básica de um artigo científico. Baseia-se nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 6022 de 2003. Apresenta de forma geral as normas de apresentação, os elementos constitutivos, a citação no texto e as referências.

Palavras-chave: Artigo Científico. Normalização. NBR 6022/03.

1 Introdução

O “Artigo científico parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento” (ABNT. NBR 6022, 2003, p.2), pode ser apresentado como Artigo de Revisão, ou seja, parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas; ou ainda como Artigo Original, isto é, parte de uma publicação que apresenta temas ou

1 Mestre em Língua Portuguesa UFF. Professora da Associação Educacional Dom Bosco. Coordenadora do Curso de Letras e do Curso dePós-Graduação Lato-Sensu Estudos Avançados da Língua Portuguesa.

e-mail: arlete@aedb.br

2 Doutora em Educação Brasileira UFRJ. Coordenadora de Pesquisa do Centro de Pós–Graduação, Pesquisa e Extensão (CPGE) da Associação Educacional Dom Bosco

e-mail: pesquisa@aedb.br

abordagens originais. Tanto um tipo quanto o outro tem como objetivo divulgar estudos e pesquisas no meio científico visando à evolução do conhecimento e das ciências.

Sua veiculação é feita através de revistas ou periódicos especializados que integram ou não, o sistema “Qualis” nacional e internacional3. Esse sistema marca o nível de qualidade da produção científica e qualifica a produtividade de seus autores.

Além da norma específica (ABNT.NBR 6022, 2003) ao elaborar um artigo científico deve-se atentar para normas complementares, conforme especificação no Quadro 1.

Quadro 1: Normas usadas na elaboração de um artigo científico

Fonte: ABNT NBR 6023,2003, p.1. AUTOR ESPECIFICAÇÃO DATA

ABNT

NBR 6023: elaboração de referências

2002

ABNT

NBR 6024: numeração progressiva das seções de um documento

2003

ABNT

NBR 6028: elaboração de resumos

2003

ABNT

NBR.10520: uso de citação em documento

2003

ABNT

NBR 14724 trabalhos acadêmicos. apresentação

Jan.2006.

IBGE

Normas de apresentação tabular

1993

O Artigo Científico tem a mesma estrutura dos demais trabalhos científicos e apresenta elementos pré- textuais; elementos textuais e elementos pós- textuais.

Os Elementos Pré-textuais antecedem o texto com informações que ajudam na sua identificação e utilização, devendo-se observar:

a) o título e sub-título, se houver, devem figurar na página de abertura do artigo, na língua do texto;

b) a autoria, isto é, nome completo do (s) autor (es) na forma direta acompanhados de um breve currículo que o (s) qualifique na área do artigo;

c) o currículo, incluindo endereço (e-mail) deve aparecer em nota de rodapé;

d) o Resumo na língua do texto deve ser indicativo e apresentar de forma concisa os pontos relevantes do artigo – objetivos, metodologia e resultados alcançados, perfazendo de 100 a 250 palavras, o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular; não deve conter citações. “Deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único” (ABNT. NBR 6028,2003,p2)

1 Sistema de avaliação utilizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior (CAPES). Disponível em: <www.qualis.capes.gov.br>.

e) as palavras–chave: devem figurar logo abaixo do Resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave. São palavras representativas do conteúdo do artigo, com inicial maiúscula, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

Esses elementos pré-textuais servem como referência para a leitura seletiva do artigo. Ou seja, lê-se inicialmente o resumo para formar uma idéia geral da pesquisa relatada e faz-se a leitura analítica completa do artigo para estudo do seu conteúdo.

A introdução do artigo é seu cartão de apresentação, deve, pois, despertar o interesse e demonstrar a relevância da investigação realizada, cujos resultados serão apresentados no desenvolvimento.

2. Desenvolvimento

O texto propriamente dito do trabalho é composto das partes denominadas Elementos Textuais, os quais devem estruturar-se em: introdução, desenvolvimento e conclusão.

A Introdução, parte inicial do artigo, deve expor a delimitação do assunto, objeto de estudo, as justificativas, relevância, hipóteses, os objetivos e questões da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema em questão.

No Desenvolvimento, parte principal e mais extensa do artigo, deve-se apresentar a fundamentação teórica, a metodologia, os resultados e a discussão. Divide-se em seções e subseções conforme a NBR 6024, 2003, que variam em função da abordagem do tema e do método.

Conclusões ou considerações finais constituem a parte final do artigo; devem responder às questões da pesquisa, correspondentes aos objetivos e hipóteses; podem conter recomendações e sugestões para trabalhos futuros.

Na redação do desenvolvimento, pode ser necessário incluir ilustrações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com