TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Tributário

Artigo: Planejamento Tributário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 2

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

O Planejamento Tributário tem como principal objetivo a diminuição, de forma legal, da quantidade de impostos a serem pagos ao governo. Essas contribuições e taxas representam uma grande parcela dos custos das empresas, por isso, gerir esses tributos de forma correta é essencial para o crescimento do negócio.

Para iniciar o planejamento tributário, é feita uma análise completa da estrutura da empresa, na qual serão identificados os tipos de tributação que podem favorecê-la. O estudo é feito por um contabilista, que poderá classificar a organização no Lucro Real, Simples ou Presumido. Cada uma dessas tributações possui características e critérios diferentes, que variam de acordo com seus ganhos, setor de atuação, entre outros. Adequar a empresa na classificação correta é fundamental para evitar gastos desnecessários e prejuízos, além de aproveitar melhor os recursos disponíveis.

É fundamental ter um profissional qualificado e capacitado para executar o planejamento tributário. O mesmo deverá ter conhecimento de contabilidade e de todas as taxas e tributos. É importante fazer uma análise correta das medidas aplicadas para que nenhuma atitude seja considerada ilícita e que nenhuma multa seja aplicada à empresa.

Atualmente, as empresas buscam o crescimento em um mercado globalizado e cada vez mais competitivo. Além de terem de se preocupar em maximizar suas receitas e minimizar seus custos. Contudo, o planejamento se tornou imprescindível no mundo das organizações, de modo a reduzir gastos desnecessários.

No Brasil existem mais de 80 diferentes tipos de taxas, tributos, impostos e contribuições, portanto o planejamento tributário é necessário. Todos somos, direta ou indiretamente, contribuintes. Há um conjunto de sistemas legais que visam diminuir esses custos e estruturar o negócio da melhor maneira. Em média, 33% do faturamento empresarial é dirigido ao pagamento de tributos. Do lucro, até 34% vai para o governo. Somando custos e despesas, mais da metade do valor é representada pelos tributos, por isso, é tão importante fazer um planejamento e a adoção de um sistema de economia legal.

V – Conclusão:

De acordo com o que foi apreendido nesta pesquisa acadêmica, o Planejamento Tributário não mais pode ser ignorado pelas organizações. Não há espaço no mercado para as empresas que vivem à margem da legislação tributária e sem planejar os pagamentos, recolhimentos de seus impostos, tributos e taxas. E dentro desta atmosfera se faz necessária a conscientização das organizações com relação ao seu enquadramento correto no Regime Tributário. E desta forma, alcançarem resultados positivos financeiramente.

Ainda há desinformação por parte de empresários e contabilistas com relação ao regime e planejamento tributários, o que acarreta direta ou indiretamente erros irreparáveis, no concerne a Evasão Fiscal e grande elevação de custos, que podem causar sérios danos à vida das empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com