TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Tributario

Artigos Científicos: Planejamento Tributario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  206 Palavras (1 Páginas)  •  219 Visualizações

IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE APOIO A GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.

Resumo

Este trabalho corresponde ao desenvolvimento de uma pesquisa que investiga a importância da Contabilidade para as empresas de pequeno porte, mostrando a necessidade de se ter acesso a informações úteis que possibilitem ao gestor administrar seu negócio de maneira eficiente.

Dada a representatividade da pequena empresa no contexto econômico, há necessidade de se dar uma atenção especial a este segmento, pois, segundo o Banco de Dados do SEBRAE, 80% das pequenas empresas fecham antes de completar um ano de atividades.

As pequenas empresas, no contexto do desenvolvimento regional, têm um papel decisivo. Segundo o mesmo Banco de Dados, no Brasil, apenas no ano de 1999 foram constituídas 475.005 mil empresas, dentre as quais 267.525 mil são microempresas, representando um percentual de 56,32% do total de empresas constituídas no Brasil.

É objetivo deste trabalho demonstrar a importância da Contabilidade como instrumento de apoio na gestão dos negócios para os empresários de pequeno porte. Para ilustrar o tema proposto, serão feitas algumas reflexões sobre, a história da Contabilidade, a informação como recurso eficiente e útil na gestão e sobre algumas ferramentas da Contabilidade Gerencial que são de extrema importância no processo administrativo de uma empresa.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com