TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento ambiental estratégico

Projeto de pesquisa: Planejamento ambiental estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 4

FICHAMENTO

Item Conteúdo

Referência SMA/SP. Educação Ambiental -vinte anos de políticas públicas. São Paulo. Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, 2003.

Palavras-chave Planejamento Ambiental Estratégico, Educação Ambiental e Sustentabilidade. Comunicação e Cultura.

Síntese Tem como motivação fundamental contribuir para o resgate e a divulgação da educação ambiental desenvolvida nos órgãos públicos estaduais responsáveis pela gestão do meio ambiente. Evoca fatos e episódios que marcaram o processo de institucionalização da educação ambiental no Brasil.

Cap. 1

(p. 09-18) O autor relaciona o que é educação ambiental, com o homem e a natureza. "A educação ambiental significa além de uma simples especialidade, uma nova dimensão, uma ampliação, ou melhor, um aprimoramento do próprio conceito de educação. Através dela fica uma oportunidade de restituir a educação uma função ética muitas vezes perdida, podendo contribuir de maneira decisiva na renovação do sistema educativo, pois a ciência do meio ambiente tem uma amplitude holística, abarcando o meio natural e artificial em sua totalidade. Isto significa que a educação ambiental está relacionada com todas as áreas, isto é está relacionada com todos os sistemas criado pelo homem: social, cultural, político, econômico, estético, legislativo, e com os sistemas naturais: atmosférico, geológico, biológico e hidrológico. Ela está interessada nas diversas formas de interação entre o homem e a natureza, assim como na melhoria da existência de todas as coisas vivas". (p. 17)

O autor disserta sobre a política ambiental. "Planejar, desenvolver e promover a educação ambiental, e a difusão de procedimentos que visando a melhoria do meio ambiente, estimule a adesão da população à política de promover o desenvolvimento ecológico sustentado, assim como a preservação, conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente". (p. 13)

Cap. 3

(p. 27-34)

A formação da CEAM e os novos projetos, aborda um período de reorganização de funções e atividades dentro do sistema estadual de meio ambiente (...) Atividades de educação ambiental foram atribuídas então à Coordenadoria de Educação Ambiental (CEAM). É dessa fase o início das campanhas, ações em larga escala para dar visibilidade a um tema ambiental premente, realizadas nas universidades.

O autor integra a necessidade da educação ambiental nas universidades. "(...) Uma parceria com as universidades para aperfeiçoar o controle e a fiscalização e acelerar a melhora da qualidade ambiental foi uma forma encontrada (...) para mobilizar a sociedade por meio da educação ambiental (...) Por isso a necessidade de seminários e simpósios". (p. 31)

Cap. 4

(p. 35-40)

O autor fala sobre a arte-educação e o meio ambiente. Encontrando no teatro e na dramatização de temas ambientais um recurso para promover a participação da comunidade na discussão dos problemas ambientais, a CEAM promoveu um Programa de Teatro Itinerante com apresentações por todo o Estado. A busca de novos recursos pedagógicos foi a marca desse período. A promoção de um concurso de vídeos ambientais. (P. 35)

Fala sobre a importância da arte como recurso de ensino. "Para estimular o público a experimentar sua própria capacidade de criar e de se expressar, o programa de teatro contava com duas etapas básicas: a apresentação do espetáculo, e as oficinas sobre o processo criativo". (P. 36)

"Fizemos uma mostra-concurso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com