TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento estratégico no conceito de Henry Fayol

Projeto de pesquisa: Planejamento estratégico no conceito de Henry Fayol. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  1.767 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O planejamento é uma etapa essencial para a empresa que busca o sucesso. Pois através dele temos como estudar os problemas da empresa para repará-los e aprimorar os pontos positivos considerados fortes para a empresa. O planejamento divide-se em três níveis: planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional. Onde veremos resumidamente cada um deles.

Para uma organização um dos fatores mais importantes para seu desenvolvimento interno e externo é sem duvida o Planejamento. O maior erro de um administrador é se concentrar excessivamente no operacional e deixar de lado seu perfil de planejador. Há alguns tipos de Planejamento, podendo ser informal ou formal:

• O planejamento informal é obtido quando não se usa nenhuma metodologia especifica.

• Por outro lado, o planejamento formal é uma metodologia que requer o domínio de certas técnicas e conceitos específicos, além de ter característica e ser escrito.

Como todos imaginam e consideram, o planejamento é um processo de tomada de decisão, com essas decisões são fixadas objetivos, e são esses objetivos que nortearão o planejamento estratégicos.

Na administração constata a viabilidade de determinada decisão de investimento, ou seja, é um tipo de projeto que consta que determinada situação ou tomada de decisão é posta em pratica. O Planejamento viabiliza a visão antecipada das ações desencadeadas ao longo dos processos, utilizando-se os meios disponíveis para atingir os fins que se pretende.

No Planejamento Estratégico é quando a empresa visa programar medidas em longo prazo, almejando as vantagens competitivas das organizações, aumentando assim seu poderio em relação à concorrência.

No Planejamento Tático são medidas de médio prazo, sendo posto em pratica as decisões tomadas pelo planejamento estratégico e passando isso para o planejamento operacional, através de novas metodologias e tecnologias objetivando melhorias no produto ou serviço.

No Planejamento Operacional são medidas de curto prazo, ou seja, visa correções de desvios ou acompanhamento de processos restritos a setores ou seções.

Planejamento Estratégico na visão Henry Fayol

Para Henry Fayol o planejamento é a ferramenta para administrar as relações com o futuro. É uma aplicação especifica do processo decisório. As Decisões que procuram de alguma forma, influenciar o futuro, ou que serão colocadas em prática no futuro, são decisões de planejamento. Alem de ser um processo de tomar decisões, o planejamento é uma dimensão das competências intelectuais. A decisão e a capacidade de lidar com o futuro por meio do planejamento refletem esta inteligência, Processo de Planejamento.

Planejamento Estratégico por Patrick J. Montana e Bruce H. Charnov

Para Patrick J. Montana e Bruce H. Charnov o Planejamento é o processo de determinar os objetivos organizacionais e de como atingi-los. É planejar o rumo de uma organização e de todos os seus componentes. Direciona a missão da organização em termos de suas principais atividades.

Entre os resultados do planejamento estratégico incluem-se diretrizes amplas e gerais para selecionar áreas de negócios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com