TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano Cim

Trabalho Escolar: Plano Cim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  1.062 Palavras (5 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A empresa SA CRED Correspondente bancário é relativamente nova, de médio porte e tem enormes desafios e obstáculos para superar, buscando o autoconhecimento e a futura projeção e crescimento, a partir de soluções inovadoras e planejadas. Escolhe-la como objeto de estudo é também um desafio, pois encarar uma análise do ambiente administrativo de uma empresa que ainda se perde na velocidade de seu crescimento, sempre sujeita a oscilações de um mercado ainda imaturo da economia brasileira faz com que tenha que desbravar uma sequência infinitamente maior de obstáculos para atingir seus objetivos de prosperidade e estabilidade.

Com este trabalho, buscaremos contribuir para os negócios da empresa, apresentando soluções para que esta consiga atingir seus objetivos em pequeno, médio e longo prazo. Para tal, objetivamos a visualização do cenário mercadológico da empresa, apontar desafios a serem superados para uma mudança de operacionalização, bem como novas estratégias a partir de um plano diretor para as ações de endomarketing e marketing externo.

O trabalho é importante para o meio acadêmico porque mostra alternativa e configura possibilidades para lidar com uma empresa de médio porte em um plano de marketing; provando o quando é fundamental planejar antes da tomada de decisões e conseguir visualizar o mercado de modo sistêmico, estando atento sempre a todas as variáveis que possam solidificar ou ameaçar de alguma forma os objetivos da empresa. Será uma experiência desafiadora, que promoverá a busca pelo conhecimento e exigirá uma análise voltada aos objetivos que traçamos.

O método de pesquisa escolhido para aferirmos os dados necessários incluiu uma pesquisa de campo em que procuramos levantar todos os dados da empresa, colher informações locais a respeito do cenário mercadológico e do ambiente interno. Como apoio, procuramos algumas referências bibliográficas e utilizamos de informações extraídas da internet.

Primeiramente buscamos uma compreensão do cenário mercadológico, dos ambientes externo e interno da empresa, fizemos uma análise minuciosa de diversas variáveis que contribuem e atrapalham o cumprimento dos objetivos que propomos.Identificamos o problema fundamental; e posteriormente, partimos para o plano de marketing, definindo estratégias para alcançar os objetivos propostos e para obter de maneira satisfatória a solução do problema identificado.

1. REFERENCIAL TEÓRICO

Talvez o grande ato que se faz nesta pesquisa é o de prever, planejar estrategicamente ações que culminem na resolução de problemas e no cumprimento de objetivos. Segundo COBRA (2001, p. 34) “Planejar, significa prever e antecipar-se aos fatos. Alocar recursos físicos, humanos, tecnológicos e materiais, para poder obter resultados de vendas e lucros, por meio da satisfação de seus clientes”.

Diante disso, nos fica claro a importância do planejamento para o cumprimento de objetivos. ROBBINS (1998, p. 141), assim define planejamento estratégico:“Planos que se aplicam a toda organização, estabelecem os seus objetivos genéricos e procuram posicioná-los em termos do seu ambiente”.

Se olharmos para uma definição prática de objetivo, como nos traz o dicionário NOVO AURÉLIO: Objetivo adj. 1. Prático, direto, positivo. sm. 2. Fim ou resultado que se deseja atingir. Podemos observar que existe uma co-relação com o ato de praticar algo com um fim pré-estabelecido, ou seja, planejar para se obter um fim.

CHIAVENATO e MATOS (2002, p. 4) definem os objetivos da seguinte maneira: “Objetivos: é a descrição clara, precisa e sucinta dos alvos a serem atingidos. São indicadores das ações para se chegar aos resultados. Sem objetivos consistentes conhecidos e reconhecidos por consenso, haverá divergência de rumo em matérias essenciais e não haverá integração nem coesão das equipes. Os objetivos podem ter abrangência geral, envolvendo os alvos macros e setoriais. Objetivos são intenções que devem gerar comprometimentos concretos. Metas: todo objetivo deve ser complementado por metas. Meta é um objetivo quantificado. Meta envolve comprometimento com: porcentual a ser atingido (definição do porcentual pretendido em função do objetivo), prazo (destaque ao

cronograma de execução, com data limite), resultados (previsão de ganhos), custos (orçamento dos empenhos necessários para a consecução das metas: financeiros, administrativos, tecnológicos e humanos, entre outros) e responsáveis (definição do titular principal e relação de pessoas e órgãos co-responsabilizados no alcance da meta).Para cumprir os objetivos e se obter resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com