TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Ação

Ensaios: Plano De Ação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/7/2013  •  2.193 Palavras (9 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

CAMPUS VII- GOVERNADOR ANTÔNIO MARIZ

3º PERÍODO NOTURNO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

PLANO DE AÇÃO DA ESCOLA¬¬¬¬ APRENDER

PLANO DE AÇÃO DA ESCOLA APRENDER

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção da nota na disciplina Organização do Trabalho na Escola e o Currículo - OTEC, do curso de Licenciatura Plena em Ciência da Computação da universidade Estadual da Paraíba, Campus VII.

1. Justificativa

O documento a seguir retrata o plano de ação a ser implementado na Escola Aprender como um meio para solucionar as dificuldades apresentadas como, a falta de motivação e frequência por parte dos alunos, provocando assim o baixo rendimento escolar, além falta de compromisso dos funcionários em relação a limpeza e manutenção da instituição, dentre outras coisas.

Caracterizamos a escola como o berço de preparação do caráter e do intelecto humano durante a fase inicial de nossas vidas, cuja função é a de nos preparar para o convívio social e para o mercado de trabalho. Ela exerce um papel efetivo na preparação destes conceitos na concepção de cada aluno, proveniente de um ambiente propício para tal tarefa.

Segundo Cardoso e Lara, a escola tem a seguinte missão:

[...] a educação assume a função de socialização e, em especial, de humanização do homem. Nas sociedades atuais a preparação das novas gerações está sob a responsabilidade de instâncias específicas como a escola, cuja função é preparar as “novas gerações para sua participação no mundo do trabalho e na vida pública” [...] (CARDOSO, Maria Angélica e LARA, Ana Ângela Mara de Barros, 2009, p.4 apud PÉREZ GÓMEZ, 1998, p.13).

Conscientes da importância da função social da escola para alcançar seus objetivos, aplicaremos o modelo de gestão técnico-científica para solucionarmos o quadro da Escola Aprender que não está realizando o propósito de toda escola, já demonstrado anteriormente.

O modelo técnico-científico é conceituado por Libâneo, da seguinte forma:

A concepção técnico-científica baseia-se na hierarquia de cargos e funções visando à racionalização do trabalho, a eficiência dos serviços escolares. Tende a seguir os princípios métodos da administração empresarial. (LIBÂNEO. 2001 p.2)

A gestão proposta se baseia na centralização do “poder” nas mãos do diretor e consiste na organização funcionalista sob regras. Dessa forma torna o processo de disciplina um ponto central na solução das dificuldades apresentadas pela escola, trazendo a ordem necessária para a criação de um ambiente saudável para a aprendizagem. Onde cada funcionário cumpre seu dever no que tange ¬¬¬¬¬¬a manter a escola limpa, cultivadora de bons costumes, conservadora da ordem e que proporcione a desenvoltura dos conteúdos e pesquisas.

Acreditamos que este se torna o melhor modelo de gestão escolar para se alcan第¬¬¬¬¬ar a total eficiência e qualidade de ensino-aprendizagem dentro da instituição de ensino.

2. Plano de ação

¬¬¬¬

Considerando a concepção de gestão (técnico-científico), do grupo gestor da Escola Aprender que está caracterizada no cumprimento das tarefas específicas de cada função para uma melhor qualidade e aproveitamento, se faz importante elaborar um plano de ações para chegar a esses objetivos.

A escola apresenta uma série de problemas, tais quais:

• Barulho durante as aulas

• Baixa frequência e pouca motivação por parte dos alunos

• Indisciplina durante os intervalos

• Falta de zelo com as dependências da escola por parte dos alunos e dos funcionários da limpeza

• Alto índice de reprovação e evasão.

• Baixo índice de aprovação no IDEB, ENEM, PROVA BRASIL dentre outros.

Para mudar esta situação segue as seguintes ações:

1. O objetivo educacional da gestão é melhorar consideravelmente o quadro desta escola a partir de regras para trazer a ordem e motivar os alunos para a participação e aprendizagem nas aulas e consequentemente promover mais aprovações.

2. Na elaboração do planejamento no inicio do ano deve ser criado um projeto para ser seguido durante todo o ano letivo. Cada professor em conjunto com a coordenação da escola deverá fazer uma sondagem nas classes para identificar as dificuldades que poderão vir a ser apresentadas na absorção dos conteúdos, além apurar o que cada aluno já aprendeu. O plano de aula com base no projeto irá ser da forma mais dinâmica e interativa possível para motivar a turma, cuidando para que cada recurso (como biblioteca, laboratório, sala de vídeo, projetores e etc.) seja usado. A cada planejamento deve-se sempre analisar o andamento das turmas criando, se necessário, novos métodos de ensino em busca de um melhor resultado.

3. O acompanhamento das atividades pedagógicas da escola deve ser efetuado pelo coordenador pedagógico, cabe a ele:

-Garantir a realização semanal do horário de trabalho pedagógico coletivo

-Organizar encontros de docentes por área e por série

-Dar atendimento individual aos professores

-Fornecer base teórica para nortear a reflexão sobre as práticas

-Conhecer o desempenho da escola em avaliações externas

E quando possível ter uma conversa com os alunos sobre suas dificuldades com os conteúdos e/ou com professores.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com