TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Beneficios Sociais

Casos: Plano De Beneficios Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 3

Benefício é constituído por pagamentos financeiros indiretos que são oferecidos aos funcionários, e incluem uma variedade de facilidades e privilégios que são oferecidos pela organização, como por exemplo, plano de saúde, seguro de vida, transporte, planos de pensão ou aposentadoria, férias, descontos em produtos da companhia etc.

Benefícios sociais são facilidades, vantagens e serviços sociais que a empresa aos seus funcionários com o sentido de poupa-los. Conclui a chamada remuneração indireta feita para todos os funcionários como uma condição de emprego, independente do cargo ocupado, em um conjunto de remuneração direta, que significa o salário especifico para o cargo ocupado, em função da avaliação do cargo ou do desempenho do ocupante.

Benefícios representam um ressarcimento financeiro indireto através de compensações e serviços proporcionados realizados pela organização, além do salário, como por exemplo: pagamentos legalmente impostos pela previdência social, seguros, pagamento de bônus baseados no desempenho e os custos de serviços relacionados com alimentação, transporte etc.

Benefícios são recompensas não financeiras ligadas para que o funcionário permaneça à organização, e assim são oferecidos estes benefícios para que atraia e mantenha-o na organização.

Os benefícios sociais estão relacionados com os aspectos da responsabilidade social da organização. As origens e também o desenvolvimento dos planos de benefícios sociais se originam das seguintes causas:

• Competição entre as organizações na disputa de talentos humanos seja para atraí-los ou para mantê-los.

• Uma nova atitude das pessoas quanto aos benefícios sociais.

• Exigências dos sindicatos e dos contratos coletivos de trabalho.

• Exigências da legislação trabalhista e previdenciária

• Impostos atribuídos às organizações, que passaram a localizar e explorar meios lícitos de deduções de suas obrigações tributárias.

• Necessidade de contribuir para o bem-estar dos funcionários e da comunidade.

Os planos de benefícios sociais foram inicialmente conduzidos por uma perspectiva paternalista e parcialmente justificada pela preocupação de perder os funcionários e junto a isto reduzir a rotatividade, principalmente nas organizações em que as atividade são desenvolvida em condições grosseiras. Com isto, espontaneamente se espalhou a quase todos os tipos de organizações, e hoje, os planos de benefícios são intensamente avaliados e discutidos quanto aos seus propósitos, custos e valores, responsabilidade pela sua administração, critérios de avaliação etc.

Tipos de benefícios

Existem vários tipos de benefícios sociais, que faz com que possa haver uma confusão sobre a sua verdadeira classificação. Portanto, os benefícios sociais podem ser classificados pela sua exigibilidade legal, sua natureza e objetivos.

1. Exigibilidade legal

Benefícios legais: são benefícios cobrados pela legislação trabalhista ou previdenciária, ou também em convenção coletiva. Dentro destes benefícios legais temos: férias; aposentadoria; salário-família; salário-maternidade; etc. Entre alguns benefícios, são pagos pela organização, já em outros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com