TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Do Plano De Políticas Sociais

Exames: Análise Do Plano De Políticas Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2013  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

4 REFERÊNCIAS........................................................................................................9

1. INTRODUÇÃO

O objetivo desse estudo é proporcionar a compreensão das políticas sociais através de um plano de trabalho realizado na entidade Vila Vicentina de Sete Lagoas, que tem como foco cuidar de idosos, com planos de ações que viabilizam a participação dos usuários e das equipes para a melhor efetivação favorecendo o exercício da cidadania.

Será feito uma análise sobre as aplicações teórica e metodológica utilizadas, contextualizando a realidade e buscando a construção de profissionais críticos e comprometidos.

2. DESENVOLVIMENTO

As políticas sociais voltadas para os idosos são essenciais, pois são elas que colocam em prática os direitos que lhes são garantidos nas leis. É um trabalho que ao ser elaborado teve cautela em tomar algumas decisões sobre diversos aspectos que envolvem a saúde dos usuários, tratamento e garantia de direitos.

O plano de trabalho da entidade Vila Vicentina de Sete Lagoas em Minas Gerais, situada no bairro Santa Cruz, foi elaborado pelo assistente social responsável pela instituição, teve a contribuição dos demais funcionários, de forma que cada um ajudou com sugestões na área que os compete.

Observa se que o trabalho realizado é um plano de ação onde são desenvolvidas atividades com o objetivo de alcançar as metas prioritárias para a melhor qualidade de vida dos idosos, garantindo sua participação, segurança e acessibilidade, assim melhorando a autoestima e promovendo a saúde.

Demonstrando uma maior preocupação com a saúde o bem estar das pessoas idosas e tendo consciência da problemática que a população idosa se encontra no país, com afastamento das famílias de suas casas e dos amigos, causando diversos problemas de saúde, a entidade Vila Vicentina realizou o plano de trabalho com o intuito de resgatar o sorriso no rosto da maior idade.

Hoje são abrigados cerca de 200 idosos carentes de ambos os sexos, com algumas exigências, não sendo portadores de doenças mentais e infectocontagiosas e tendo no mínimo 60 anos de idade.

Dispondo de 34 casas e 4 unidades definidas como a Unidade Lyra Fernandinho, Unidade Carlota Campolina, Unidade Pedro Maciel e Unidade de Fisioterapia, praça para atividades de lazer, cozinha industrial e refeitório, lavanderia industrial, capela, prédio da administração, vestiário feminino/ masculino e portaria. Todos os imóveis descritos contém aparelhamento necessário para o devido funcionamento e atendimento as necessidades básicas da pessoa idosa.

Inclui se as necessidades, os serviços de alimentação e nutrição com nutricionista responsável pela alimentação de cada um, cozinheiras, auxiliares de cozinha. Programas de lazer, cultura e espiritualidade, disponibilizando cuidadores de idosos, terapeuta ocupacional assistência social com preservação dos vínculos familiares, além do benefício eventual, com vestuário, calçados, roupas de cama e toalhas.

A entidade procura ter clareza no real objetivo, tendo comprometimento em cumprir todas as finalidades descritas no plano, e objetivando atender as reais necessidades de cada usuário.

Um dos maiores cuidados, ao aplicar o plano foi de conhecer melhor o público servido, onde o conhecimento de seus direitos através da política nacional para idosos e o estatuto do idoso fosse de extrema importância. Isso facilitou para o alcance das metas.

No plano a uma estratégia prevista para efetivação da participação dos usuários em todas as etapas, desde a elaboração, execução, avaliação e monitoramento, dessa forma acontecem reuniões e atividades de capacitação continuada com funcionários para a discussão e avaliação do trabalho. São feitos também acompanhamento individual com os idosos, reuniões com grupos de famílias, realização de passeios e participação em eventos, tendo o intuito de proporcionar melhor integração entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com