TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Cargos E Salários Para Uma Empresa De Usinagem E Calderaria.

Trabalho Escolar: Plano De Cargos E Salários Para Uma Empresa De Usinagem E Calderaria.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 4

Gestão de pessoas

Gestão de pessoas é um conjunto de políticas e práticas reunidas para possibilitar a harmonização de expectativas, objetivos e interesses entre a organização e as pessoas.

Possui um foco integrador, por estar ligada às outras funções da organização, e uma visão estratégica por estar inserida no processo de decisão organizacional.

Envolve ações entre colaboradores capazes de realizar qualquer tarefa na organização para que os objetivos possam ser alcançados.

Análise de cargos

Para análise de cargos, devem ser consideradas as seguintes vertentes:

- Tarefa: atividade desenvolvida por uma pessoa na organização;

- Função: conjunto de tarefas designadas às pessoas na organização;

- Cargo: somatório das funções semelhantes quanto à natureza da tarefa executada e com as especificações requeridas aos ocupantes.

Descrição de cargos

A descrição de cargos é determinado a partir dos deveres, condições de trabalho, responsabilidades e especificações. Tem como base resumir e padronizar as características de um cargo.

Titulação dos cargos

É a atribuição de títulos aos cargos existentes. Os titulos devem está de acordo com as tarefas que sçao descritas, definindo a principal ideia de cargos.

Classificação dos cargos

Tem como objetivo organizar os salários dos respectivos cargos em uma estrutura coerente com suas faixas salariais e suas competências.

Remuneração

Remuneração é a soma do salário contratualmente estipulado (mensal, por hora, por tarefa etc.) com outras vantagens percebidas na vigência do contrato de trabalho como horas extras, adicional noturno, adicional de periculosidade, insalubridade, comissões, percentagens, gratificações, diárias para viagem entre outras.

A remuneração é gênero e salário é a espécie desse gênero. A palavra remuneração passou a indicar a totalidade dos ganhos do empregado, pagos diretamente ou não pelo empregador e a palavra salário, para indicar os ganhos recebidos diretamente pelo empregador pela contraprestação do trabalho.

Tipos de remuneração

- Financeiras:

Direta: salário direto, prêmios, comissões.

Indireta: DSR (para horistas), férias, gratificações, gorjetas, horas extras, 13º Salário, adicionais, decorrências financeiras dos benefícios concedidos.

- Não Financeiras:

Oportunidades de desenvolvimento, reconhecimento e auto-estima, segurança no emprego, qualidade de vida no trabalho, orgulho da empresa e do trabalho, promoções, liberdade e autonomia no trabalho.

Pesquisa salarial

Análise do comportamento dos salários praticados em um determinado setor. Através dos dados levantados nessa pesquisa são fixados os critérios da política salarial.

Estrutura salarial

Estrutura salarial é um conjunto de faixas salariais que está ligado aos diferentes cargos da organização.

Plano de cargos e salários

É uma ferramenta utilizada para determinar ou sustentar as estruturas de cargos e salários de forma justa dentro da organização. Esse plano tem como objetivo alcançar os equilíbrios internos e externos, através da definição das atribuições.

Classificação da pesquisa quanto ao propósito

Proposição de planos, no qual foram analisados e avaliados os cargos e salários da empresa de usinagem e caldeiraria, para que fosse proposto o plano de cargos e salários.

Tipo da Pesquisa

A pesquisa qualitativa é indicada quando o propósito do projeto é propor ou melhorar a

qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com