TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Comunicação

Dissertações: Plano De Comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  2.080 Palavras (9 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 9

PLANO DE COMUNICAÇÃO

Elaborado por

1) Apresentação

A produção deste Plano de Comunicação tem por finalidade demonstrar as formas de maximizar e otimizar a Comunicação interna/externa da empresa X.

Por meio deste trabalho, serão demonstradas as ferramentas que podem ser utilizadas para integrar, informar e até mesmo formar os conceitos e valores que dão norte ao estratagema operacional dos colaboradores da empresa X. Além disso, serão exemplificadas as formas de se divulgar para a população em geral, as ações da empresa X.

É também condição sine qua non deste, a proposição de uma estrutura de comunicação com grau de excelência em qualidade.

2) Introdução

A importância de uma Comunicação estratégica eficiente se faz necessária tanto no âmbito interno quanto externo de uma organização, independente da mesma ser pública, privada ou uma autarquia.

Por meio das ferramentas comunicacionais se consegue efetivar um grande número de atividades, e estas são fundamentais para o planejamento organizacional interno. Sucintamente podemos descrever ações essenciais que carecem de uma boa Comunicação: informações referentes a eventos, promoções e benefícios; fortalecimento da imagem da empresa frente aos colaboradores; mensagens para a consecução de trabalhos e execução das tarefas propostas; medição do grau de satisfação de serviços; interesse em propor novas atividades; além, é claro, de trabalhar o aspecto motivacional dos funcionários.

O foco do desenvolvimento externo reside na possibilidade de divulgar as ações e atividades da empresa (de interesse público) para a população em geral. Para isso, devem ser produzidos press release que são encaminhados para jornais, revistas, rádios, sites de internet e tevês da região. Desta forma, consegue-se divulgação por meio de “mídia espontânea”, e os projetos da X podem ser amplamente divulgados para a sociedade. O trabalho jornalístico é quem desempenha o papel de propagador das atividades propostas.

3) Diagnóstico

São vários os campos sobre os quais a atuação da empresa X se faz presente. Esta empresa é de fundamental importância, já que está ligada diretamente à (...). Por este motivo é condição precípua que a empresa X tenha uma atuação de máxima qualidade nas suas ações voltadas à comunicação.

Atualmente, as ferramentas de comunicação mais utilizadas são o site,

o House Organ e o Boletim Informativo eletrônico.

Este Plano de Comunicação objetiva basicamente: implementar novas ferramentas de comunicação com custo diminuto (e que em alguns casos pode ser arcado por anunciantes); aprimorar as ferramentas já existentes; aperfeiçoar bruscamente o nível de qualidade dos textos e seleção de notícias; sugerir a promoção de reuniões com diversas áreas da empresa para desenvolver projetos em conjunto e introduzir novas perspectivas de credibilidade e fortalecimento da atuação da empresa.

Para isso foi desenvolvido um fluxograma para o “Departamento de Comunicação”, que deve ser integrado pelos responsáveis pela elaboração dos textos e press release (jornalista e estagiários), diagramador e Gerência, que deverá nortear a execução das atividades.

FLUXOGRAMA

GERENTE

Coordenador

JORNALISTA

Responsável por elaborar textos, press release, sugerir pautas, fazer a EDIÇÃO/REVISÃO de matérias a serem publicadas internamente ou divulgadas para imprensa, realizar entrevistas, clipagem, promover reuniões e assessorar Gerência em entrevistas e processos comunicacionais.

DIAGRAM.

(Diagramação)

Estagiário 2

Elaboração de textos diversos, fotografias e sugestões de pauta.

Estagiário 1

Elaboração de textos diversos,

fotografias, auxílio na clipagem e sugestões de pauta.

4) Estratégias de Comunicação

Para que o Plano possa lograr êxito é essencial utilizar diversificadas ferramentas de comunicação. Algumas destas, atualmente já são utilizadas, como o site, o House Organ e Boletim Informativo eletrônico. A idéia é trazer maior qualidade a estas ferramentas e, por conseguinte aumentar seu alcance.

Além das citadas, outras podem ser criadas e usadas para aperfeiçoar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com