TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Comunicação Para Instituto Jacaranena

Pesquisas Acadêmicas: Plano De Comunicação Para Instituto Jacaranena. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  2.019 Palavras (9 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 9

1. INTRODUÇÃO

Muitas instituições sem nenhum fim lucrativo fazem ações que beneficiam diretamente a população, prestando um serviço que na maioria do casos, não é amplamente reconhecido.Esse tipo de organização, por ser muitas vezes desvinculada de qualquer tipo de interesse financeiro, acaba não tendo meios para se estruturar de maneira que possa ser mais abrangente no que diz respeito ao seu reconhecimento como ator social.

Elaborar e por em prática um plano de comunicação que vise alcançar cada vez mais público para essas instituições, não é uma tarefa das mais fáceis, é necessário realizar todo um apanhado de informações e, tentar, dentro das limitações ocasionadas pela falta de recursos, elaborar uma ferramenta de comunicação que seja ao mesmo tempo simples e eficaz.

O instituto Jacaranema é uma OSCIP(Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que desenvolve um trabalho de conscientização ambiental, atuando em diversas áreas de preservação de reservas naturais e espaços públicos.Com base na comunicação integrada e nos estudos apresentados pela professora Maria Margarida Krohling Kunsch, são colocados em evidência todas as possibilidades de se trabalhar com comunicação organizacional utilizando a comunicação organizacional integrada.

Quando elaboramos um plano de comunicação temos que pensar primeiramente no público interno, onde é o início da ação, pois, a comunicação é feita de dentro para fora.É preciso estruturar o núcleo, para depois exteriorizar os resultados obtidos dentro da organização.De acordo com Margarida Kunsch:

Assim quando se fala em comunicação organizacional, temos que primeiramente pensar na comunicação humana e nas múltiplas perspectivas que permeiam o ato comunicativo no interior das organizações.( Kunsch, Obtendo resultados com relações públicas.2006,cap 8,pag.177)

A elaboração de um plano de comunicação para uma organização, seja ela uma Oscip ou uma instituição privada, contribui na construção de uma ferramenta de avaliação e prevenção.O plano atua no melhoramento da comunicação, permitindo objetividade com o público a ser atingido e facilitando na tomada de decisões em crises futuras.Com um bom plano de comunicação, qualquer organização consegue se precaver de deficiências na elaboração e disseminação das informações e produtos oferecidos pela mesma.

Ainda de acordo com as teorias da professora Maria Margarida Kunsch, temos o processo de planejamento definido como:

Planejamento constitui um processo complexo e abrangente.Possui dimensões e características próprias, implica uma filosofia e políticas definidas e é direcionado por princípios gerais e específicos.( Kunsch ,2003, pag.204).

Atingir o público ao qual se deseja direcionar a estratégia de comunicação, é segunda parte do processo, porque, como foi dito anteriormente, é necessário, que a ação tenha seu primeiro êxito no ambiente interno.Para que o trabalho de estruturação da comunicação interna de uma organização seja eficaz, é preciso, que haja um diagnóstico que a autora na qual a elaboração desse trabalho traz referências classifica como: Diagnóstico Estratégico.

Essa etapa visa basicamente conhecer a organização para a qual será realizado o planejamento estratégico da comunicação: sua composição acionário, que faz , sua missão, sua visão, seus valores.(Kunsch,2003, pag.248)

2. RESUMO

Este trabalho tem como principal objetivo a construção de um plano de comunicação para a OSCIP, Instituto Jacaranema. Usando como referencial teórico os estudos da comunicação integrada, explorando a comunicação no terceiro setor, o marketing social e a publicidade institucional. A metodologia aplicada foi dividida em duas etapas, sendo a primeira um apanhado sobre as características da instituição e a construção de um perfil de comunicação para esse organização. A segunda etapa foi constituída de pesquisas baseadas nos referenciais teóricos escolhidos como base de estudo para desenvolvimento do trabalho.

Após leitura e aproveitamento do referencial teórico, chegamos à fase da aplicabilidade das ações que fazem parte do planejamento e elaboração do plano de comunicação.

Palavras-Chave: Plano de Comunicação; Comunicação integrada; Terceiro Setor.

3. COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL INTEGRADA

O funcionamento das instituições sem fins lucrativos adota uma postura semelhante do que sugere Kunsch(1986) como Comunicação Integrada. Esse é o conceito essencial, pois apresenta uma noção muito comum dentro das organizações Não- Governamentais que é a interdisciplinaridade e a integração das forças produtivas.

A comunicação Integrada uniformiza as práticas comunicionais dentro das entidades, mas respeitando as especificidades de cada segmento.Sendo assim, a junção de todas as faces da comunicação será responsável pela unidade necessária para o fortalecimento da instituição- nesse ponto, Margarida Kunsch não faz distinção entre empresas, organizações sociais e ONGS.Porém, para aprendera ideia da comunicação integrada enquanto grande conquista para as organizações Não-Governamentais é preciso conhecer as outras partes da comunicação. ( Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação, Setembro de 2011,apud Margarida Kunsch)

Modelo de Comunicação Integrada, Maragarida Kunsch:

A partir da ilustração acima é possível verificar que a comunicação integrada mistura três elementos diretamente ligados a uma boa comunicação organizacional.Colocando em perfeita harmonia as comunicações Institucional, Interna e Mercadológica.

3.1. Comunicação Administrativa

Segundo Margarida Kunsch, a Comunicação Administrativa é um processo dentro da organização que viabiliza o sistema comunicacional. Através de fluxos descendentes, ascendentes, horizontais, circulares e transversais e das redes formais e informais da comunicação produzida.

Portanto sabendo administrar a comunicação da organização, saberemos dirigir e controlar todos os recursos, assim obtendo um maior grau de produtividade, lucro e menos gastos para a continuidade da organização.

Comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com