TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De DP

Artigo: Plano De DP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO INDIVIDUAL - II

Objetivo:

Aprofundar os conteúdos discutidos pelas disciplinas no eixo temático: “Fundamentos do Processo Educativo” referente ao 1º Semestre do Curso de Pedagogia.

Orientações

2) O trabalho deve ser postado na pasta específica, no portfólio;

3) O texto deve seguir as normas da ABNT;

Para saber mais: Acesse a Biblioteca Digital, clique em “Padronização” escolha as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo para elaboração de Trabalhos Acadêmicos”;

4) Em caso de dúvidas para a elaboração do trabalho, você deverá buscar orientações na sala do tutor.

Proposta de atividade

Organizamos uma atividade para realizar baseada em um trecho do Volume 1 do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), documento de fundamental importância para sua formação e futura atividade profissional.

1) Leiam atentamente as orientações e o texto “A Criança” para realizarem essa atividade. Se acharem importante, utilizem o dicionário para tirar dúvidas sobre alguns novos termos.

2) Elaborar uma produção textual contendo 3 páginas, sem levar em consideração a capa, a folha de rosto nem a página de referências. A produção textual deverá ser redigida em um texto único, levando em consideração os elementos:

UNOPAR VIRTUAL

Pedagogia

introdução, desenvolvimento e considerações finais. Ao final, em uma página própria e separada, insira as referências.

3) A produção textual deverá ser baseada na questão: Considerando o processo de desenvolvimento da criança descrito pelo texto, como a escola pode auxiliar no processo de inserção desta criança na sociedade?

4) Nas disciplinas apresentamos diversos conceitos, ideias e teorias que nos possibilitaram compreender o processo de formação do sujeito, desde a sua infância até a vida adulta, levando em consideração também o meio em que este sujeito se desenvolve: a sociedade.

Por exemplo, pela disciplina Psicologia da Educação I, compreendemos que nossos traços de personalidade e nossos valores morais são formados ao longo de nossa história de relações com as pessoas que nos educam e servem de modelos, mais marcantemente na infância. Deste modo vocês poderão abordar os estágios do desenvolvimento psicossexual de Freud e psicossocial de Erikson, bem como, o desenvolvimento moral discutido por Piaget e Kohlberg.

Já na disciplina de Sociologia, pudemos perceber que o processo de formação do sujeito, inclusive da criança, perpassa pela questão da internalização dos processos sociais, sendo a família e escola instituições importantes nesse processo. Assim você poderá trabalhar conceitos como anomia e harmonia na perspectiva de Durkheim, ou ação social na leitura de Weber, bem como a questão da alienação e ideologia discutido por Marx.

Na disciplina de Processo Educativo no Contexto Histórico, vimos que ao longo da história a criança não é parte integrante da sociedade ocidental. Contudo, na modernidade, a criança passa a ter papel social, passa a ser cuidada, cria-se todo um saber médico, psicológico, pedagógico em função de sua proteção. Também - e não é por acaso - é na modernidade que a família e a escola se tornaram as principais instituições educativas. Vocês poderão falar sobre a mudança do papel da criança na transição da idade média para a modernidade, assim como ocorreu a mudança da na atuação da família e da escola.

UNOPAR VIRTUAL

Pedagogia

As questões discutidas pela disciplina Teoria Geral do Conhecimento, trazem um modelo de educação no sentido de desenvolver somente a razão para que a criança saia do estágio infantil rapidamente, ou seja, não tínhamos uma educação voltada para a criança. Vocês podem trabalhar as diferentes formas de conhecimento relacionadas à idade moderna.

Atenção: Lembre-se de que ao elaborar o seu texto, você deve obrigatoriamente levar em consideração os conteúdos trabalhados em todas as disciplinas.

5-) O trabalho deverá ter a seguinte estrutura:

CAPA

FOLHA DE ROSTO

INTRODUÇÃO*

DESENVOLVIMENTO*

CONSIDERAÇÕES FINAIS*

REFERÊNCIAS

*Os elementos em negrito formam o texto único.

Estrutura do trabalho:

Título: fica à sua escolha, contanto que esteja relacionada ao trabalho feito.

Capa e folha de rosto: elaborar a capa e a folha de rosto de acordo com os modelos disponíveis na Biblioteca Virtual da Unopar <http://www.unopar.br/bibliotecadigital/>.

Introdução

Nesta parte do trabalho, você deverá descrever o que pretende fazer, destacando os principais objetivos e aspectos de relevância do trabalho.

Desenvolvimento

O desenvolvimento é a parte principal do trabalho. Deve-se expor o assunto tratado de forma pormenorizada e ordenada. No desenvolvimento, vocês aprofundam conceitos, defendem ideias e também apresentam ideias de outros autores. Vocês poderão dividi-lo em três tópicos.

UNOPAR VIRTUAL

Pedagogia

Considerações finais

Aqui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com