TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Estrategia

Pesquisas Acadêmicas: Plano De Estrategia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 01

UNIDADE ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS – UEN

A elaboração de uma UEN (Unidade Estratégica de Negócios) é um importante passo para as organizações que possuem uma grande diversidade de produtos e serviços a oferecer a grupos também diversos de clientes. Uma Unidade Estratégica de Negócios pode ser definida, grosso modo, como sendo um setor altamente direcionado a um propósito, e otimizado alcançar a máxima eficiência e eficácia.

O intuito com a implantação de uma UEN é fazer com que um determinado setor da organização atue de forma estratégica e otimizada dentro de uma AEN, Área estratégica de Negócios. A AEN é o segmento de mercado no qual a organização atua através da sua, ou das suas UEN. Todas as potencialidades das equipes que atuam na UEN devem estar direcionadas a atender as necessidades e oportunidades que surgem dentro das AEN.

Normalmente, diversos aspectos do cenário organizacional podem determinar que a criação de uma UEN seja a melhor, ou a única, maneira de fazer com que a organização alcance seus objetivos e continue, ou comece, a ser competitiva no mercado onde atua. Concorrência, transformação e instabilidades do setor, mudanças no cenário econômico e político, podem ser citados como aspectos que forçam a organização a segmentar sua estrutura de forma a torná-la mais eficiente e eficaz.

Claro que não somente fatores externos e ofensivos induzem uma organização a desenvolver uma UEN, muitas vezes, ao serem vistas potencialidades frente a mercados específicos e disponíveis, é interessante desenvolver uma Unidade Estratégica de Negócios para tentar auferir o máximo de recursos e benefícios possíveis de áreas.

Uma administração por UEN deve levar em conta diversos fatores além dos externos. Fatores internos podem ser determinantes para o sucesso ou não de uma estruturação, ou reestruturação organizacional em direção à Unidade Estratégica de Negócios. Como uma UEN redireciona a estrutura organizacional de “especialização por função” para “especialização por finalidade”, todos os envolvidos, principalmente os executivos da alta e média administração, que devem perceber o quão benéfico à organização pode ser a definição de uma UEN.

Antes de criar uma Unidade Estratégica de Negócios é importante que o executivo tenha plena consciência e conhecimento tanto sobre a estrutura organizacional quanto fatores externos e alheios à organização. Em outras palavras, a administração deve ter conhecimento sobre suas potencialidades e deficiências, e sobre o ambiente no qual a organização está inserida.

Estes aspectos visam à correta e adequada alocação de recursos, uma vez que as oportunidades poderão ser encontradas com mais facilidade, haja vista que o mercado não mais será um ambiente tão desconhecido e cheio de segredos.

Apesar de todos os benéficos que Unidade Estratégica de Negócios pode trazer para organização, é importante ter em mente que, caso esta não esteja preparada para a mudança, tanto o processo de mudança quanto a própria atuação nesta nova situação podem trazer muitos problemas e dificuldades.

Saber das restrições que afetam a criação de uma UEN é fundamental para correr o mínimo de risco possível neste momento de transição. A organização que deseja adotar a filosofia de UEN deve sempre atuar em segmentos sobre os quais tenha alguma experiência. Isso pode evitar uma interpretação errada acerca de determinada situação.

Agrícola Wehrmann Ltda

Localizada na BR 251, Município de Cristalina.

A empresa Agrícola Wehrmann Ltda foi fundada em 1983, na cidade de Cristalina no estado de Goiás. Iniciou suas atividades no cultivo de sementes e cereais.

A empresa é umas das maiores produtoras do Brasil de batatas, alho, cenoura, cebola e beterraba. O quadro de funcionários da empresa conta hoje com 1.800 colaboradores. As atividades de Pesquisa e Produção da empresa iniciam-se nos laboratórios, passam pelas estufas de crescimento, vão aos campos de produção e finalmente chegam às unidades de beneficiamento, de onde saem para diversos destinos no Brasil e no exterior.

A política da empresa é produzir alimentos padronizados, de qualidade, seguros ao consumo humano, alcançando altas produtividades e respeitando o meio ambiente.

A Agrícola Wehrmann Ltda realiza uma série de ações com o objetivo de minimizar o impacto ao ambiente e desenvolver uma produção agrícola comercial sustentável.

A empresa tem especial atenção ao uso de técnicas de conservação de solo (plantio direto, rotação de culturas) e a minimização do uso de defensivos agrícolas na produção (manejo integrado de pragas). As mudas são adubadas com adubo orgânico originado da compostagem de resíduos orgânicos recolhidos através da coleta seletiva do lixo realizada pela própria empresa, e irrigadas com a água proveniente dos lavadores de batata, cenoura e beterraba. Esta água ao sair dos lavadores passa por um tratamento através de um sistema de piscinas de decantação, e ao final do processo são bombeadas até as áreas de reflorestamento. O projeto, em 10 anos, já produziu 500 mil mudas e tem como meta o aumento da área e os tipos de árvores, a serem reflorestados, a cada ano. Outra medida que visa à conservação da vida selvagem local é a proibição da caça e pesca nas unidades de produção da empresa. Desta maneira a empresa se compromete com meio - ambiente, conservando-o e valorizando o aumento e a diversidade da fauna e a flora local.

A empresa da atenção à mudança organizacional que é qualquer alteração, planejada ou não, ocorrida na organização, decorrente de fatores internos e/ou externos à organização que traz algum impacto nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com