TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de desenvolvimento da estratégia de marketing

Seminário: Plano de desenvolvimento da estratégia de marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2014  •  Seminário  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 5

Desenvolvimento de Estratégia Plano de Marketing

Quando se atinge o caminho da estratégia, não haverá mais nada que não se possa compreender, e se vera o caminho em tudo (Miyamoto Musashi,espadachim e poeta japonês, 1584–1645). Ha muito tempo, especialistas da area vem discutindo o conceito de estrategia. O proprio Michael Porter (1996), conhecido mundialmente como “o guru da estratégia”, intitula um dos seus artigos de maior repercussão publicado pela Havard Business Review com a pergunta: O que é estratégia? Os teóricos de renome no mercado admitem que nos administradores não dominamos a ideia real de como definir ou desenvolver uma boa estratégia.

Saber para onde vai e qual o melhor caminho é essencial para empresas que pretendem se manter com desenvolvimento de estratégias competitivas no mercado e progredir com os seus negócios. Para isso, é preciso estabelecer um planejamento detalhado. Neste tópico vamos entender o que é um plano de marketing e aprender dicas de elaboração. Plano de marketing é o documento que assume o planejamento de marketing. Este, por sua vez, é um processo de intenso raciocínio e coordenação de pessoas, recursos financeiros e materiais, cujo foco central é a verdadeira satisfação do consumidor. Em outras palavras, é ajudar o consumidor a se sentir um pouco mais feliz e, em consequência, gerar resultados positivos para a empresa e para a sociedade (AMBRÓSIO, 1999, p. 97).

Vamos imaginar o lançamento de um perfume. A gerência do produto coordena a elaboração

do plano de marketing do produto, o gerente ou diretor de marketing o aprova, o departamento de compras adquire os insumos, diferentes empresas os fornecem, uma indústria produz o perfume, a equipe de vendas negocia e vende o produto, uma agência de propaganda desenvolve a comunicação da marca, uma ou várias empresas de transporte entregam o produto aos pontos de venda, que por sua vez atendem o consumidor final. O governo coleta os impostos, o departamento de finanças mensura os resultados financeiros, a diretoria avalia a performance do produto e, por fim, o consumidor – elemento central de todo esse processo – satisfaz o seu desejo de se sentir bem perfumado com um produto de qualidade.

Esse processo está repleto de detalhes, o que torna o planejamento imprescindível. É a soma de detalhes que faz a diferença. O planejamento precisa ser feito de forma sistemática, sabendo de onde vem, onde está e aonde vai. E deve levar em consideração o conceito de marketing integrado, uma vez que o profissional responsável pelo plano de marketing deve controlar um número grande de informações. Há três níveis fundamentais de planejamento: o estratégico, o tático e o operacional. Vamos conhecê - los.

Plano estratégico (cinco anos ou mais)

Plano de marketing (um ano)

Plano promocional (menos de um ano)

O planejamento estratégico consiste em definições que interferem na empresa como um todo. As escolhas de objetivos maiores, as estratégias a serem adotadas, a seleção de fontes de recursos. Podemos dizer que o planejamento estratégico abrange questões globais, amplas, genéricas e de longo prazo. Uma vez definidas essas questões, é preciso elaborar um plano estratégico que manterá a coerência com as mesmas, ou seja, que materializará sob forma de documento tudo o que foi planejado. É importante ressaltar que um plano de marketing de um produto está subordinado ao plano estratégico da empresa.

Características específicas do planejamento estratégico:

• Os objetivos são traçados para serem alcançados em longo prazo;

• Suas decisões interferem na empresa como um todo;

• Sua elaboração costuma ser feita pelo presidente e os diretores da empresa;

• São eleitos os objetivos que melhor atendam aos interesses da empresa.

É certo que há um estudo muito mais amplo sobre a elaboração de um plano estratégico, que não é nosso objetivo neste momento.

O planejamento tático envolve uma unidade da empresa, que pode ser um departamento ou uma unidade de negócio. Aqui o planejador se preocupa em interpretar o planejamento estratégico para criar um plano mais próximo da realidade dos departamentos, assim temos o plano de marketing, o plano de recursos humanos, os planos financeiros, entre outros.

Características específicas do planejamento tático:

• É subordinado ao planejamento estratégico;

• Costuma se concentrar nos médios prazos;

• Sua elaboração, em geral, é de responsabilidade dos gerentes.

O planejamento operacional é criado a partir do plano tático,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com