TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Negocio

Trabalho Escolar: Plano De Negocio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2013  •  3.736 Palavras (15 Páginas)  •  874 Visualizações

Página 1 de 15

1 INTRODUÇÃO

A definição do tipo de empresa a ser implantada foi mediante pesquisas realizadas junto aos alunos da Universidade São Marcos, Campus Santa Paulínia.

Na tabulação destas foi constatado que 24% do público entrevistado optou por lan house, 48% ficou dividido igualmente em lanchonete, livraria e papelaria; 8% padaria; 20% ficou dividido igualmente em cafeteria, casa de esfiha, pastelaria, padaria, banca de jornal e serviços utilitários.

Devido à predominância de lan house e lanchonete optamos por Cyber Café que é um negócio inexistente na região do Ipiranga.

Os cafés se tornaram populares no começo do século XX em Viena, Paris e Berlim. Eles eram (e ainda são) lugares projetados para as pessoas encontrarem seus amigos, lerem jornais, discutirem os eventos importantes do dia e colocarem sua correspondência em dia. Está cultura de cafés européia se difundiu muito bem para o Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Austrália. Hoje em dia este tipo de negócio também já se instalou no Brasil, principalmente nas grandes cidades.

Cyber Café é a composição de uma cafeteria com a agregação de serviços de tecnologia da informação, trata-se de uma proposta que mescla serviços e entretenimento num ambiente sofisticado, agradável e confortável equipado com computadores conectados a internet.

É um local onde os clientes podem fazer uso de recursos da internet, conectando-se como resto do mundo, para encaminhar e receber e-mails, navegar na Web, bater um papo nas salas de chat, realizar pesquisas, além de poder produzir textos planilhas, imprimir seus trabalhos, fazer uso dos computadores com vários softwares instalados e ao mesmo tempo, é possível saborear um delicioso cafezinho ou fazer um lanche.

Neste trabalho, através do detalhado planejamento do negócio, será feito o estudo da viabilidade econômica para a implantação de um Cyber Café no bairro do Ipiranga na região metropolitana de São Paulo.

2 PLANO DE NEGÓCIO

2.1 O que é um plano de negócio?

Plano de negócios é um documento que reúne informações sobre as características, condições e necessidades do futuro empreendimento.

2.2 Objetivo

O plano de negócio tem por objetivo avaliar a potencialidade e viabilidade do negócio, facilitando sua implantação.

O sucesso na criação de um negócio próprio depende basicamente do desenvolvimento, pelo empreendedor em três etapas:

a) Identificar a oportunidade de negócio e levantar informações;

b) Desenvolver o conceito do negócio com base nas informações coletadas na primeira, identificar experiências similares e avaliar os riscos, quantificar o potencial de lucro e crescimento e definir a estratégia competitiva;

c) Detalhar o empreendimento, definir as necessidades de recursos, calcular a viabilidade econômica, completar o plano.

2.3 Função

As funções de um plano de negócios são:

a) Examinar a viabilidade do empreendimento nos aspectos mercadológico, financeiro e operacional, ou seja, permite desenvolver idéias a respeito de como o negócio deve ser conduzido propiciando oportunidade para refinar estratégias examinando a viabilidade da empresa sob todos os pontos de vista.

b) Integrar o Planejamento Estratégico

É uma ferramenta que permite ao empresário avaliar o desempenho da empresa ao longo do tempo. Em análises periódicas poderá ser identificado se a empresa desviou do rumo, se esse desvio foi benéfico ou danoso e como ela poderá operar no futuro.

c) Ferramenta de negociação e ajuda a levantar recursos

A maior parte dos financiadores ou investidores não colocará dinheiro em uma empresa sem antes ver o seu plano de negócios. Também ajuda a atrair clientes e fornecedores que se sentirão mais seguros.

2.4 Estrutura

O plano de negócios é composto de oito seções:

1. Sumário Executivo

É a primeira parte que será lida por um eventual investidor. Deve conter os pontos principais e mais interessantes do Plano.

2. Descrição da empresa

Contém um sumário da empresa, seu modelo de negócio, a natureza, sua história, estrutura legal, localização, objetivos, estratégias e missão.

3. Produtos e Serviços

Descrição dos produtos e serviços da empresa, suas características, formas de uso, especificações, estágio de evolução.

4. Estrutura Organizacional

Como a empresa está organizada internamente, número de funcionários, principais posições, perfil do profissional.

5. Plano de Marketing

Será descrito o setor, o mercado, as tendências, a forma de comercialização, distribuição e divulgação dos produtos, preços, concorrentes e vantagens competitivas.

6. Plano Operacional

Descrição do fluxo operacional, cadeia de suprimentos, controle de qualidade, serviços associados, capacidade produtiva, logística e sistemas de gestão.

7. Estrutura de Capitalização

Como a empresa está capitalizada. Quem faz parte da sociedade, necessidades de capital de terceiro, forma de remuneração e estratégias de saída.

8. Plano Financeiro

Como a empresa se comportará ao longo do tempo do ponto de vista financeiro, descrições e cenários, fluxo de caixa, análise do investimento, demonstrativo de resultados, projeções de balanços e outros indicadores.

3 EMPRESA

O M@ss´p café será uma nova proposta que mescla serviços e entretenimento num ambiente sofisticado, agradável e confortável, equipado com computadores, conexão com a Internet direto ao provedor via rede. É um local onde o internauta em trânsito pode fazer uso dos recursos da Internet, temporariamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com