TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Negocio

Ensaios: Plano De Negocio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/2/2014  •  4.942 Palavras (20 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 20

1- CONCEITO DE EMPREENDEDORISMO

Embora empreendedorismo seja um tema amplamente discutido nos dias atuais, seu conteúdo varia muito de um lugar para outro, de país para país, de autor para autor. Isso porque, embora tenha como origem pesquisas em economia, o empreendedorismo recebeu fortes contribuições da psicologia e da sociologia, o que provocou diferentes definições para o termo e, como conseqüência, variações em seu conteúdo.

O termo empreendedorismo é originário da palavra francesa entrepeneur que significa fazer algo ou empreender. No século XIII foi absorvido pelo inglês, que foi usado para designar uma pessoa que trabalhava por conta própria e tolerava o risco no intento de promover seu próprio bem-estar econômico.

Para Drucker (1974) empreendedorismo é prática, visão de mercado, evolução e diz ainda: “O trabalho específico do empreendedorismo numa empresa de negócios é fazer os negócios de hoje serem capazes de fazer o futuro, transformando-se em um negócio diferente” [...] “Empreendedorismo não é nem ciência, nem arte. É uma prática.” Drucker (1974)

“O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século XXI mais do que a revolução industrial foi para o século XX” (Timmons, 1990)

2- Origem do Empreendedorismo

A palavra empreendedorismo foi utilizada pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo criatividade, pessoas capazes de fazer sucesso com inovações. Mais tarde, em 1967 com Kenneth E. Knight e em 1970 com Peter Drucker foi introduzido o conceito de risco: uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio.

E em 1985 com Gifford Pinchot foi introduzido o conceito de Intra-empreendedor: uma pessoa empreendedora inserida em uma organização.

Uma das definições mais aceitas hoje em dia é dada pelo estudioso de empreendedorismo, Robert Hirsch, em seu livro “Empreendedorismo”. Segundo ele, empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal.

Empreendedorismo designa os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades.Seu universo de atuação parte dos estudos feitos pelo psicólogo americano David Mac Clelland, realizada na década de 60 em 15 países, que reuniu características chamadas empreendedoras, sendo seguido este estudo por Louis Filion (1991), que desenvolveu o conceito de Empreendedor como sendo aquele que cria, desenvolve e realiza a sua própria visão de futuro, que torna seus sonhos realidade.

3 – Empreendedor

Termo utilizado para qualificar, ou especificar, particulamente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração e execução, principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos, que podem ser mercadorias ou serviços, gerando um novo método com o seu próprio conhecimento.

É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário econômico – para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que construiu tudo a duras custas, criando o que ainda não existia.

“Todo bom administrador deveria ser um bom empreendedor, mas existem algumas diferenças, pois “o empreendedor tem algo mais, algumas características e atitudes que o diferenciam do administrador tradicional” (DORNELAS, 2008 p 15)

4-Análise Histórica do Surgimento do Empreendedorismo

Na Idade Média o termo empreendedor foi utilizado para definir aquele que gerenciava grandes projetos de produção. Não assumia riscos e gerenciava projetos com recursos disponibilizados geralmente pelo governo.

No Século XVII ocorreram os primeiros indícios de relação entre assumir riscos e empreendedorismo, em que o empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo para realizar algum serviço ou fornecer produtos ao mesmo por meio de um contrato.

Richard Cantillon, importante escritor e economista do século XVII, é considerado por muitos como um dos criadores do termo empreendedorismo, tendo sido um dos primeiros a diferenciar o empreendedor (aquele que assume riscos), do capitalista (aquele que fornece o capital).

No século XVIII o capitalista e o empreendedor foram finalmente diferenciados, provavelmente devido à Revolução Industrial, com o início da industrialização ocorrendo no mundo.

No final do século XIX e início do século XX, os empreendedores foram frequentemente confundidos com os administradores (o que ocorre até os dias atuais), sendo analisados meramente de um ponto de vista econômico, como aqueles que organizam a empresa, pagam empregados, planejam, dirigem e controlam as ações desenvolvidas na organização.

A essência do empreendedorismo está na percepção e no aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios.Sempre tem a ver com criar uma nova forma de uso dos recursos nacionais, sendo deslocados de seus empregos tradicionais e sujeitos a novas combinações. Podemos dizer que o século XX foi um dos mais marcantes, devido as invenções e conquistas do mundo inteiro, como as citadas abaixo:

Quadro 1 - Algumas invenções e conquistas do século XX

1903: Avião motorizado

1915: Teoria geral da relatividade de Einstein

1923: Aparelho televisor

1928: Penicilina

1937: Náilon

1943: Computador

1945: Bomba atômica

1947: Descoberta da estrutura do DNA abre caminho para a engenharia genética

1957: Sputnik, o primeiro satélite

1958: Laser

1961: O homem vai ao espaço

1967: Transplante de coração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com