TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Negocio

Casos: Plano De Negocio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 6

RELATÓRIO DE QUALIDADE DA LOJA “ZARA” DO PARK SHOPPING-DF

SUMÁRIO

Introdução 4

1. Localização 6

2. Loja Zara 6

3. Perfil do Consumidor 6

4. Áreas da Loja 7

5. Controle de Qualidade 9

Conclusão 10

Introdução

O Grupo Inditex (criado 10 anos depois da abertura da primeira loja ZARA) é proprietária de oito marcas distintas (Pull and Bear, Massimo, Dutti, Bershka, Stradivarius, Oysho, Zara Home e Uterqüe). Possuindo um código de conduta para os fabricantes e fornecedores externos. Hoje, o Grupo conta com 4.280 estabelecimentos em 73 países, além da ZARA, a maior delas. Em 2008 o faturamento do grupo foi de 10.407 milhões de euros.

A loja ZARA era um modesto estabelecimento que vendia roupas íntimas. Foi inaugurada em 15 de maio de 1975 em Arteixo, La Coruña, província de Galícia, norte da Espanha, onde hoje fica a sede mundial do Grupo.

Em menos de 10 anos outras lojas foram abertas em grandes cidades espanholas. Nesta época as lojas já vendiam coleção de roupas femininas e masculinas. Crescendo silenciosamente, em 1988 abriu a primeira loja no exterior. O lema de moda sempre inovadora e a bom preço a rede prosperou, conquistando mercado em diversos países. A marca chegou ao Brasil em 1999 inaugurando duas lojas, São Paulo e Rio de Janeiro. A rede não trabalha com franquias, todas suas lojas são próprias, portanto filiais. Em cada país que atua há um escritório, que centraliza as informações, faz o controle dos estoques, do financeiro, dos recursos humanos etc.

Atualmente existem 25 estabelecimentos espalhados pelo país, duas delas em Brasília. Por causa de seu expressivo crescimento, a ZARA faz o papel de âncora em todos os centros de compras onde se instala.

O foco deste trabalho é a loja ZARA do Park Shopping, CCCV SAI/SO Área 6580, a loja está instalada no 2º piso – nível superior. - site: http://www.zara.com, telefone: (61) 33614408 - Contato: Wanda – Gerente do Departamento Masculino.

.

1. Localização

Razão social: Zara Brasil Ltda

Endereço: SAI/SO Área 6580 Loja 249/0 – ParkShopping – Guará, DF

CNPJ: 02.952.485/0008-15

Inscrição estadual: 07426915/002-58

Telefone: (61) 3361-2619

Contato: Wanda

Site: www.zara.com

2. Loja Zara Park Shopping

A Zara é uma rede de lojas varejista de roupas pertencentes ao Grupo Inditex tem como atividade principal o comércio de roupas feminina, masculina, infantil além de artigos de couro e perfumaria.

3. Perfil do Consumidor

Seu público é composto em sua grande maioria por mulheres de classe média alta, com idade entre vinte e cinco anos e cinquenta anos, com uma renda mensal superior a R$ 6.500 que residem no Plano Piloto, Lago Sul e Norte e Sudoeste, geralmente.

Elas prezam por peças baseadas nas novas tendências da moda, desenhadas por estilistas renomados que normalmente lançam suas novas coleções nos desfiles de moda, onde o glamour e o status são fatores decisivos de compra.

Em média passam diariamente pela loja cerca de 400 (quatrocentos) clientes, sua media de atendimento é de 300. Tem seu ticket médio de R$ 99.

4. Áreas da Loja

- Atendimento a clientes

Tem uma abordagem reativa, onde primeiramente o cliente é incentivado a se aproximar, provar e conhecer as novidades e lançamentos disponíveis, sempre que necessitar de algum tipo de ajuda ou orientação os vendedores estarão disponíveis.

Os 30 vendedores ficam estrategicamente posicionados nos 1500m disponíveis de salão de vendas, para proporcionar um melhor atendimento e uma continua reposição das mercadorias.

• Layout Básico da avl

- Desenho

Para atrair o consumidor a Zara usa estratégias de Visual Merchandising. Na vitrine são expostas as peças baseadas nas novas tendências da estação, que facilmente atraem o cliente. A vitrine é institucional, nela não há preço nas peças de roupas a intenção é ressaltar as novidades, os lançamentos e a tendência. Cada país tem um padrão, conforme as estações do ano.

A loja é dividida em três departamentos, na entrada estão às peças da linha Woman, roupas femininas sofisticadas, no meio da loja a linha básica (jeans e camisetas), no interior à esquerda fica o departamento masculino e a esquerda o departamento infantil.

- Limpeza e organização

O nível de organização é facilmente percebido em todos os pontos da loja, seus produtos são expostos em mesas e araras, todos estão acessíveis aos clientes, suas cores e modelos atraem facilmente a atenção dos clientes.

- Pagamento no caixa

A loja possui uma bateria de caixa composta por 4 (quatro) PDV`s no departamento feminino, 1 (um) PDV no departamento masculino e 01 (um) PDV na departamento infantil. Utilizando esse processo não há gargalos nem filas em excesso na hora do pagamento. Geralmente são abertos 2 (dois) PDV`s no início do expediente, sendo esses no departamento feminino, os demais são abertos no decorrer do dia, de acordo com o fluxo de clientes.

É importante ressaltar a importância do PDV no departamento masculino. Ele faz parte da estratégia da empresa e tem grande relevância para os clientes, pois permite um grau maior de privacidade aos dois públicos (masculino e feminino).

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com