TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Negocio Para Implantação De Uma Loja De Lingerie

Monografias: Plano De Negocio Para Implantação De Uma Loja De Lingerie. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  3.264 Palavras (14 Páginas)  •  1.205 Visualizações

Página 1 de 14

PLANO DE NEGÓCIO PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA LOJA DE LINGERIE

DIOMAR ALMEIDA DA SILVA CORTELETTI

RENATA CARVALHO DE SOUZA

ORIENTADORA: ANA LUCIA DE CARVALHO

RESUMO

A melhor forma para conseguir manter o negócio estável no mercado é planejar e fazer um estudo aprofundado sobre o futuro empreendimento antes da sua implantação. O planejamento é considerado como uma ferramenta essencial para administrar o futuro. Planejar compreende reunir o maior número de informações a respeito do negócio, do produto/serviço que será oferecido, o mercado que atuará, a concorrência, o cliente e outros fatores que poderão influenciar na implantação do negócio. É por meio da construção do plano de negócio que se inicia o planejamento de um empreendimento. O Plano de Negócios deve ser capaz de fornecer uma visão abrangente do mercado e do ambiente no qual o negócio será estabelecido, da concorrência existente, dos potenciais clientes e suas principais características. É baseado neste contexto que a presente pesquisa terá como objetivo geral a elaboração de um plano de negócio e com ele verificar a viabilidade da implantação de uma Loja de lingerie, no município de Cariacica-ES. A pesquisa será conduzida mediante estudo de caso, com caráter explicativa/descritiva.

Palavras-chave: Plano de Negócio. Viabilidade. Implantação. lingerie.

1 INTRODUÇÃO

A decisão de abrir uma empresa nasce de uma ideia ou oportunidade e, devem-se considerar vários fatores e aspectos relevantes do negocio que deseja seguir como: oportunidades do mercado, cliente, viabilidade, localização, concorrência.

O mundo dos negócios esta cada vez mais exigente e competitivo e, ocupar os espaços de mercado existentes com segurança e certeza que seu negócio será bom tanto para o cliente como para a empresa, o empreendedor necessita de um planejamento eficaz, disciplina e conhecimento do negócio para sobreviver neste mercado competitivo.

A falta de planejamento, inexperiência, localização errada, de conhecimento do mercado que atua entre outras, são umas das principais causas do fechamento e fracasso do empreendimento. Enfim, para dar início à implantação de qualquer negócio, o empreendedor deve estar baseado em dados concretos e sustentado em uma base sólida. “O plano de negócio é o instrumento ideal para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor, o que propicia segurança para quem quer iniciar uma empresa com maiores condições de êxito e sucesso em seu negócio” segundo, (SEBRAE, Manual 2013, p.9).

Para tanto, faz-se necessário elaborar um plano de negócios, detalhando todos os aspectos que envolvem o referido negócio, tais como: ramo de atuação, segmento, missão, visão, concorrência, fornecedores, estratégias de preço e marketing, plano de produção e financeiro.

1.1 JUSTIFICATIVA

A presente pesquisa será fundamental para a tomada de decisão de uma das pesquisadoras que pretende abrir seu próprio negócio, visto que irá determinar a implantação ou não do negócio em foco, dependendo do resultado da viabilidade.

Para a empresa, pode significar a abertura do negócio. Para os pesquisadores é importante, principalmente para o curso de administração da Faesa, pois os acadêmicos conhecerão na prática e na teoria o processo da elaboração de um plano de negócio.

1.2 DELIMITAÇÃO DO ESTUDO

Esta pesquisa irá abordar a viabilidade da implantação de uma Loja de lingerie no município de Cariacica-ES, por meio do Plano de Negócio que será elaborado a partir do segundo semestre de 2014.

1.3 PROBLEMA DE PESQUISA

Qual a viabilidade de implantação de uma loja de lingerie, no município de Cariacica-ES?

1.4 OBJETIVOS

1.4.1 OBJETIVO GERAL

Elaborar um Plano de Negócio visando à viabilidade da implantação de uma Loja de lingerie, no município de Cariacica-ES.

1.4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Avaliar a viabilidade econômica do negócio;

2. Analisar o mercado de atuação para conhecer os clientes e concorrentes;

3. Calcular os investimentos necessários para implantação de uma loja de lingerie.

2 PLANO DE NEGÓCIO

Clemente (2004, p. 11) considera: o Plano de Negócio como um instrumento para informar sobre a viabilidade dos empreendimentos, sendo fundamental em situações de negociação. O plano também é usado para vender porções do negócio a potenciais sócios, conseguir parceiros, financiamentos e créditos junto a bancos. O autor ressalta que o Plano de Negócio é uma ferramenta eficiente quando existe um planejamento eficaz.

Para início de toda empresa é necessário que esta seja planejada. O planejamento implica em definir o plano de negócio, ele é parte fundamental do processo empreendedor, serve de auxilio na busca de informações para o desenvolvimento e planejamento da empresa que se deseja abrir, o mesmo vai se tornar um documento onde conterá os dados de todas as áreas de abrangência do empreendimento, como os objetivos, metas, estratégias de marketing, seus pontos fortes e fracos, e principalmente sua viabilidade.

Para Filion e Dolabela (2000, p. 164) “O Plano de Negócio é, antes de tudo o processo de validação de uma ideia que o empreendedor realiza através do planejamento detalhado da empresa”.

Com o desenvolvimento do plano de negócios o empreendedor poderá traduzir os passos para a implementação do projeto, poderá ter uma percepção maior do empreendimento, bem como, reconhecer os riscos que estarão presentes.

Ele permite identificar e restringir seus erros no papel ao invés de cometê-los durante o funcionamento da empresa. “O plano de negócio projeta a imagem da empresa que ainda não existe, mas que se sabe como será, para que se possam analisar antecipadamente os problemas a ser resolvidos e tomar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com