TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Negocios

Trabalho Universitário: Plano De Negocios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  2.075 Palavras (9 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 9

PROGRAMA EMPREENDER PARA DESENVOLVER

PLANO DE NEGÓCIOS

PÃES DA COLÔNIA

Mediador: Eduardo Henrique Ferin da Cunha

1. Apresentação do Empreendimento

Pessoa Física: Maria Inês Rosa Ferreira

C.P.F: 062.901.728-08

Razão Social: (Pessoa Jurídica) Pães da Colônia

Endereço:.SubEstação nº 3 – Vila Garbi - Itirapina

Telefone: (19) 3575-4182 (Maria Inês)

2. Sumário executivo/Resumo Executivo

a. Caracterização do Empreendimento

O projeto Pães da Colônia está em implantação e visa estimular cozinheiras locais a gerar renda com a fabricação de pães caseiros típicos como: pão tradicional, pão com goiabada, pão com queijo e presunto, pães doces, etc..., Atualmente no bairro existem muitas pessoas com essa habilidade e inclusive já comercializam boa parte desses produtos de forma independente, servindo como complemento de renda. Com participantes unidos produziremos os pães que posteriormente serão vendidos através de encomenda da população e também em comércio varejista. O investimento inicial deste projeto é de R$ 27.115,00.

Outro fator muito importante deste projeto é que esses pães produzidos pelos moradores da Colônia em Itirapina são tradicionais do bairro e no passado eram vendidos às margens da Ferrovia.

Localização e Instalação

O local definido para o projeto é um “galpão” na casa da Sra. Maria Inês Rosa Ferreira e com opção das pessoas fazerem na própria residência. O local escolhido deve-se da praticidade em produzir em um local onde a comunidade já está acostumado. Em princípio o grupo poderá produzir os pães na própria residência e terão como apoio a cozinha que será preparada no “galpão” da casa da Maria Inês Rosa Ferreira. O local necessita de um espaço de 16m² azulejado e dentro das normas de higiene. Deve ser amplo com móveis à disposição (mesas, prateleiras, etc...). O local precisa de reformas para adequação às normas de Vigilância Sanitária.

3. Empresa

a. Missão

A missão do “Pães da Colônia” é gerar renda e trabalho a um grupo de cozinheiras do bairro Colônia FEPASA em Itirapina, através da produção caseira de pães tradicionais na cidade.

b. Estrutura organizacional e legal

A equipe de trabalho será composta por quatro cozinheiras, que possuem experiência na fabricação de pães. Essas pessoas residem no bairro Colônia FEPASA e já fabricam esses pães, mas deverão ser capacitadas para criação de novos produtos e técnicas de panificação. Receberão salário de R$ 415,00, acrescido de encargos de 33,78% por ser empresa optante pelo SIMPLES FEDERAL. Todas serão responsáveis pela compra de matéria prima e pela produção, e terá apoio de uma nutricionista e um mercadólogo, que assessorará o grupo.

Abaixo um organograma estrutural da empresa.

4. Plano de Produção

a. Capacidade produtiva

A capacidade produtiva do grupo é de 2.000 kg de pães. Essa capacidade é estimada para um grupo de 4 pessoas, mas com possibilidade de ser ampliada para até 20 pessoas. Dessa quantidade, produz-se os pães caseiros simples e os pães recheados.

Quantidades

Produtos/Serviços Unidade Média mensal Anual

Pães Simples Kg 1.200 14.400

Pães Recheados Kg 800 9.600

Total 2.000 24.000

b. Capacidade de vendas

A capacidade mínima de vendas é igual à capacidade de produção, pois como dissemos anteriormente, se aumentarmos a produção, conseguiremos escoar nossos produtos. Em princípio, dividimos a capacidade de venda em dois públicos distintos: direto à população, que corresponde a 60% do mercado e 40% aos varejos (estabelecimentos comerciais como supermercados, padarias). Nesse nicho, a capacidade poderá ser altamente ampliada.

Quantidades

Produtos/serviços Unidade Participação% Média mensal Anual

Para a população

Pães Simples Kg 720 8.640

Pães Recheados Kg 480 5.760

SubTotal 60%

Varejo

Pães Simples Kg 480 5.760

Pães Recheados Kg 320 3.840

SubTotal 40%

Total 100% 2.000 24.000

c. Processos operacionais

A produção de pães funcionará da seguinte forma: com os ingredientes prontos, as quatro cozinheiras, prepararão a massa e o recheio. Na seqüência levarão ao forno e quando estiver pronto, separarão em embalagens conforme pedidos.

A produção será feita sob encomenda, o que aumentará a eficácia da produção, uma vez que teremos em estoque apenas ingredientes com os quais produziremos os produtos e as vendas já estão certas.

Dentro do processo operacional, as cozinheiras criarão novas receitas à titulo de experimentação e degustação aos seus clientes, ampliando assim a oferta de novos produtos.

5. Plano de marketing e comercialização

a. Análise de mercado

A produção de pães é uma atividade altamente rentável e os produtos são bem aceitos pela população em geral. As oportunidades do projeto referem-se à habilidade dos moradores da Colônia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com