TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Negocios

Trabalho Universitário: Plano De Negocios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/2/2015  •  1.503 Palavras (7 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade de avaliação a distância 2 (AD2)

Disciplina: EMPREENDEDORISMO

Nome do aluno: Tamara Morais Alves

Curso: Farmácia

Professor: Ana Paula Szpoganicz Heerdt

Unidades: 3 a 7

Critérios de correção e orientações

 A linguagem utilizada no Fórum deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta.

 É importante que você expresse sua compreensão, elaborando, sobre cada comentário, um raciocínio bem fundamentado.

 As respostas que apenas se limitam a transcrever trechos do livro didático serão desconsideradas. As transcrições do livro didático e de outras fontes deverão ser feitas conforme as regras da ABNT. (Acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://busca.unisul.br/pdf/trabalhosacademicos.pdf e veja como realizar citações e referências).

 Cópias parciais ou integrais da INTERNET sem a devida citação serão desconsideradas (zeradas) sem o direito ao refazer.

 Em caso de atividades iguais, todos os envolvidos receberão nota ZERO, e não terão oportunidade de refazer, independente da data de envio.

 Esta atividade possui 2 partes: parte 1 – FÓRUM (mínimo 2 participações) e parte 2 – Elaboração do plano de negócios.

 Esta atividade deve ser realizada apenas na ferramenta Fórum e Avaliação via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA). O professor dará a nota pela ferramenta Avaliação.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Fique atento ao número de participações no Fórum: 2 participações: 1 principal e, pelo menos, 1 em continuidade a comentários de outros colegas.

 O fórum estará aberto para postagem entre os dias 10/05/2012 à 06/06/2012.

1) PARTE 1: Esta questão refere-se a participação do Fórum “Plano de Negócios”. (3,0 pontos)

Tema do Fórum – Plano de Negócios

Prezados alunos,

O Plano de Negócios é uma poderosa ferramenta gerencial para as empresas desde seu nascimento (start-up) até sua maturidade. Este material tem o objetivo de “olhar para frente”, alocando recursos humanos, tecnológicos e financeiros, observando os pontos chaves, identificando as oportunidades e antecipando possíveis dificuldades. Essa ferramenta é vital para a continuidade da empresa, mesmo para aquelas que não buscam qualquer tipo de recurso financeiro, capitalização ou posicionamento de mercado.

Na sua opinião, independente do tamanho de sua empresa ou projeto é fundamental elaborar um Plano de Negócios, por quê?

Aproveite a oportunidade e lance uma ideia criativa sobre um possível “novo negócio” e tente conseguir sócios para sua ideia.

2º passo: Acesse novamente este fórum e verifique se alguém “comprou” a sua ideia. Você também deve acessar a ideia dos outros colegas, inclusive fazendo sugestões/críticas – caso verifique que não se trata de uma real oportunidade. Lembrem-se do tema já estudado sobre oportunidades.

Critérios de Avaliação do Fórum de discussão

- Inserir 1 (um) Comentário sobre o tema do Fórum: a redação deve ter em torno de 8 a 10 linhas;

- Inserir pelo menos 1 (um) Comentário em continuidade de 1 (um) comentário já existente: elabore 1 (um) comentário em continuidade de um comentário já existente, utilizando a capacidade de argumentação e contra-argumentação (entre 6 e 8 linhas)

- O texto escrito por você para este fórum deverá ter coesão, seqüência lógica, coerência, originalidade e escrito na língua portuguesa culta.

- Articulação entre o tema proposto e as considerações apresentadas.

- Capacidade de articulação e diálogo com os demais participantes do fórum, demonstrando condição de dialogar e superando a apresentação unilateral de idéias.

- Polidez, cortesia e respeito às opiniões apresentadas.

- A transcrição de trechos das fontes pesquisadas deverá ser feita entre aspas e com a indicação da referência na parte final do seu comentário.

- As respostas que apenas se limitam a transcrever trechos do livro didático e fontes externas (inclusive internet) serão desconsideradas nesta avaliação.

2) PARTE 2: Esta questão refere-se a elaboração de um do Plano de Negócios, em formato resumido, a partir das discussões no fórum (valor: 7,0 pontos)

IMPORTANTE: É bom lembrá-los que devido o fator TEMPO, o modelo de plano de Negócios abaixo, foi adaptado e simplificado. Nele não estão as questões financeiras como o retorno de investimento, por entendermos não haver tempo hábil para esta construção. No entanto, depois dos estudos desta disciplina, a dica é que você se aventure na construção de um plano de negócios completo. O Site do Sebrae tem ótimas dicas para esta construção.

ORIENTAÇÕES: Preencha os dados utilizando o seu livro didático. Neste modelo, adaptado de Cláudio Afrânio Rosa, temos um Plano de negócios simplificado. Nos tópicos: Análise de Mercado, Plano de Marketing e Plano Operacional, o grau de detalhamento terá influência direta sobre a nota final do Plano.

Para auxiliar a construção deste plano você também pode utilizar o site do SEBRAE e consultar a cartilha Como Elaborar um Plano de Negócio disponível no link:

<http://201.2.114.147/bds/BDS.nsf/797332C6209B4B1283257368006FF4BA/$File/NT000361B2.pdf>

Fonte: Sebrae Nacional

Autor: Cláudio Afrânio Rosa

Resumo: A cartilha contém o passo a passo para elaboração de um Plano de Negócio. Está dividida em 2 partes: 1ª parte – A elaboração do plano de negócio. Esse bloco contém as informações importantes para elaboração do plano, o que é e como fazer, fique de olho, hora de praticar e roteiro para coleta de informações. A 2ª parte – A construção do seu plano de negócio - é um modelo de plano em branco, onde as informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com