TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Negocios

Casos: Plano De Negocios. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  4.843 Palavras (20 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 20

Um evento pode se definido como “uma concentração ou reunião formal e solene de pessoas e/ou entidades realizado em data e local especial, com objetivo de celebrar acontecimentos importantes e significativos e estabelecer contatos de natureza comercial, cultural, social e etc.”. (Zanella 2008)

O presente relatório acadêmico realizado para avaliação na matéria de empreendedorismo tem por finalidade a elaboração de um plano de negócios de empresa fictícia de eventos na cidade de Manaus/AM a qual denominaremos “SONHOS E EVENTOS LTDA”, a empresa tem como objetivo oferecer um serviço de organização de eventos com qualidade para um público alvo que atenda suas expectativas e se adeque a seus orçamentos.

O objetivo deste relatório é a aprendizagem do processo de planejamento para a abertura de empresa utilizando a metodologia de Plano de Negócios compostos por todos os seus componentes. Foi realizado um diagnóstico estratégico a fim de identificar oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos, a analise de mercado, operacional, além de plano financeiro e de recursos humanos que demonstram a viabilidade do empreendimento.

Foi desenvolvido o conhecimento das qualidades do empreendedor como a busca de oportunidade, que podem tornar uma empresa forte dentro do seu ramo de negócio no mercado com qualidade, correndo riscos calculados, com metas estabelecidas, e principalmente a importância de um planejamento estratégico.

2– PLANO DE NEGÓCIOS

2.1 - SUMARIO EXECUTIVO

De acordo com o SEBRAE a última pesquisa sobre o mercado de eventos brasileiro foi realizada nos anos de 2001 e 2002. Foi um projeto realizado pelo Fórum Brasileiro dos Convention & Visitors Bureaux, em parceria com a empresa CTI - Consultoria Turística Integrada e o SEBRAE, sendo aplicado a empresas de todos os tipos de eventos.

Os resultados mostraram que o mercado de eventos movimenta cerca de R$ 37 bilhões por ano em todo o país e gera em média 3 milhões de empregos diretos, terceirizados e indiretos.

Ainda de acordo com a pesquisa os eventos sociais, que é o foco de nossa empresa, representam 18,6% do total de eventos realizados, ficando atrás somente daqueles caracterizados como “Reuniões”. Outro dado importante refere-se aos períodos de maior concentração de eventos sendo o segundo semestre do ano e os meses com menor demanda são janeiro e fevereiro.

Analisando estes dados de forma empreendedora e buscando iniciar um negócio próprio surgiu a SONHOS E EVENTOS LTDA, empresa que atuará no ramo de produção e promoção de eventos principalmente sociais, atuando também em eventos comerciais, culturais, esportivos entre outros.

A empresa surgiu da oportunidade identificada na deficiencia de organização de eventos sociais de forma personalizada e pessoal. Visa o atendimento personalizado buscando atender a espectativa do cliente dentro de seu orçamento e disponibilidade.

Vimos que muitas empresas oferencem planos já pré-determinados que em muitos casos não atendem as solicitações e anseios dos clientes, tendo como justificativa seu custo fixado em fornecimento de produtos e serviços não flexiveis, pois encontram-se atrelados a um pacote.

O diferencial da SONHOS E EVENTOS LTDA é vincular o custo as possibilidades financeiras dos cliente buscando realizar o evento de forma a deixar-lo o mais próximo do idealizado.

Para atender essa proposta a empresa mantera parceria com fornecedores que possuam tradição e estabilidade de mercado, além de alguns serviços de fornecimento interno que os tornará mais acessiveis em termos de custo e com retorno de lucro maior, pois desta forma poderemos oferecer um preço diferenciado com qualidade que tornem tais eventos um grande momento, seja para pessoas físicas como entidades diversas.

A empresa é constituida em sociedade por cinco sócios que tem aplicado o investimento inicial de seus recursos particulares e vem através deste buscar investimento externo para aquisição de instalações próprias.

A empresa tem portando como missão oferecer um serviço de alta qualidade na organização de eventos, com um planejamento e operacionalização exercidos por profissionais competentes que tem por único objetivo tornar seu evento um sucesso para o cliente e inesquecível para seus convidados.

E nossa visão é nos tornarmos um referencial na área de eventos, atendendo de forma eficaz e eficiente, sendo lembrada como referencial na promoção e organização de eventos. Para isso entre outros nosso objetivo é a capacitação de nossos profissionais e parceiros, garantindo desta forma o sucesso dos eventos realizados e acima de tudo a satisfação do cliente e seus convidados.

Não podemos de deixar de citar nossos pontos fortes que serão acima de tudo a qualidade de nossos serviços, funcionários qualificados, o bom relacionamento com os fornecedores, o bom relacionamento dos sócios e seu conhecimento do mercado pretendido, nossa localização acessível.

Alem disso terceirização dos serviços é uma forma de transferir atividade de uma empresa para outra e suas principais vantagens são:

Transformação de alguns custos fixos em custos variáveis

Diminuição dos riscos operacionais

Voltar maior atenção para as atividades mais importantes da empresa

Tornar seus produtos mais competitivos em virtude dos menores custos

Facilita a saída do negocio, caso os resultados sobre os investimentos sejam negativas.

Analisando as ameaças ao nosso empreendimentos notamos que entre outros este são os pontos que poderão trazer uma certa dificuldade ao nosso crescimento: Crescimento do número de concorrentes com preços acessíveis, instabilidade do mercado, riscos de imprevistos com empresas terceirizadas, ser uma empresa jovem no mercado. No entanto, estas ameaças não são impossíveis de transpor visto que temos uma ideia inovadora para o mercado e nosso atendimento fará o nosso diferencial, visto que já estão dentro deste mesmo plano de negócios, como ficara exposto no decorrer deste, a capacitação de nossos colaboradores através de treinamentos e reciclagem.

Para os próximos 5 anos temos como principal meta estarmos entre as 5 melhores empresas do ramo de organização de eventos elaborando anualmente cerca de 40 eventos, com o resultado financeiro aproximado de R$ 800.000,00 e um lucro de .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com