TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Negócios

Artigos Científicos: Plano De Negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 5

Mercado de uma fábrica de calçados

Uma pequena fábrica de calçados tem hoje a possibilidade de atuar localmente, e ainda exportar seus produtos. Isso é possível devido às políticas públicas que estão cada vez mais destinadas a atender o mercado calçadista, tanto a pequena empresa quanto a microempresa.

Os calçados nacionais passam por um momento de profissionalização, qualidade e padronização, pois o destino dos sapatos brasileiros em sua maior parte tem entrada no mercado dos EUA e da Europa. Esses clientes são exigentes, mas o setor calçadista brasileiro tem possibilidade suficiente de agradá-los.

Lembrando que o Brasil conta com uma concorrência de peso, que é a China, que vêm melhorando os métodos de produção, enquanto o Brasil vem declinando neste sentido. Mesmo assim, é necessário assumir que o setor já esteve em pior situação e tem condições suficientes de agregar valor e competir com o núcleo asiático. Além da China, os outros dois países que encantam consumidores de todo mundo, quando o assunto é calçado, são: Espanha e Itália.

Para os empresários calçadistas, está lançado o desafio: vencer a concorrência chinesa e ainda a espanhola e italiana para obter sucesso em sua fábrica de calçados.

Quando o mercado é interno, ou seja, os calçados são destinados a venda apenas no Brasil, o empresário encontra desafios como competir com grandes empresas de calçados que já se consolidaram no mercado e, por isso, a solução é descentralizar as vendas, exportando para outros estados.

Sempre lembramos que exportar para outros países é uma solução quase inadiável para os setores nacionais em calçados e confecções, pois as condições de vendas só dentro do Brasil, por vezes não favorece o crescimento da empresa. Alguns empresários se veem na situação de ter que baixar seu preço para satisfazer o mercado interno, sendo que os custos continuam os mesmos, e até mesmo chegam ao momento de baratearem a produção, comprometendo a qualidade do produto. Então a solução acaba sendo exportar.

Organização do processo produtivo em uma fábrica de calçados

Lembramos que não existe uma estrutura única para a produção de calçados, vai depender do produto e matéria-prima de cada modelo feito na fábrica de calçados.

Por exemplo, se a matéria-prima é o couro, o layout para a produção é um e se a matéria-prima for o plástico ou materiais sintéticos, o layout de produção é outro.

Os calçados femininos também têm propriedades de produção únicas: a estrutura e layout para produção de calçados masculinos e femininos podem ser as mesmas, porém o que muda são os acessórios que podem ser agregados aos sapatos femininos e a tecnologia utilizada com maquinários e equipamentos.

Já os sapatos masculinos podem ser fabricados de maneira que segue uma linha de produção quase sem variações: o gerente de produção poderá padronizar as variações para que o processo seja mais produtivo em sua fábrica de calçados.

O importante é lembrar que para a produção de calçados femininos e masculinos, o diferencial será tanto a qualidade quanto a capacidade dos empresários produzirem calçados que acompanham a moda e as tendências de compras dos consumidores senão a fábrica de calçados não conseguirá boas vendas.

A produção de calçados terá as seguintes etapas de produção:

•Design ou Modelagem;

•Corte;

•Costura

•Montagem;

•Solado;

•Acabamento

Estrutura de uma fábrica de calçados

A estrutura de uma fábrica de calçados dependerá da quantidade de pares de calçados e do Projeto Inicial de produção. O planejamento da estrutura é muito importante e deve constar no Projeto de Produção, pois dela depende a capacidade de produção da sua fábrica de calçados.

E o Projeto de Produção deve contar no Plano de Negócios da fábrica de calçados, pois investidores, varejistas e outros interessados no negócio, avaliam a oportunidade de negociar com a fábrica também de acordo com a capacidade de produção.

Para uma produção de mil pares de sapatos ao dia, o empresário deve contar com uma estrutura com: local para a recepção de matéria-prima e almoxarifado para processos administrativos, depósito de matéria-prima, local para cortes, local para montagem, local para supervisão e embalagem, depósito de produtos acabados, depósito para expedição, escritório, banheiros com vestiários e ducha e refeitório.

Plano de Produção para uma fábrica de calçados

A produção de calçados é composta de etapas distintas, acabamentos, fluxo descontínuo com paradas e reinícios. O importante é que ela seja desenvolvida com poucos gargalos, pouca variabilidade, com gestão de estoques eficientes e redução de desperdícios: o resultado será produtividade.

Portanto, se faz necessário um plano de produção voltado para Cadeia de Suprimentos e controle da produção,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com