TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Negócios

Artigo: Plano De Negócios. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  1.545 Palavras (7 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Este plano de negócio tem como objetivo, através de levantamentos, pesquisas com os consumidores e informações técnicas saber qual será o investimento inicial, público alvo, análise de concorrência e custos com mão de obra. No meio da incerteza que envolve qualquer projeto, é indispensável fazer todos os cálculos necessários para reduzir riscos e orientar na tomada de decisão. Ao final do plano apresentam-se os coeficientes financeiros que viabilizam o projeto, como taxa de retorno do investimento, ponto de equilíbrio e lucros. O resultado final permitirá ao investidor/empreendedor concluir se determinada decisão de investimento é viável ou não.

1. SUMÁRIO EXECUTIVO

O BOM GOSTO LTDA ME é um restaurante self service, com comida caseira variada e saudável, onde serão servidos pratos quentes, saladas, sobremesas e bebidas de excelente qualidade a preço justo, visando atender a clientela de médio e alto poder aquisitivo da área comercial que rodeia o restaurante. O empreendimento esta localizado no centro da cidade de São Paulo, na Rua Dona Carolina, 100, próximo á este centro comercial, onde se encontram também indústrias e hotéis. Foi pelo crescimento deste centro que este local foi escolhido para o funcionamento do empreendimento. Para a abertura do restaurante será necessário um capital Inicial de R$ 100.000,00 (Cem mil reais) que será aplicado em dinheiro pelas 02 sócias, a divisão se dará em cotas iguais, 50% para cada sócio. Este valor será utilizado para compra de equipamentos, reformas, estoque e capital de giro. Com a reforma o estabelecimento terá capacidade mínima de atender 150 pessoas em um amplo salão onde serão distribuídas 50 mesas e 200 cadeiras para uma melhor acomodação dos clientes. O restaurante será composto por 7 colaboradores que receberão além de seus salários, vale transporte e alimentação. A empresa objetiva vender em média 48 refeições por dia, 1.440 por mês, superando o investimento inicial do empreendimento em no mínimo 20%.

1.1. Missão da Empresa

O restaurante tem como missão fornecer alimentação saudável de acordo com normas de saúde, produtos de excelente qualidade e preço concorrencial baixa, para que a clientela se estabeleça de maneira altamente satisfatória. Existe um elevado grau de preocupação em atender este cliente de maneira ágil, personalizado e eficiente, com espaço físico amplo e proporcionando conforto e qualidade.

1.2. Setores de Atividade

O Restaurante Bom Gosto com o serviço self service de comida caseira, esta voltado para o setor terciário, (comércio) ele engloba as atividades de serviços e comércio de produtos, tanto para outros negócios como para consumidores finais.

1.3. Forma Jurídica

O Restaurante Bom Gosto será uma Sociedade Empresária Limitada (LTDA), pois é formada por 02 sócios, que se responsabilizam solidariamente e de forma limitada ao valor de suas quotas pela integralização do capital social, ou seja, a responsabilidade de cada sócio é limitada à quantidade de cotas que ele possui. Cotas é a parcela de contribuição do sócio no que diz respeito ao capital social da empresa.

1.4. Enquadramento Tributário

A empresa será enquadrada na condição de Micro Empresa (ME), pois o estabelecimento terá uma receita bruta no ano calendário inferior a R$ 240.000,00. A inscrição será no Simples Nacional que implica em pagamento mensal e unificado dos impostos.

2. ANÁLISE DE MERCADO

2.1. Estudo dos Clientes

O público alvo deste empreendimento serão os trabalhadores das empresas e comércios que rodeiam o restaurante, atendendo também empresários e turistas que estiverem hospedados nos hotéis da região. Percebe-se que a maioria dos trabalhadores são homens entre 20 e 45 anos, como as empresas e comércios da região são de porte médio a grande e não há problemas com relação a salários baixos, os clientes se alimentam bem e sempre pedem um acompanhamento. Já os empresários buscam um lugar onde possam comer com qualidade e com tempo, visto que o restaurante fica próximo ao trabalho. Já os turistas mesclam entre crianças, mulheres e homens com idades variadas, eles também buscam um restaurante próximo ao hotel em que estão hospedados, com uma alimentação diferenciada, porém rápida para que não percam tempo e possam continuar realizando os seus passeios.

2.2. Estudo dos Concorrentes

Os concorrentes do Bom Gosto são as barracas em volta do comércio e churrascarias, sendo que a vantagem da operacionalidade do Bom Gosto será o preço justo, opção de pagar com cartões (débito/crédito) vale refeição e qualidade dos alimentos de acordo com a ordem de vigilância sanitária da cidade. A grande parcela da concorrência está em desvantagem com relação à conquista de clientes, pois a qualidade dos alimentos produzidos nas barracas do comércio possui maior risco de contaminação por bactérias oportunistas, oferecendo riscos à saúde da clientela. Já as dificuldades dos outros concorrentes que são equipados com excelência de conforto e qualidade e produzem refeições de acordo com as normas sanitárias, é que não têm variedade de cardápios, o preço não esta adequado à clientela de médio poder aquisitivo e não tem opções diversificadas na forma do pagamento.

2.3. Estudo dos Fornecedores

O estoque de produtos será mínimo, visando gerar o menor impacto na alocação de capital de giro. O estoque será calculado levando-se em conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na empresa. Serão utilizadas matérias primas comestíveis de origem animal e vegetal, necessários á elaboração dos itens do cardápio, além de produtos prontos para consumo, estes produtos serão comprados semanalmente e em Açougues, Mercados Atacadistas e Hortifrutis.

3. PLANO DE MARKETING

3.1. Descrição dos Principais Produtos

A oferta de um serviço de self-service de comida caseira exige a seguinte composição de produtos: carnes tradicionais, frangos, peixes, molhos, purês, verduras, legumes, saladas, bebidas (refrigerantes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com