TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Negócios Massagem Express

Projeto de pesquisa: Plano De Negócios Massagem Express. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  10.427 Palavras (42 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 42

1 INTRODUÇÃO

Apresentaremos a seguir a Massagem Express. Uma sociedade limitada com capital social de recursos próprios divididos entre cinco sócios com a missão de promover a qualidade de vida através do combate ao estresse com a prestação de serviços de massagens.

O estresse é um grande vilão nos dias atuais e os efeitos psicológicos, como por exemplo, a ansiedade generalizada, as preocupações, a raiva, a insônia, causam desmotivação que afeta no trabalho, na família, na faculdade etc. Conseqüente do desgaste físico e emocional, ele também pode gerar dores, fadigas, doenças e enfermidades.

Segundo a International Stress Management Association (Isma), associação internacional sem fins lucrativos, voltada à pesquisa e ao desenvolvimento da prevenção e do tratamento de stress no mundo, 70% dos brasileiros sofrem de estresse no trabalho. Destacam que o estresse e a saúde são fatores impactantes, pois uma vida saudável passou a ser também uma preocupação da empresa, uma vez que estudos indicam que quando um empregado está saudável, os resultados se refletem no seu sucesso.

Uma pesquisa realizada pela coordenadora do Laboratório de Estudos Psicofisiológicos do Stress da PUC-Campinas, Marilda Lipp, na qual ouviu quase 2 mil pessoas com mais de 25 anos em São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas, descobriu que 65% dizem viver com pressa. “Quase todos nós temos pressa, mas em 10% das pessoas que entrevistei esse sentimento é exagerado”, diz Marilda. “Essas pessoas fazem diversas atividades ao mesmo tempo, vivem com a sensação de urgência e se irritam quando sentem que estão perdendo tempo.”

Segundo pesquisa realizada pela União Geral dos Trabalhadores (UGT), fatores resultantes do estresse interferem diretamente na produtividade do profissional e da equipe no ambiente de trabalho.

Conforme o Instituto de Desenvolvimento da Pessoa (INDEPE), a Qualidade de Vida no Trabalho está se incorporando ao cotidiano organizacional como um dos mais importantes recursos de gestão de pessoas para qualquer empresa que queira se manter competitiva.

Partindo desse princípio, a Massagem Express nasce para combater o nível de estresse das pessoas em tempo rápido e custo acessível à classe C, nosso público-alvo. Localizada no Centro do município do Rio de Janeiro, local de ritmo acelerado, no qual a falta de tempo para cuidar da saúde também é fator importantíssimo a se destacar, a empresa oferece o serviço de massagem localizada realizada por esteira massageadora.

A Junta Comercial do Rio de Janeiro (Jucerja) registrou, no primeiro semestre deste ano, a abertura de 18.837 empresas no estado, grande parte delas no Centro da cidade, superando em 11,13% o movimento de igual período do ano passado (16.950), baseado nisto a escolha do Centro como local do negócio foi clara e oportuna.

O equipamento possui 10 motores responsáveis por massagear os ombros, costas, coluna, lombar (com aquecimento para essa região), glúteos, coxas e panturrilha, fazendo o trabalho de dois massagistas, massageando duas partes diferentes do corpo ao mesmo tempo, com três níveis de intensidade e até quatro programações diferentes. O cliente poderá relaxar por dez minutos ou mais, de acordo com sua necessidade e disponibilidade, ao longo do dia (antes do trabalho, no horário de almoço ou também após o expediente), a um preço pré-definido de acordo com o tempo em que o cliente desejar utilizar o serviço.

O espaço comercial possuirá um ambiente com uma iluminação calmante, música relaxante, ar-condicionado, isolamento acústico e ambiente aromatizado, onde o público possa esquecer-se de qualquer pressão relacionada ao trabalho ou qualquer outro problema e obter o alívio de todo estresse nas poucas horas vagas.

A massagem corporal pode desempenhar vários benefícios à saúde, bem como ajudar em recuperações e ao combate às tensões, pois estimula a produção de endorfina que é um neurotransmissor e uma substância química utilizada pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso, visando relaxar, dar prazer e despertando sensação de euforia e bem-estar. Logo, os efeitos vantajosos são de melhorar a memória, a concentração, a circulação sanguínea, o bom-humor, disposição física e mental, alívio às dores, fim dos distúrbios do sono, da fadiga, redução da depressão, das dores na coluna lombar e enxaquecas.

Identifica-se que um espaço comercial para massagens nessa região, além de ser de extrema necessidade para a população, atingirá o público-alvo ideal. Com um ajuste no preço para se tornar atrativo, incluindo todos os custos da prestação do serviço, o retorno financeiro esperado estará mais que garantido em médio prazo.

A garantia vem principalmente do mercado que está em alta e sedento por serviços, além da crescente participação da classe C na economia atualmente. Uma pesquisa feita pela FGV e publicada pela revista Veja, destaca que essa classe aumentou seu consumo em 22,6% entre 2003 e 2010, com mais de 29 milhões de novos consumidores, sendo justamente o perfil do nosso público-alvo encontrado em grande quantidade no Centro do Rio de Janeiro, região em que trabalham.

2 PLANO DE NEGÓCIO

Plano de Negócio é um documento que contém a caracterização do negócio, sua forma de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar uma fatia do mercado e as projeções de despesas, receitas e resultados financeiros. (SALIM, 2005, p. 3).

O empreendedor de sucesso possui características além dos atributos do administrador. Esses, somados a características sociológicas e ambientais, permitem o nascimento de uma nova empresa ou novo negócio (DORNELAS, 2005).

O Plano de Negócio pode ser utilizado para atender aos objetivos da empresa, tais como (DORNELAS, 2011):

- Testar a viabilidade de um conceito de negócio – pode-se ter uma análise da viabilidade econômica do negócio;

- Orientar o desenvolvimento da estratégia e de operações – seu conteúdo servirá de base para o planejamento estratégico da empresa;

- Atrair recursos financeiros – é o cartão de visitas do empreendedor em busca de recursos financeiros;

- Transmitir credibilidade;

- Desenvolver a equipe de gestão – pode ajudar o empreendedor a negociar com talentos em potencial, e atraí-los para o negócio, propondo participação nos resultados.

2.1 ANÁLISE ESTRATÉGICA

Segundo Mintzberg; Ahlstrand e Lampel (2007, p. 22) “o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com