TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Packard

Ensaios: Plano De Packard. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  2.206 Visualizações

Página 1 de 3

Sumário

1. RESUMO 3

2. OBJETIVOS 4

3. INTRODUÇÃO 5

4. MATERIAIS E METODOS 5

5. ANALISE DOS RESULTADOS 6

6. CONCLUSÃO 7

7. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 7

Resumo:

Calcular as velocidades horizontais de lançamento da esfera em diferentes ângulos, através de uma máquina que as lançam. Aplicando na prática o que aprendemos na teoria, utilizando fórmulas e equações, e os dados que encontramos como: a altura de queda, o alcance horizontal, com base no estudo do movimento de projéteis e da conservação de energia.

Objetivo:

Estudar o movimento de projéteis em duas dimensões, realizando um experimento; construir e analisar o gráfico da função y = f(x), examinado cada uma de suas componentes; identificar essa função, linearizá-la e determinar seus parâmetros; calcular a velocidade inicial e a aceleração a partir dos parâmetros e equações do movimento.

.

Introdução:

O movimento de projéteis é um movimento que ocorre em duas dimensões, descrito pela composição vetorial de um movimento retilíneo uniforme, na direção horizontal (eixo x), e de um movimento retilíneo uniformemente variado, na direção vertical (eixo y).As forças consideradas, que atuam sobre a partícula, alteram seu movimento deforma independente em relação a cada uma das duas direções. O movimento na vertical sofre a ação da força gravitacional, a qual - em nível de estudos não influencia a componente horizontal, que - por sua vez - tem as forças de atrito com o plano e com o ar desconsiderado. Desta forma, é possível decompor o movimento como se fossem dois deslocamentos “independentes”.

Assim, usam-se os princípios do MRU na caracterização do movimento horizontal, visto que, como as forças de atrito são desprezadas, não há força que influencie o movimento da partícula em relação a seu eixo horizontal. Para especificar o movimento vertical, usam-se os princípios do MRUV, devido à força gravitacional (aceleração) atuante sobre a partícula. Consequentemente, deve-se trabalhar com o movimento.

4. Materiais e Métodos

* Métodos e Materiais Utilizados: No Plano de Parckard

Tendo um plano inclinado (Plano de Packard), com inclinação de 5° a 15º na horizontal, posicionamos sobre ele, primeiramente, o papel milimetrado e, em cima deste, o papel carbono. Feito isso, colocamos a esfera de aço junto à mola, comprimindo-a e, em seguida, a soltamos para esta ser lançada horizontalmente no plano. O papel carbono fez com que a trajetória da esfera ficasse descrita no papel milimetrado quando esta descia o plano, descrevendo uma trajetória parabólica realizada pela mesma.

Os valores obtidos estão expostos na Pagina de Analise dos resultados.

Utilizamos os seguintes materiais:

Plano inclinado com mola para lançamento de projétil (plano de Packard);

Esfera de aço;

Papel Carbono;

Transferidor;

Papel milimetrado;

Papel di-log;

5. Análise dos Resultados

Ɵ 5° Ɵ 10° Ɵ 15°

0,99 0,72 0,50

0,97 0,75 0,44

1,02 0,78 0,50

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com