TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano Diretor

Relatório de pesquisa: Plano Diretor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

Plano Diretor

O Plano Diretor pode ser definido como um conjunto de princípios e regras orientadoras da ação dos agentes que constroem e utilizam o espaço urbano. (BRASIL, 2002, p. 40).

Seria um plano que, a partir de um diagnóstico científico da realidade física, social, econômica, política e administrativa da cidade, do município e de sua região, apresentaria um conjunto de propostas para o futuro desenvolvimento socioeconômico e futura organização espacial dos usos do solo urbano, das redes de infraestrutura e de elementos fundamentais da estrutura urbana, para a cidade e para o município, propostas estas definidas para curto, médio e longo prazos, e aprovadas por lei municipal. (VILLAÇA, 1999, p. 238). Ou seja: Planejar e implementar benfeitorias a serem realizadas em cada parte da cidade.

A prefeitura em conjunto com a sociedade busca direcionar a forma de crescimento, tendo como principio melhorar a qualidade de vida.

Discutido pela câmara de vereadores e sancionado pelo prefeito deve “preservar os recursos naturais”, o resultado destas decisões e formalizado como lei municipal, um pacto firmado entre os poderes legislativo e executivo, tudo muito bem elaborado.

O Plano Diretor tem como função organizar o crescimento e funcionamento da cidade, tanto na área urbana como na área rural.

Deve contar com a participação da população em todas as etapas.

Qualquer mudança deve ser aprovada pela câmara, como tudo que rege o nosso pais o plano diretor envolve política, o conceito público em que os direitos da coletividade devem ser preservados.

Não a uma receita, ou maneira de elaborar o plano diretor, o mesmo deve ser distribuído com justiça, os benefícios e os ônus, do processo de urbanização.

A cidade sofre mudanças, com o crescimento da população o plano diretor tem que estar sempre sendo revisionada a cada 10 anos.

Tendo como funções acompanhar e adequar à cidade as mudanças garantindo aos cidadãos que suas necessidades sejam supridas, buscando qualidade de vida e justiça social.

Concluindo, o plano diretor tem com função planejar, organizar, dirigir e controlar o crescimento e funcionamento da cidade deve orientar a elaboração dos Planos Plurianuais (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária, porque essas são as leis e regras que vão determinar como cada governo municipal deverá gastar seus recursos e fazer investimentos.

FACULDADE SUL-AMERICANA

LUDIMILA ROCHA DA SILVA

MARCIA MARQUES

VIVIAN SILVA

JÔNATAS

PLANO DIRETOR

Projeto elaborado na disciplina de Administração Pública com orientação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com