TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano Diretor Municipal

Trabalho Escolar: Plano Diretor Municipal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.963 Palavras (8 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Neste trabalho temos como objetivo ampliar à visão dos alunos e docentes e justificar como serão usadas as tecnologias aplicadas à área de educação. Atualmente, as possibilidades de aprendizagem mediada por computador já levam para dentro dos laboratórios e salas informatizadas inúmeros recursos multimídia com possibilidade de deixarem as aulas mais ricas, tendo como base a internet, uma grande biblioteca digital.

Abordaremos projetos onde vamos propor conteúdos virtuais que sejam relevantes para esta capacitação, relacionados às novas tecnologias e como elas podem ser usadas para contribuir no meio da educação. O uso da informática da escola amplia a visão da educação, mostrando que o aluno tanto aprende fora da escola como na escola, e que as informações estão mais facilmente disponíveis

As novas tecnologias aplicadas à área da educação onde devem ser utilizadas com objetivos específicos. A seguir a definição de quais usuários, quais tecnologias devem compor ambiente/sala temática. Com estratégias de uso, os objetivos e especificação das tecnologias assistivas a serem utilizadas.

Ambiente/Sala Temática: Multimídia

Usuários: Alunos e Professores

Recursos Tecnológicos Justificativa e estratégias de uso Objetivos Aplicação de tecnologia assistivas

TV Apresentação de Palestras. Diversificar o ensino. Recursos, metodologias, estratégias etc...

DVD Visualizar vídeos

Levar conteúdos para interagir com alunos, professores, etc... Conhecimentos e informações

Data show Apresentação de slides. Exposição de conteúdos dinâmicos e interativos. Palestras, conferências, apresentação de trabalhos.

Computador Montar slides e apresentação. Deixar as aulas mais ricas para os alunos. Promover a pesquisa e desenvolvimento de Tecnologias de Apoio.

Aparelho de Som Ensaiar apresentações Apresentar danças em dias festivos. Reprodução de áudio.

A ONG Esperança possui um espaço amplo especialmente destinado para a aplicação de tecnologias nas praticas educativas. Mostraremos as razões pelas quais o projeto “Esperança com tecnologias para a educação” vai contribuir para a formação das crianças e adolescentes atendidos pela ONG Esperança.

A ONG Esperança tem como objetivo contribuir por meio de tecnologia para educação nos quais crianças e adolescentes que fazem parte da mesma pode desenvolver e aprender, para isso acontecer temos que enviar um projeto que prevê a justificativa para os financiadores de como serão utilizados os recursos. Sabemos que é necessário planejar a integração da tecnologia, para que tenhamos um apoio externo.

Temos que elaborar um projeto no qual visa à melhoria de ensino por meio das tecnologias. Como por exemplo, a Sala Ambiente de Informática, que proporciona as crianças, adolescentes e demais colaboradores o uso da internet devido ao contingente muito grande de informações de uma maneira rápida e confortável. A mesma vem sendo integrada ao ensino como maneira onde os alunos e docente têm acesso a novas culturas, realidades em todo mundo desenvolvendo seus conhecimentos.

O processo de ensino sofre constante mutação sempre buscando novas soluções para tornar essa pratica mais fácil, interativa e até mesmo mais divertida para crianças e adolescentes. Muitas formas surgiram ao longo dos tempos, desde o giz e ao quadro-negro, passando por livros, curso por correspondências, radio aula, tele- aula e aulas através de mídias como, por exemplo: DVDs, projetores, entre outros. Esses métodos procuram com tudo a melhoria para atender as varias necessidades do aluno com a falta de tempo, local apropriado, facilidade de obtenção desses meios.

Já existem projetos com a iniciativa de implantação da utilização de Um Computador por Aluno, em que cada aluno e docente têm um computador. Os alunos terão o valor máximo de interação com computadores e Internet e este ambiente será capaz de servir como veículo para a aprendizagem inovadora e o desenvolvimento de Habilidades.

Os mediadores utilizarão as novas ferramentas e ambiente para a contextualização das aulas, adquirindo o potencial para desenvolver o aprendizado personalizado.

É essencial trabalhar com os educando a perspectiva da comunicação como direito e enquanto possibilidade de intervir na realidade. Em outras palavras, abordar o processo de comunicação como algo intencional, direcionado a um público, com claros objetivos de mobilização e mudança social. Acredita-se que essa consciência é construída à medida que os adolescentes se apropriam desse direito, desenvolvem, socializam seus produtos de comunicação e percebem o retorno do público, seja no grupo, na família ou na escola. Ou seja, o exercício do direito à comunicação no âmbito da educomunicação é, na prática, o direito exercido pelos alunos de participar produzindo informações em âmbito local. Além de contribuir para o processo de aprendizagem do conteúdo formal da ONG Esperança.

Usando o computador como ferramenta tecnológica capaz de receber, armazenar e processar dados, de modo organizado e previamente programado para depois devolvê-los como resposta para uma tarefa específica. Apontado por admiradores e críticos como um dos principais objetos de facilitação, modernização e comunicação, os computadores estão entre os responsáveis por colocar a tecnologia em um lugar de destaque no meio acadêmico, doméstico, laboral e também escolar. As redes tecnológicas são formadas por instrumentos importantes como os computadores interligados que podem ao mesmo tempo, ser flexível e adaptável graças à sua capacidade de descentralizar a seu desempenho ao longo de uma rede de componentes autônomos, enquanto se mantêm capazes de coordenar toda essa atividade descentralizada com a possibilidade de partilhar a tomada de decisões que abrange pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário.

O computador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com