TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano Político Pedagógico

Dissertações: Plano Político Pedagógico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  2.294 Palavras (10 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 10

Proposta Pedagógica

Ninguém caminha sem aprender a caminhar,

Sem aprender a fazer o caminho caminhando,

Refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs

A caminhar.

Paulo Freire

A Filosofia da Escola e seus Objetivos Educacionais

Falam-se muito em países de primeiro mundo, em sociedades livres e organizadas, em progresso material e evolução espiritual, como conquistas da era contemporânea.

Assim, qualquer análise sobre os fatores que justificam essas situações, há de se passar pelo crivo do processo educacional. A atividade humana somente poderá ser contemplada, através da educação.

A desestruturação da família, a desestabilização emocional, a permanente ameaça dos vícios, a falta de perspectivas, e outros males do século, têm provocado significativa mudança de valores nos homens e, muitas vezes, conduzida à inversão de valores.

À escola, como um dos alicerces e talvez, um dos mais importantes redutos morais da sociedade, cabe a missão de preservar a formação do indivíduo em sua totalidade, visando ao bem-estar coletivo.

Apesar das dificuldades, é na educação que a unidade se torna extremamente necessária. Isso porque, para os que trabalham com a educação, tal qual é concebida, unidade não quer dizer homogeneidade, mas resultado da harmonia entre os componentes heterogêneos.

Quando o objetivo é o conjunto, torna-se um princípio básico o responde pela diversidade.

Outrossim, desconsiderar as diferenças humanas em busca de uma uniformidade, certamente impedirá a formação de homens livres. Assim como a exaltação da individualidade, a aceitação incondicional das características pessoais, conduzirão à fragmentação e ao trabalho desprovido de finalidade.

Superar essas contradições é tarefa reservada à escola. Para se formar homens livres e cidadãos conscientes não bastam definições de conceitos e boas intenções. Torna-se necessário um trabalho incansável, no dia a dia, aprimorando cada ação, questionando as avaliações e os resultados alcançados.

O indivíduo, desde a infância, deve aprender que o acesso à liberdade é o caminho a seguir. Entretanto, o homem só pode ser livre se for responsável. A permanência na escola deve oferecer essa lição indispensável. Assim, normas rígidas que impõem a disciplina, dispensam o aluno de assumir as conseqüências de seus atos.

Portanto, formar e informar novas gerações exigem, acima de tudo, equilíbrio e maturidade. Equilíbrio que esta escola tem atingido através da experiência acumulada durante quarenta anos e apoiada numa filosofia que inclui métodos, normas, diretrizes e objetivas bem definidas. É sobre esse patamar que alunos e professores da Escola Técnica participam da vivência diária e da grande aventura da busca do conhecimento e autoconhecimento, como indivíduos e futuros cidadãos que vivem e interagem no mundo atual.

Os cursos técnicos se apresentam cada vez mais voltados para a parte prática, utilizando laboratórios equipados com máquinas e aparelhos importados, estabelecendo um padrão de ensino de qualidade.

A escola, ainda, enfatiza a capacitação continuada de seus profissionais, buscando novos caminhos diante de novas realidades, selecionando procedimentos que assegurem a aprendizagem, privilegiando, conteúdos significativos que integram o trabalho em sala de aula e criando situações, que visem à identidade dos alunos, na formação de um grupo com características próprias.

As preocupações com o nível de ensino e a formação integral do aluno são diretrizes permanentes no processo educacional desta escola.

Educação Profissional Técnica

Projeto Pedagógico

Em direção ao futuro e à modernidade, tornar-se referência na área educacional pela qualidade de ensino, capacidade de seus profissionais e desenvolvimentos de novas tecnologias, na formação de cidadãos íntegros, educados, com autonomia intelectual para aprender continuamente e com autonomia moral para viver em sociedade de forma responsável.

A Escola Técnica tem por finalidade proporcionar ao aluno a oferta de uma formação profissional de qualidade habilitando-o para uma atuação competente no mundo do trabalho e o exercício da cidadania, no sentido de contribuir para a construção de uma sociedade norteada pelos princípios de liberdade e pelos ideais de solidariedade humana.

A Educação Profissional, integrada às diferentes formas de educação, ao Trabalho, à Ciência e à Tecnologia, conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva.

Para a consecução dos seus fins a Escola Técnica sintonizada com as necessidades do mundo do trabalho tem por objetivos:

 Organizar Programas de Educação Profissional bem como ações extensivas a Educação Profissional adequadas as necessidades locais, regionais e nacionais.

 Formar profissionais nos níveis básico e técnico para exercício de atividades especifica no mundo do trabalho.

1. Promover cursos de especialização, atualização e aperfeiçoamento, direcionados para a formação permanente de profissionais já inseridos no mercado de trabalho.

A Educação Profissional

A Educação Profissional rege-se pelos princípios explicitados na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB nº 9.394/96, que devem estar contemplados no desenvolvimento do Projeto Pedagógico.

O Projeto Pedagógico norteará os planos de trabalho dos docentes, numa perspectiva de constante zelo pela aprendizagem dos alunos.

O exercício da autonomia inclui, obrigatoriamente, a prestação de contas dos resultados, o que requer informações sobre a aprendizagem dos alunos e o funcionamento do curso.

A ação de Educação Profissional está classificada no nível Técnico:

O nível técnico tem organização curricular própria, estruturada por áreas profissionais e destina-se a proporcionar habilitação profissional a alunos matriculados ou egressos do Ensino Médio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com