TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano UFCD

Ensaios: Plano UFCD. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 3

Preparação e planeamento da formação

1 - Objetivos Gerais da Sessão

Os objetivos gerais da sessão devem respeitar os objetivos gerais definidos para o curso/unidade/módulo. A definição de objetivos gerais da sessão decorrem dos conteúdos a ministrar mas não se devem confundir com os mesmos. Enquanto obtidos gerais, os mesmos não devem ser operacionais ou específicos.

2 - Objetivos Específicos da Sessão

Os objetivos específicos da sessão devem ter em atenção os objetivos específicos definidos para o curso/unidade/módulo. A definição de objetivos específicos da sessão decorrem diretamente dos conteúdos a ministrar na sessão, mas não se devem confundir com os mesmos. Enquanto obtidos específicos, têm que ser operacionais, integrando na sua formulação o sujeito, verbo operatório, comportamento esperado, condições de realização e critérios de êxito.

3 - Conteúdos Programáticos da Sessão

Os conteúdos programáticos da sessão têm obrigatoriamente que decorrer dos conteúdos programáticos do módulo ou unidade em que se inserem, podendo, caso se justifique, ser mais específicos do que os que constam na estrutura programática do módulo ou unidade.

4 - Atividades a Desenvolver e sua Distribuição Temporal

Neste ponto devem ser apresentadas sequencialmente as principais atividades pedagógicas a desenvolver na sessão, bem como a duração prevista para cada uma das atividades. Por regra, a duração total das atividades pedagógicas previstas deve coincidir com a duração total da sessão. Também aqui, se alerta que as atividades pedagógicas não se devem confundir com os conteúdos da sessão ou os seus objetivos.

5 - Métodos e Técnicas Pedagógicas a Utilizar

A definição dos métodos e técnicas pedagógicas a aplicar na sessão é da responsabilidade do/a formador/a tendo em atenção todo o contexto previsto para a mesma. Não se trata aqui de apresentar teoricamente os vários métodos e técnicas pedagógicas que existem, mas tão-somente identificar os que se vão usar na sessão, justificando-os no contexto dos conteúdos a ministrar e atividades pedagógicas a implementar na sessão.

6 - Avaliação (identificação de momentos, critérios e instrumentos de avaliação)

Aqui, o/a formador/a., deve identificar as metodologias de avaliação que vai aplicar, os seus momentos, bem como identificar os critérios e instrumentos de avaliação a que vai recorrer. Naturalmente que os critérios de avaliação que vai usar têm de ser consentâneos com os critérios de êxito definidos nos objetivos específicos da sessão de formação.

7 - Materiais, Equipamentos e Recursos Técnico Pedagógicos de Apoio à Formação

Este ponto do plano de sessão serve para o/a formador/a definir e informar quais os materiais e equipamentos de que vai necessitar dispor para ministrar a sua sessão. Inserem-se neste âmbito materiais consumíveis (e respetivas quantidades) para a sessão (ex. 3 cartolinas, 1 rolo de fita cola, etc…), bem como equipamentos necessários à sua realização (ex. equipamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com