TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano Verão

Trabalho Escolar: Plano Verão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 2

No início deste ano, muito se falou sobre o Plano Bresser, e as perdas causadas aos poupadores pela aplicação, pelos bancos, de índices não oficiais de correção dos valores depositados em cadernetas de poupança. Mas o ano de 1987 (ano de implementação do Plano Bresser), não foi a única ocasião em que os poupadores sofreram com as manobras arquitetadas pelas famigeradas instituições financeiras.

Em janeiro de 1989 entrou em vigor o Plano Verão, determinando um novo índice oficial de correção de valores depositados em cadernetas de poupança, que deveria passar a ser aplicado a partir da segunda quinzena do mencionado mês, não afetando, desta forma, as poupanças com aniversário entre os dias 1º e 15 de janeiro de 1989.

Todavia, os bancos passaram a aplicar o novo índice de correção (LFT), em detrimento do índice antigo (IPC), a partir do dia 1º de janeiro, o que ocasionou uma perda, para os investimentos com datas de aniversário na primeira quinzena daquele mês, da ordem de 20,46%, representada pela diferença entre o IPC e a LFT.

Desta forma, todas as pessoas que tivessem dinheiro aplicado em cadernetas de poupança, com aniversário entre os dias 1º e 15 de janeiro de 1989, poderão ingressar com ações de cobrança contra os bancos, pleiteando o ressarcimento da diferença de correção não creditada às suas contas de investimento, requerendo, inclusive, a correção destes valores até os dias de hoje, através da aplicação de juros.

Não percam a oportunidade de receber o que lhes é devido de direito, pois o direito não socorre aos que dormem! Passado o prazo prescricional de 20 anos, os poupadores que tenham ficado inertes perderão seu direito de ação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com