TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Negócio.

Tese: Plano de Negócio.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  Tese  •  4.794 Palavras (20 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 20

Plano de Negócio

ETAPA 3

PASSO 2

O planejamento é responsável por mais de 70% do bom andamento de uma empresa e o plano de negócios colabora para que isso aconteça. "Estudos feitos no Brasil mostram que a principal causa de falências em novos negócios se encontra em problemas gerenciais, que poderiam ter sido previstos e solucionados com planejamento adequado", diz Alex Taciano Müller, cônsul.

Antes de começar a colocar as informações no papel é importante fazer uma auto-avaliação para ter certeza de se que leva jeito para ser um pequeno empresário. Esta avaliação também ajuda a compor um perfil dos sócios na apresentação da empresa e sócio da Ação Consultoria Empresarial e de Negócios.

Existem três grandes preceitos essenciais a serem explorados na elaboração do plano: apresentação da empresa, aspectos de mercado e aspectos financeiros.

Apresentação da Empresa: deve conter desde o porquê da criação da empresa até o modo como ela será estruturada. Nesta fase do projeto são estudados o histórico da empresa, seu planejamento estratégico e plano de operações, sua descrição legal, estrutura organizacional e equipe dirigente. Além disso, este ponto deve trazer uma descrição do produto ou serviço que será oferecido e seu diferencial.

Plano de Marketing: um detalhado estudo de mercado é pré-requisito para a elaboração desta parte. Analise o setor, a clientela, a concorrência, os fornecedores, as ameaças e oportunidades, os pontos fortes e fracos. Com a análise mercadológica em mãos, faça uma apresentação das estratégias de marketing a serem adotadas pela empresa com o objetivo de aperfeiçoar seu desempenho organizacional. Elabore estratégias e projeção de vendas, política de preços e formas de distribuição.

Plano Financeiro: esta é uma das partes mais importantes do plano. A maioria dos empreendedores tem dificuldades na hora de elaborar este elemento, por isso, vale buscar algum tipo de acompanhamento profissional. "Mas não podemos deixar de destacar a importância da participação do empreendedor na sua elaboração, pois o exercício, por si só, 2 obriga a uma análise mais cuidadosa das idéias, identificando aquelas que, efetivamente, são boas oportunidades de negócio e as que não passam de boas ideias", diz Müller.

Esta etapa é feita por uma análise do investimento. A projeção dos resultados para planejamento e acompanhamento dos resultados da empresa também deve ser feita. Ela deve ser composta por demonstrativos de despesas e receitas, investimentos, depreciações e seguros, impostos e taxas, alocação de recursos e demonstrativo de resultado por produto ou serviço. Se houver necessidade de pedir um financiamento, faça uma simulação e uma análise dos prazos de amortização, carências, juros e taxas disponíveis no mercado e seu impacto no projeto.

Conclua com uma análise financeira detalhada, usando indicadores contábeis como: ponto de equilíbrio, que possibilita uma análise entre receitas e custos gerados, pay back, que apresenta o tempo de retorno sobre o investimento, valor presente líquido (VPL), que testa se o saldo de fluxo de caixa futuro é realmente lucrativo quando trazido a valores atuais, taxa interna de retorno (TIR), que ajuda a descobrir o rendimento proporcionado pelo negócio em um determinado período, análise de balanço, que indica se a empresa será capaz de cumprir seus compromissos.

O grande objetivo deste tipo de projeto é verificar a viabilidade econômica e financeira. Serve também para que investidores conheçam os objetivos da empresa e seus pontos fracos e fortes. Ele deve funcionar como um norte para o empreendedor, por isso deve conter uma linguagem clara e objetiva. "Plano de negócios bom é sucinto, com informações relevantes e mensuráveis. Portanto, palavras como melhor, maior, mais desenvolvido devem ser evitadas", diz Pedro Mello, do Blog do Empreendedor.

"Se este documento fosse obrigatório haveria uma minimização na mortalidade de negócios e facilitaria a captação de créditos", sugere o gerente da Unidade de Atendimento Individual do SEBRAE Nacional. Servir como um estudo de viabilidade que, se bem elaborado, pode evitar o fechamento da empresa, já é um bom motivo para fazer o seu plano de negócios.

3

Dez mandamentos do bom plano de negócios

1. Invista tempo e dedicação em sua elaboração

2. Considere sua atualização como uma tarefa de rotina

3. Crie um modelo adequado ao seu negócio

4. Seja criterioso e detalhista na definição de premissas

5. Simule várias situações (realista, pessimista, otimista)

6. Desconfie de resultados muito positivos

7. Aplique o que foi definido no plano

8. Desenvolva e implante um modelo de acompanhamento e atualização

9. Considere-o como um organismo vivo, em constante mutação

10. Acredite, por melhor que seja seu plano de negócios, não acontecerá como o planejado

MODELO DE PLANO DE NEGÓCIO

1 Informações sobre o responsável pela proposta.

Nome: Lindinalvo Satelis Soares

Identidade: 2273501 Órgão Emissor: SSP/DF CPF: 01137531100

Endereço: Rua 36 Norte Lote 05 Casa 22

Bairro: Taguatinga Cidade: Brasília Estado: DF CEP: 7200000

Telefone: 3434-0000 FAX: 3434-0000 E-mail: nalvomodas@gmail.com

Formação Profissional: Formado em Administração de empresas,

Atribuições no Empreendimento: Comércio Varejista de venda de moda masculina, feminina e infantil

2 Natureza/Descrição do empreendimento:

Individual x Limitada Sociedade Anônima

Razão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com