TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planta De Cobertura

Ensaios: Planta De Cobertura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  2.187 Palavras (9 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 9

A PLANTA DE COBERTURA

5.1 CONCEITUAÇÃO

É a representação ortográfica da vista principal superior de uma edificação, acrescida de informações, e normalmente acompanhada do desenho da rede pluvial desta edificação.

A finalidade da planta de cobertura é a representação de todos os elementos do telhado, ou a ele vinculados, do ponto de vista externo.

A rede pluvial é, na maioria das vezes, representada juntamente com a planta de cobertura pela íntima relação entre estes elementos: a própria cobertura faz parte da rede pluvial.

5.1.1 REDE PLUVIAL

A rede pluvial de uma edificação é o conjunto dos elementos construtivos responsáveis pela condução e pelo direcionamento das águas da chuva que caem sobre a propriedade privada.

Em zona urbana, assim como se tem a rede pluvial particular, tem-se a rede pluvial coletora pública, responsável pela coleta dos deságües de cada lote, e sua condução até um destino final.

A rede pluvial pode ser dividida em:

a) Rede pluvial aérea – constituída pelos elementos situados acima do nível do solo: águas do telhado, terraços ou similares, calhas, colunas e condutores...

b) Rede pluvial de superfície – constituída apenas pelos elementos que sofrem um tratamento na sua superfície (ou mesmo elementos naturais aproveitados), sendo dotados de declividades que condicionam o escoamento das águas pluviais.

c) Rede pluvial subterrânea – composta por um conjunto de caixas de inspeção e canalizações, com dimensões e caimentos adequados, visando também a condução das águas da chuva.

O esquema a seguir permite a visualização do conjunto de elementos que compõem a rede pluvial particular.

5.1.2 LINHAS DO TELHADO

As linhas do telhado são linhas que resultam do encontro de águas do telhado ou que indicam seus términos. As linhas do telhado convencionais são as seguintes:

a) Cumeeira – linha divisora de águas, de disposição horizontal e localizada nas posições mais elevadas do telhado. Sendo uma linha divisora, forma-se entre as águas, externamente ao telhado, um ângulo maior que 180º.

b) Espigão – linha divisora de águas, de disposição inclinada, normalmente unindo cumeeiras a alturas diferentes ou cumeeiras a beirais. Da mesma forma que a cumeeira, por lógica, forma mais que 180º externamente ao telhado.

c) Rincão – linha coletora de águas, de disposição horizontal ou inclinada (com maior freqüência, em coberturas, do rincão inclinado). Sendo uma linha coletora apresenta menos que 180º externamente ao telhado.

d) Polígono do beiral – linha poligonal fechada que, em vista superior (planta de cobertura), coincide com o limite externo da cobertura.

Ainda podendo haver outras linhas, de acordo com o tipo de telhado.

5.2 COMPOSIÇÃO DO DESENHO

O desenho da Planta de Cobertura, acoplado à representação da rede pluvial subterrânea, apresenta algumas informações:

a) elementos reais:

- desenho do polígono da cobertura e/ou beiral;

- linhas do telhado;

- elementos do telhado (chaminés, reservatórios...)

- contorno da construção (linha tracejada);

- delimitação do terreno;

- elementos da rede pluvial (calhas, condutores, caixas, canalizações...)

b) informações:

- cotas da cobertura;

- cotas de beirais e/ou similares;

- setas de indicação do sentido de escoamento das águas dos telhados, terraços, calhas e canalizações;

- dimensões dos elementos do telhado;

- cotas de posição de elementos do telhado;

- dimensionamento da rede pluvial (diâmetros, declividades, dimensões gerais..)

- tipos de telhado quanto ao material;

- inclinação ou declividade das águas do telhado;

- outras informações de interesse da cobertura.

5.3 INFORMAÇÕES GERAIS

5.3.1 ESCALAS

Usualmente se utilizam as escalas 1:100 ou 1:200, conforme detalhamento e informações necessárias. Porém, no momento do desenho, é aconselhável que se utilize os desenhos da planta baixa com base. Assim, recomenda-se o desenho em escala 1:50 (mesma da planta baixa) e, caso necessário, reproduz-se o desenho em cópia reduzida.

5.3.2 PLANTA DE LOCALIZAÇÃO E COBERTURA

Se trata de uma planta de cobertura acrescida das informações da planta de localização, ou seja, com o desenho completo do terreno e tratamentos externos, cotas da construção, de seu posicionamento e do terreno, além das cotas do telhado.

5.3.3 ESPESSURAS DE TRAÇOS

As espessuras grossas prevalecem para o desenho da cobertura propriamente dita, decrescendo à medida que o objeto representado se afasta do observador. A rede pluvial subterrânea, sendo o elemento mais afastado (e ainda não visível) é sempre indicada com espessura fina.

5.3.4 IDENTIFICAÇÃO DAS LINHAS

Consideradas as setas indicativas dos escoamentos das águas, em telhados de declividade constante, as linhas podem ser facilmente identificáveis:

a) setas de mesma direção e sentidos opostos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com